Suplementos e condroprotectores

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
MIF
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 04, 2009 5:06 pm
Localização: Lisboa

Suplementos e condroprotectores

#1 Mensagem por MIF » quinta nov 05, 2009 9:22 pm

Olá a todos,

Tendo em conta que vou trabalhar um cavalo idoso vou precisar de um suplemento vitaminico e de um suplemento para as articulações do menino... que me recomendam?

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Suplementos e condroprotectores

#2 Mensagem por PaulaDS » sexta nov 06, 2009 6:53 am

Condroitina, glicosamina, depende da raça e dos problemas que tem - mas tudo isso è um veterinário que deve decidir, depois de ter examinado a historia clínica e as condições actuais do animal, não se deve improvisar nada com um animal idoso.
A sua alimentação deve ser estudada de acordo com o estado da dentição e com a sua capacidade de absorver e metabolisar os alimentos.
Muitos cavalos idosos sofrem frio no Inverno porque perderam a capacidade de armazenar a gordura que serviria para os proteger.
Algumas doenças são típicas da idade avançada (artrose), outras dependem da raça (Síndrome de Cushings), outras são derivadas da disciplina praticada (patologias cronicas dos tecidos moles e dos cascos)...

Avatar do Utilizador
MIF
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 04, 2009 5:06 pm
Localização: Lisboa

Re: Suplementos e condroprotectores

#3 Mensagem por MIF » sexta nov 06, 2009 5:01 pm

O cavalo esta bem de saúde e os dentes estão bons... com 19 anos ainda da boleias a muito boa gente, energia não lhe falta! Eu sei que não posso comparar mas eu vivo esses problemas de perto com o meu cão em que se nota muito mais a idade... o que posso eu dar lhe para prevenir que tenha algum problema articular? Eu sei que nas pessoas se faz e nos cães também e as substancias são iguais... Só queria saber uma boa marca... É para ajudar as articulações e não para as tratar...

mmaria
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sexta dez 14, 2007 1:06 am
Localização: arredores lisboa

Re: Suplementos e condroprotectores

#4 Mensagem por mmaria » quinta fev 18, 2010 12:10 am

Olá
O que é síndrome de cushings???

A cartilagem de tubarão é boa para as articulações e ossos, vendem-se em cápsulas nas lojas de produtos naturais, só não imagino a dose para cavalos, afinal é tudo uma questão de peso.

Mais um detalhe: o tipo de trabalho que se faz com o cavalo vai ajudar ou agravar o estado das articulações e músculos do cavalo. É muito importante fazer um bom aquecimento que deve ser suave e no sentido de estender, alongar os músculos, desde a cauda à nuca, e lateralmente. As massagens e os alongamentos que se fazem desmontados também são muito benéficos.

Saudações equestres a todos os apaixonados por esses maravilhosos filhos do vento.. que privilégio gozar da sua companhia..
Maria
(...) a cavalo, sentir o cheiro da chuva, nessa imensidao de montes verdejantes, onde o vento marca o ritmo, passeamos qual centauro (...)

Responder

Voltar para “Veterinária”