Reprodução em cavalos de idade avançada

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
miguel melo
Mensagens: 3
Registado: quarta abr 01, 2009 2:46 pm

Reprodução em cavalos de idade avançada

#1 Mensagem por miguel melo » terça abr 20, 2010 9:09 pm

Boas tarde,

Ando a tentar a 2 anos tirar um poldro, com uma égua já com uma idade avançada por volta de uns 20 anos, mas não tenho tido sucesso a égua já teve uma cria. Já mandei fazer uma consulta a ver se a égua tinha algum problema na aparelho reprodutor mas estava todo normal. Será que a égua não enche por causa de ter pulmoeira? Gostaria de saber se à algum tratamento para melhorar a fertilidade?

Sem mais assuntos de momentos

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Reprodução em cavalos de idade avançada

#2 Mensagem por Sofia e Sabre » quarta abr 21, 2010 10:51 pm

A uma égua com 20 anos é sempre mais difícil de tirar um poldro do que a uma égua de 4 ou 5 anos, especialmente se ela já está a alguns ciclos sem parir. No entanto há suplementos no mercado que aumentam a fertilidade e técnicas veterinárias que ajudam a que a cobrição seja bem sucedida - nomeadamente a medição ecográfica do folículo para que a égua seja coberta na altura ideal. Se realmente quer tirar mais um poldro à sua égua, aconselho-o a falar com um veterinário, preferivelmente um que esteja especializado em reprodução.
Espero ter ajudado,
Sofia

André
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 12, 2009 2:42 pm

fertelizante para uma égua

#3 Mensagem por André » quarta abr 28, 2010 9:32 pm

Boa noite e todos!!

Eu tenho uma égua que já tem uns aninhos avançados (próximo de 20) e quero tirar um poldro dela mas não tenho tido sucesso, e sei que existem fertilizantes e gostaria que alguém me ajuda-se e me diga algum fertilizante ou técnica.

Obrigado a todos!!

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: fertelizante para uma égua

#4 Mensagem por PaulaDS » sábado mai 01, 2010 7:49 pm

A melhor maneira seria começar por consultar um veterinário para fazer todos os testes/exames seja biopsia que outras indagens para excluir infecções e também um ultra-som (ecografia), de maneira a saber exactamente qual é a situação e a este ponto tem duas possibilidades: ou deixa a égua numa clínica para ser inseminada lá no dia da ovulação com sémen fresco ou com monta natural, ou deixa a égua solta com um garanhão num lugar GRANDE (grande mesmo) e sem perigos, ambos sem ferraduras e a égua no inicio do cio. Ambas as situações teriam boas probabilidades se a égua for saudável e ainda activa. MAS... antes tem que saber exactamente o resultado dos exames da égua e tem também que usar um garanhão aprovado e com os exames sanitários em ordem.
Não fazer absolutamente: cobrir a égua sem primeiro ter exames sanitários dela, usar garanhão não aprovado ou sem exames sanitários, usar sémen congelado.

Responder

Voltar para “Veterinária”