Reprodução Equina

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Tiago Soares
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 24, 2007 2:21 am

Reprodução Equina

#1 Mensagem por Tiago Soares » segunda nov 26, 2007 9:18 pm

Ao realizar uma breve e sucinta pesquisa pelo fórum, verifiquei que existe pouca informação sobre a reprodução.

Como forma de informar os cibernautas que visitam o Fórum Cavalonet, vamos colocar algumas informações sobre este tema.
Ajudar, sem olhar a quem!!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 26, 2007 9:39 pm

Ainda bem porque tenho aqui uma menina que anda no gozo comigo faz tempo, a fingir que está gravida.... Grande manhosa... Reservo-lhe um tratamento especial e no fim... É tudo mentira.

Na volta possivelmente há uma reassimilação do feto.... E é por isso que espero dicas aqui neste tópico.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#3 Mensagem por Rogers » terça nov 27, 2007 4:48 am

Sr. João só pode haver reassimilação nas primeiras 6 semanas. O que pode acontecer são gravidezes histéricas; ou seja a égua tem todos os sintomas de uma gravidez; até crescer do ventre e até ter leite; mas no entanto n existe feto nenhum.


Tiago, faz preguntas que nós respondemos.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » terça nov 27, 2007 5:27 am

Rogers

Pensei que pudesse ser até mais tarde.

A mãe dela teve uma falsa gravidez,ou uma gravidez esterica como dizes,em que ao fim dos 11 meses, até teve colostro e pariu só a placenta.
Na altura já sabia que isto acontecia,mas o que me lembrou logo foi que os cães do gado tivessem comido o poldro.

Esta, que é filha,parece estar gravida,rejeita o macho,e depois de 2 ou 3 ciclos já o quer mas sem muita convicção.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#5 Mensagem por Rogers » terça nov 27, 2007 5:46 am

Pode ser "envergonhada" ou ter tido uma má experiência a ser coberta ou pode até não gostar do garanhão que lhe for apresentada; que é bem possível.

Nesta situação e só nesta aconselho a dar uma das tais injecções para o cio ser mais forte na altura normal que se espera o cio.

É muito difícil ajudar sem conhecer a situação ao vivo.
Se for parir pela primeira vez, por experiência, veja melhor resultados pôr a égua junto de uma égua que já pariu e sabe como tudo funciona, juntá-las antes da égua mais velha parir e deixá-las juntas até a mais nova estar cheia.

Como é óbvio ecografias e apalpações são a melhor e mais eficaz ajuda que pode haver nestas situações.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#6 Mensagem por Sofia e Sabre » terça nov 27, 2007 5:52 am

Então só os cavalos lusitanos (ou melhor éguas :wink: ) é que se reproduzem? :P este tópico está um bocadinho deslocado...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » terça nov 27, 2007 6:09 am

Eu acho é que ela não tem vergonha nenhuma..!!!..LOLOLOL

Tanto o chama como corre com ele no mesmo momento....

Se ele fosse um Lusitano já a tinha posto na ordem com um par e coices depois de um chamamento em falso.

Tenho de chamar o Veterinário para uma apalpação porque ele não tem ecografo portátil e está na altura de saber.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

#8 Mensagem por omega2 » quarta nov 28, 2007 8:23 am

Reprodução assistida:

Nem toda a égua que é coberta fica gestante e nem toda a égua que fica gestante chega a parir um poldro. A falha de concepção, as perdas embrionárias e os abortos são uma realidade na reprodução equina. Por este motivo as éguas, especialmente aquelas que já tiveram problemas, devem ser devidamente preparadas para a época reprodutiva que se segue.

Antes de abordar o tema convém fazer uma revisão sumária do aparelho reprodutor da égua e do seu ciclo reprodutivo
O aparelho reprodutor da égua é constituído por ovários, oviductos (ou trompas de Falópio), útero, cérvix, vagina e vulva.

Qual a função destas estruturas?
Os ovários são as estruturas nas quais se desenvolvem os folículos, e vesículas que contêm cada uma um óvulo em desenvolvimento. Quando o óvulo atinge o ponto máximo de maturação ele é libertado pelo folículo num processo a que se chama de ovulação, e é capturado pelo infundíbulo e transportado depois até ao oviducto. É aqui, no oviducto que o óvulo será (ou não) fertilizado. No caso de ser fecundado o óvulo tranforma-se em embrião e viaja até ao útero onde se vai implantar e gerar um poldro. Se não for fecundado acaba por degenerar. O útero é portanto a estrutura na qual se desenvolve o embrião e dai se pode ver a importância desta estrutura se encontrar nas melhoes condições e livre de infecções.
O cérvix é uma estrutura que funciona como uma barreira entre o útero e a vagina, e está aberto na fase em que a égua está em cio (receptiva) para permitir a entrada de espermatozóides, e fechado na fase de diestro (não receptiva) ou no caso de gestação.

Como funciona o ciclo reprodutivo da égua?
O ciclo reprodutivo da égua é constituído por duas épocas. Uma época reprodutiva na qual a égua tem vários ciclos, e uma época não reprodutiva.
O fim do Verão e o Inverno são conhecidos como anestro ou época não reprodutiva, enquanto que a Primavera e o Verão geralmente constituem a época reprodutiva, sendo a luz o factor chave para o inicio da época reprodutiva.
Cada ciclo dura em média 21 a 23 dias, e tem duas fases:
- A fase de estro (cio) em que a égua está receptiva ao garanhão (e na qual pode ficar gestante) e que dura 5 a 7 dias. Nesta fase o folículo que está no ovário desenvolve-se devido ao estimulo provocado por hormonas (que são produzidas no cérebro e ovários da égua) e depois ovula.
- A fase de diestro é a fase em que a égua não está receptiva ao garanhão e que dura 12 a 14 dias. Nesta fase o folículo que deixou de existir transforma se numa estrutura a que se chama de corpo lúteo ou corpo amarelo. Esta estrutura tem a função de produzir uma outra hormona (a progesterona).

Qual o momento exacto para a égua ser coberta?
A égua deve ser coberta o mais junto da ovulação possível. Mas para isso é necessário saber quando vai a égua ovular, e tal apenas é possível se for acompanhada ecograficamente. Quando não é possível o acompanhamento da égua ela deve ser coberta de 48 em 48 horas (dia sim dia não) após o inicio do cio, ou seja, a partir do momento em que se encontra receptiva ao cavalo, até o rejeitar. Quando a égua é acompanhada por ecografia é então possivel acompanhar o desenvolvimento dos folículos nos ovários e prever o momento da ovulação. A ovulação ocorre geralmente no fim do cio e por isso é o ultimo salto que vai ser determinante para a égua ficar gestante.
No caso da cobrição natural o acompanhamento ecográfico é desejável, embora não seja indispensável, mas no caso da inseminação artificial com sémen refrigerado e especialmente o congelado torna-se uma necessidade absoluta. O acompanhamento da égua não permite apenas determinar o momento da ovulação e a melhor altura para ser coberta, mas também detectar problemas que possam surgir durante esta fase.

Em que consiste a reprodução assistida?
A reprodução assistida consiste no acompanhamento veterinário da égua durante a época reprodutiva. Este acompanhamento começa por um exame reprodutivo de rotina.
Este exame inclui uma avaliação completa do estado de saúde da égua e da sua história reprodutiva, um exame físico geral para identificar algum problema físico evidente ou não, um exame de conformação perineal da égua (da vulva), palpação rectal, ecografia, vaginoscopia (exame á vagina através de um espéculo) e exame manual da vagina e cérvix , citologia e cultura uterina (consiste numa análise ao útero para avaliar a presença ou não de inflamação ou infecção).
Independentemente dos problemas que a égua tenha, é muito importante a sua história reprodutiva completa e detalhada para planear o curso de acção a seguir. É importante saber por exemplo se é a primeira vez que a égua é coberta, se de todas as vezes que foi coberta ficou gestante e se todas as vezes que ficou gestante teve um poldro, se os partos foram normais, etc.
Examinar as datas em que a égua foi coberta no ano anterior é extremamente útil. Assim ficamos a conhecer melhor o ciclo reprodutivo da égua.
Também igualmente importante é a informação sobre a fertilidade do garanhão que cobriu a égua, independentemente de ser cobrição natural ou inseminação com sémen fresco, refrigerado ou congelado.
Estes exames devem ser feitos idealmente antes do inicio da época reprodutiva de modo a poderem ser corrigidos alguns problemas que possam aparecer e deste modo o animal se apresentar á cobrição na melhor condição possível.
Após concluído este exame inicial e depois de feita a avaliação do estado reprodutivo, a égua é então acompanhada ecograficamente ao longo do seu ciclo de modo a ser possível identificar e resolver eventuais problemas que possam surgir.

Mesmo assim a égua pode não ficar gestante?
Mesmo após todos os exames, tratamentos e ajustes de maneio, algumas éguas não ficam gestantes e outras não conseguem levar a gestação até ao seu termo.
Devemos ter em conta que do lado da égua, os ovários e o útero não são os únicos “jogadores”. Uma poldra fêmea já nasce com todos os seus óvulos para a vida inteira, ou seja, uma égua com 18 anos de idade tem óvulos com 18 anos de idade! Com o envelhecimento podem ocorrer alterações nestes óvulos que resultam numa morte embrionária precoce ou falha de concepção.
Também não podemos esquecer o papel do garanhão. O uso de um garanhão muito fértil irá aumentar as probabilidades de gestação. O momento da cobrição bem como o método da mesma (natural ou por inseminação) .
O uso de sémen refrigerado ou congelado tem a vantagem de estar disponível no momento ideal, contudo tem em geral taxas de concepção por ciclo mais baixas do que o sémen fresco.

Por Dtr. João Paulo Marques, revista equitação.

(este artigo foi publicado por mim noutro fórum, mas devido á temática do tópico achei que teriam interesse em lê-lo!)
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 28, 2007 5:27 pm

Esta aprendi agora, e obrigado por isso.
Uma poldra fêmea já nasce com todos os seus óvulos para a vida inteira, ou seja, uma égua com 18 anos de idade tem óvulos com 18 anos de idade! Com o envelhecimento podem ocorrer alterações nestes óvulos que resultam numa morte embrionária precoce ou falha de concepção.
Mas nestes textos continua a não haver ligações com as observações praticas....

Donde só servem para exames na aula.....

Não conheço nenhum pratico que saiba fazer esta conexão.....

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Tiago Soares
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 24, 2007 2:21 am

#10 Mensagem por Tiago Soares » quinta nov 29, 2007 12:37 am

DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO NA ÉGUA
O ciclo da gestação pode ser dividido em 9 fases.

Fase 1
Período de gestação: 28 a 30 dias (4 semanas)
Formação esférica de 2 a 3 cms. de diâmetro junto ao terço proximal do corno uterino (parece uma bolinha de tênis).
Tônus uterino elevado.

Fase 2
Período de gestação: 5 semanas (35 dias)
Presença de um aumento de volume de cerca de 3 a 4 cms de diâmetro, com forma elíptica.
Parede uterina bastante fina
Discreta flutuação pela presença de líquidos e membranas.

Fase 3
Período de gestação: 6 semanas (42 a 45 dias)
Formação com 5 a 7 cms de comprimento e 5 cms de diâmetro (tamanho de um ovo grande).
Rechaçamento do corno uterino junto à junção corno/corpo.
Ovários na mesma posição inicial.

Fase 4
Gestação de 7 semanas (48 a 50 dias)
Aumento de volume com 6 a 7 cms de diâmetro (= ovo de pata)
Flutuação perceptível.

Fase 5
Gestação de 8 semanas (60 a 65 dias)
Formação com 12 a 15 cms de comprimento e 8 a 10 cms de diâmetro

Fase 6
Gestação de 3 meses (90 a 100 dias)
Aumento de volume com 20 a 25cms de comprimento e 12 a 16 cms de diâmetro.
Deslocamento do útero para a cavidade abdominal (balotamento).

Fase 7
Gestação de 3 a 5 meses
Útero na cavidade abdominal
Ovário mais ventral, cranial e mais próximo do outro.
Ainda possível balotamento.

Fase 8
Gestação de 5 a 7 meses
Completo abaixamento do útero
Maior tensão dos ligamentos uterinos
Deslocamento maior dos ovários (que se aproximam cerca de 10cms.)
Eventual balotamento

Fase 9
Gestação de 7 meses até o parto
Subida do útero a partir dos 7 meses pelo crescimento fetal.
Fácil palpação do feto.

Obs.: Éguas prenhes por volta do 5º mês de gestação podem apresentar cio devido à presença de folículos acessórios que se rompem, principalmente no caso de animais bem alimentados, por isso não se deve deixar fêmeas pós cobertura com os garanhões e há necessidade de palpação antes de novos cruzamentos.

Retirado: http://www.mcguido.vet.br/diag__gestacao.htm
Ajudar, sem olhar a quem!!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 29, 2007 2:53 am

Tiago,

Continuas a fazer jus à tua assinatura....

Isto é informação e da melhor.....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Tiago Soares
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 24, 2007 2:21 am

#12 Mensagem por Tiago Soares » quinta nov 29, 2007 2:56 am

Pois,

Quando sabemos de qualquer coisa mesmo pouco que seja, devemos partilhar, visto que todos que visitam o fórum pretendem aprender qualquer coisa relacionada com o CAVALO.
Ajudar, sem olhar a quem!!!!

Z_B
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda dez 15, 2008 2:03 am

Re: Reprodução Equina

#13 Mensagem por Z_B » segunda dez 15, 2008 4:23 am

Senhor João,

O que me parece que se poderá passar com a sua égua pode dever-se a um problema na libertação de estrogénio ou nos receptores desta hormona que é a principal responsável pelo desenvolvimento dos comportamentos de cio na égua e por este motivo a égua não demonstra comportamentos de cio apesar de se encontrar fisiologicamente no mesmo... O facto de depois ela aceitar o macho e não emprenhar pode dever-se a algum problema uterino (infecção, ou uma reacção inflamatória exagerada à copula)!
Aconselho-o a recorrer a um veterinário para avaliar a égua!!

E Rogers não sei onde te venderam isso da reabsorção ser só até às 6semanas, mas infelizmente não é bem assim!

ricardo barroso
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 29, 2010 12:14 pm

Reprodução Equina

#14 Mensagem por ricardo barroso » quinta jul 29, 2010 12:53 pm

Minha égua foi coberta pela ultima vez dia 2010-06-26 então entrou mas no cio, depois de quantos dias eu posso fazer o toque rectal para confirmar a prenhez?

Responder

Voltar para “Veterinária”