Dar banho a cavalos difíceis

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
fblusitano
Espectador
Mensagens: 9
Registado: terça mar 30, 2010 9:51 pm

Dar banho a cavalos difíceis

#1 Mensagem por fblusitano » terça mar 30, 2010 11:52 pm

Olá boa noite,

Eu tenho um poldro Cruzado Português, queria dar lhe um banho.. ele não deixa dar-lhe com a mangueira... Um amigo meu disse-me para o molhar com esponjas, sugerem-me outra ideia?

Cumprimentos
golega capital d cavalo!!

Avatar do Utilizador
saitam
Sela 01
Mensagens: 44
Registado: quarta ago 26, 2009 4:19 pm

Re: Dar banho a cavalos difíceis

#2 Mensagem por saitam » quarta mar 31, 2010 7:21 pm

Olá fblusitano,

Estranho esse medo da mangueira, talvez tenhas que o fazer discretamente, com pouca água e nunca esquecer o principal, começar pelos membros e só aí ir subindo.
É normal eles não gostarem da mangueira para lavar a cabeça, já que instintivamente têm medo que se lhe meta água nas orelhas, aí é normal usar-se uma esponja, mas no corpo é normal usar-se a mangueira.
Tenta habituá-lo a isso, como disse anteriormente, com uma saída de água mais baixa, começa pelos membros e só depois sobes para o corpo, não esquecer entre as pernas e na zona do cilhadouro.
Partindo do princípio que a questão se põe em ficar muito irrequieto, há que talvez arranjares um ajudante e enquanto um lhe molha os membros (talvez na primeira vez fique por aí, mas já é uma vitória) e o outro o vá "empanturrando de cenouras". Não tenhas dúvidas, a recompensa quase de certeza que o fará esquecer a mangueira.
Para essa "tara" só me lembra que tenha tido alguma má experiência com mangueiras. Tenta habituá-lo de forma a dar-lhe confiança.
Um exemplo de um medo fácil de retirar é o dos sacos de plástico. É agarrar num, de preferência daqueles que faz bastante barulho quando se lhe mexe, e meter umas cenouras. Depois com o cavalo numa zona em que ele se sinta mais confiado, seja na box seja na argola (em liberdade pode não dar jeito, eles correm que se farta :D ) levas o saco e ao chegar junto dele sacas uma cenoura que lhe dás. Depois vais fazendo barulho e dando cenouras. O resultado é tal que por exemplo o meu quando ouve os sacos plásticos, chega a enfiar a boca no bolso do colete para os retirar. Já sabe que lá dentro está a recompensa :lol:

Um abraço e como disse, tenta confiá-lo. Eles não são maus, só que são herbívoros e naturalmente medrosos, afinal em liberdade só têm duas formas de se defender, é fugir a galope ou dar uma parelha de coices. Felizmente para nós que a fuga é a reacção mais natural.

Saudações equestres.

fblusitano
Espectador
Mensagens: 9
Registado: terça mar 30, 2010 9:51 pm

Re: Dar banho a cavalos difíceis

#3 Mensagem por fblusitano » quarta mar 31, 2010 10:12 pm

Obrigado, irei tentar.
É que nunca lhe dei banho, ele veio a pouco tempo do campo, está a precisar.
Cumprimentos...
golega capital d cavalo!!

Responder

Voltar para “Veterinária”