Será que o meu cavalo está doente?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
MariaJoanaCampos
Espectador
Mensagens: 6
Registado: quarta jan 31, 2018 10:23 am

Será que o meu cavalo está doente?

#1 Mensagem por MariaJoanaCampos » quarta mar 14, 2018 4:54 pm

Quando um cavalo está são ve-se no seu aspeto e comportamento. Um cavalo saudável tem os olhos brilhantee limpos, come toda a comida, deve ter entre 28 e 42 pulsações por minuto em reposo, entre 7 e 12 respiraçoes por minuto, tempperatura corporal próxima dos 37,5º C, pelo brilhante e mantem-se firme nas quatro patas. Quando algum destes pontos falha, pode ser indício de algum problema.


Algumas das doenças mais comuns que podemos encontrar nos cavalos são:

- Cólicas: é a doença mais frequente e é provocada por um transtorno no aparelho digestivo, que pode simplesmente dever-se a uma alteração repentina na dieta do animal. O cavalo apresenta sintomas claros de inquietude, escavar com as mãos, alterações na postura.

- Cushing: é uma doença que afeta o sistema endócrino do animal e verifica-se com mais frequência em animais de idade avançada, o que por vezes dificulta o diagnóstico devido à sintomatologia da doença ser atribuída à idade. Os sinais são: sede, apetite fora do normal, perda de peso e aumento da urina e crescimento exagerado do pêlo (os cavalos ficam com o pêlo largo durante todo o ano).

- Tétano: é uma doença provocada por bactérias que entram em contacto com uma ferida do cavalo. Inicialmente a sintomatologia pode ser confundida com uma cólica, mas num curto espaço de tempo o animal começa a ficar com uma rigidez muscular que se estende por todo o corpo, iniciando na zona da cabeça. Esta doença e uma emergência, dado que o tempo de atuação do veterinário é limitado. Caso não se comece o tratamento atempadamente o cavalo morre em poucos dias.

- Encefalite equina: é uma doença provocada pela picada de mosquitos. Inicialmente verifica-se uma febre alta que prevalece durante 2 ou 3 dias. Posteriormente, o cavalo perde a coordenação motora, o controlo muscular e, numa fase final, pode vereificar-se a corrênccia de convulsões e paralesias.

- Febre do Nilo Ocidental (West Nile Virus): é uma doença transmitida pela picada de um mosquito contaminado com o vírus, que por sua vez lhe foi transmitido por uma ave. A sintomatologia é bastante semelhante à da encefalite equina, daí a importância de prevenir a doença através da vacinação dos animais que vivem em locais de risco.

- Gripe: é uma doença muito frequente e fácil de detetar, dado que o cavalo demonstra rapidamente altações no seu estado normal. Os sintomas mais marcados são: presença de muco, olhos chorosos, febre, tosse e falta de apetite.

Podemos encontrar muitas outras doenças em cavalos, tais como artrose, melanomas, síndome de úlcera gástrica...

O mais importante para a deteção atempada de uma doença é o conhecimento do estado/comportamentos de um cavalo saudável. Sempre que verificar algum parâmetro anormal contacte o veterinário!

Maria Joana Campos

Responder

Voltar para “Veterinária”