Tempo de gestação de uma égua

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Nvicente
Espectador
Mensagens: 8
Registado: quarta nov 12, 2008 12:50 pm

Tempo de gestação de uma égua

#1 Mensagem por Nvicente » terça jun 16, 2009 3:51 pm

Caros Amigos tenho uma égua cruzada e à qual lhe cheguei um cavalo no período de dia 17 a 20 de Junho de 2008, e por achar que não era necessário não fiz a Ecografia para comprovar que estava prenha. Ela tem a barriga descaída e quando lhe aperto as tetas saí um líquido.
Acham que devo esperar ou chamar um veterinário?
É normal este atraso visto que é a primeira vez que está prenha?
Cumprimentos

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Tempo de gestação de uma égua

#2 Mensagem por PaulaDS » quarta jun 17, 2009 7:04 am

Nvicente Escreveu:Caros Amigos tenho uma égua cruzada e à qual lhe cheguei um cavalo no período de dia 17 a 20 de Junho de 2008, e por achar que não era necessário não fiz a Ecografia para comprovar que estava prenha. Ela tem a barriga descaída e quando lhe aperto as tetas saí um líquido.
Acham que devo esperar ou chamar um veterinário?
É normal este atraso visto que é a primeira vez que está prenha?
Cumprimentos
Vou responder embora eu não seja veterinária, só criadora. Tudo o que poderia ter acontecido errado já foi (presença de gémeos por exemplo, ou falta dum protocolo de vacinação ad hoc para égua prenhe), é tarde demais para chamar um veterinário agora - se vai parir vai parir, senão nada vai acontecer por mais que puxe as tetas. A tendência pelo que parece é que você não chame o veterinário senão tarde demais, então o melhor é não se preocupar e seguir sua tendência e o que for o destino será, ou então tentar de inverter a tendência e procurar informação sobre reprodução e iniciar um comportamento responsável do ponto de vista "veterinário moderno" com a próxima égua que cobrir.

Phynx
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: terça nov 07, 2006 7:52 pm

Re: Tempo de gestação de uma ègua

#3 Mensagem por Phynx » quarta jun 17, 2009 10:07 am

A PaulaDS tem toda a razão no que disse. O certo será procurar um veterinário para saber o que se passa com a égua e não vir a um fórum perguntar estes tipo de questões.
Muitas vezes o que fazemos para poupar dinheiro é no futuro a causa de gastos muito maiores e com consequências muito mais graves.

A presença de gémeos é muito perigosa, e caso investigue pela internet, irá ver que na grande maioria dos casos em que se leva uma gravidez de gémeos a termo, ou os poldros morrem ambos ou morrem os poldros e a égua também.

Infelizmente em Portugal ainda se pratica muita a política do "seja o que Deus quiser" logo seguida da política de "ai a minha vida a andar para trás".

Se as pessoas realmente queiram fazer criação, deverão ler muito sobre o assunto e consultar criadores muito experientes para saberem o tipo de situações com que poderão contar.

A criação tem muito mais que se lhe diga para além do simples acto de "chegar um cavalo a uma égua". O cavalo tem que complementar as falhas da égua e o poldro tem que ser criado tendo em vista um objectivo em concreto.

Nvicente
Espectador
Mensagens: 8
Registado: quarta nov 12, 2008 12:50 pm

Re: Tempo de gestação de uma égua

#4 Mensagem por Nvicente » quarta jun 17, 2009 2:01 pm

Caros senhores

Antes de mais obrigado pelas vossas respostas.
O único comentário que vou fazer é o seguinte: do que tenho lido o tempo de gestação poderá ir dos 305 até aos 365 dias e até mesmo existe quem escreva 375 dias, no que diz respeito a vacinação esta foi toda realizada anteriormente à cobrição da égua em causa, só escrevi no fórum a perguntar pois pensei que seria ajudado e não apontado como uma pessoa irresponsável e que não tem respeito pelo animal que tem em casa
Para finalizar antes de escolher o garanhão aconselhei-me com algumas pessoas que penso saberem mais de cavalos do ideal para o tipo de égua em causa.

Cumprimentos

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Tempo de gestação de uma égua

#5 Mensagem por PaulaDS » quarta jun 17, 2009 4:44 pm

Nvicente Escreveu:Caros senhores

Antes de mais obrigado pelas vossas respostas.
O único comentário que vou fazer é o seguinte: do que tenho lido o tempo de gestação poderá ir dos 305 até aos 365 dias e até mesmo existe quem escreva 375 dias, no que diz respeito a vacinação esta foi toda realizada anteriormente à cobrição da égua em causa, só escrevi no fórum a perguntar pois pensei que seria ajudado e não apontado como uma pessoa irresponsável e que não tem respeito pelo animal que tem em casa
Para finalizar antes de escolher o garanhão aconselhei-me com algumas pessoas que penso saberem mais de cavalos do ideal para o tipo de égua em causa.

Cumprimentos
As éguas prenhes tem outro protocolo de vacinação completamente diferente que não é feito antes, mas sim durante a gestação, como lhe deve ter explicado a tal pessoa que aconselhou o senhor sobre estes assuntos. Nós estamos tentando ajudar, não estamos apontando, estamos só explicando que há uma maneira responsável de encarar a criação de cavalos e esta em teoria deveria prever assistência veterinária DURANTE a gestação seja para dar algumas informações que obviamente faltaram seja para evitar problemas, que agora seria tarde demais para resolver. Sobre a duração da gestação, não há nada que possa fazer, ela vai parir se estiver gravida. Eu acho que deveria perguntar às tais pessoas que aconselharam o senhor se ela está gravida. ;-) Não fique ofendido, estou brincando.

Responder

Voltar para “Veterinária”