É possivel os cavalos terem HIV (Sida) ou Hepatite B?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
João Valenças
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 81
Registado: sexta fev 02, 2007 11:33 am

É possivel os cavalos terem HIV (Sida) ou Hepatite B?

#1 Mensagem por João Valenças » quinta dez 15, 2016 6:31 pm

Boa tarde,

Gostaria de saber, se é possível os cavalos terem alguma variável de HIV (Sida) ou Hepatite B?

Cumprimentos
JV

Isabel Carvalho
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 16, 2016 11:47 am

Re: É possivel os cavalos terem HIV (Sida) ou Hepatite B?

#2 Mensagem por Isabel Carvalho » sexta dez 16, 2016 12:21 pm

Bom dia,

A Equigerminal identificou e isolou um vírus muito semelhante ao HIV-1 nos cavalos. Digamos que é um irmão do HIV-1 que infecta cavalos.

Apelidamos o novo lentivirus dos cavalos de New Equine Virus - NEV. Este vírus foi também isolado numa égua com sinais neurológicos severos e progressão muito rápida de doença. Por outro lado também já identificamos o NEV em animais com sinais clínicos muito ligeiros e com pequenas anomalias hematológicas… É um vírus novo e por isso ainda há muitos factores que desconhecemos...

A nossa prioridade neste momento, é comercializar uma terapia antiviral para que os veterinários de cavalos possam travar o crescimento dos vírus em quadros clínicos severos e assim evitar a morte de cavalos. Até à data não existe nenhuma terapia antiviral para cavalos no mercado global.

Como veterinária que sou, fico muito triste em saber que perante quadros clínicos severos de doença viral, os veterinários e os seus donos não possam fazer nada e sejam obrigados a abreviar a vida dos cavalos, para os poupar ao sofrimento.

O antiviral que desenvolvemos e patenteamos, é ativo para os vírus NEV, VAIE e também para Herpesvirus do tipo I.

Estamos à procura de parceiros/investidores numa campanha de crowdfunding a lançar em 2017. Para mais informações http://www.equigerminal.org/invest

Nos cavalos é conhecido desde 1904 um outro lentivirus, o virus da anemia infecciosa equina, ou vírus da febre dos pântanos. Este vírus é muito temido a nível mundial. O lentivirus que isolamos é semelhante ao HIV-1 e não ao VAIE.

Qualquer informação adicional por favor disponham.

Muito obrigada
Isabel

Responder

Voltar para “Veterinária”