Yea-sacc

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Yea-sacc

#1 Mensagem por AnaE » quarta abr 13, 2005 12:01 pm

Olá a todos no forum.

A veterinária receitou recentemente "Yea-sacc" ao meu cavalo, que emagreceu um pouco nas ultimas semanas, uma vez que parece que ajuda a melhorar a sua assimilação das fibras e nutrientes da ração, principalmente em cavalos um bocado excitados (como é o caso).

Ainda não comecei a dar-lhe mas gostava de saber se alguém já utilizou e se verificaram alguns resultados positivos.

Saudações a todos.

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#2 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta abr 13, 2005 4:18 pm

O Yea-sacc 1026 é um aditivo de ração animal é feito à base de uma levedura (isto foi o que há uns tempos o veterinário me explicou) o produto foi inicialmente desenvolvido para bovinos, neste momento já é utilizado para suínos, aves e equinos, (de leite e carne) isto é animais que se destinam a produzir leite e ao abate para consumo humano. (julgo que isto é uma segurança).

Pelo que li é um produto completamente natural e que pode ser muito util no caso que a Ana exemplifica.

Eu nunca tive necessidade de o utilizar, mas conheço quem o tenha utilizado com resultados bastante positivos.

Cumprimentos,

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Alimentação

#3 Mensagem por João dee Deus » quinta abr 14, 2005 3:04 pm

Companheiros


Estou a notar,que "o pessoal"(permitam-me),em face a um problema,lembra-se logo,soluções rápidas,concerteza com a pressa de verem resultados.
Hà coisas que levam tempo,e precisam de uma observação atenta.
Um Cavalo inteiro,além de outros problemas,sente nesta altura do Ano,devido aos Pólens que andam no Ar,uma excitação compreensível,mais ainda se já cobriram alguma vêz.Notar que acerca de Cavalos dos quais não se sabe os antecedentas,ninguém pode garantir a sua virgindade.Perdem o apetite,e até suam dentro da Box.

Quando tenho problemas de alimentação com os Cavalos,recorro à Aveia em grão.
Os Cavalços costumam ser muito gulosos com a Aveia,e à que tirar partido dsisso.
Como é de difícil digestâo,ponho-a de molho 48 horas,e dou-lha assim molhada,se possível com a própria água,de princípio,porque depois de estar habituado,vai água e tudo.
Isto para um Cavalo inteiro,não é muito aconselhável,porque aquece muito o temperamento,e torna-se imprescindível trabalho de desgaste.

Os vossos Cavalos,sofrem do facto de terem alimentações muito repetitivas,sempre iguais,a que eu chamo "monoalimentação"
Não há coisa que um Cavalo goste mais,que é petiscar coisas diferentes.Só quando está em liberdade,e em sítios de pasto espontâneo,o pode fazer.Sei que voçês não têem tempo mas o ideal seria fazerem (moerem) a vossa própria ração com o máximo de componentes possível,para simular o que acontece na natureza.


Posto isto aconselho a que ponham um pouco de Sal na ração,para ficar mais apetitosa.

Uma injecção de terramissina,também abre o apetite entre outras vantajens.

Isto é a prática porque qualquer vet me vai chamar ignorante.

Apaguei agora um parágrafo,que só vou reproduzir,se for adjectivado.

Um abraço
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#4 Mensagem por Félix Cerieiro » sexta abr 15, 2005 11:02 am

O João tem razão no que diz e a solução da Aveia pode ser de facto uma boa alternativa. Agora surge o problema de a grande maioria dos cavalos se encontrarem a penso em centros hipicos, e tal como referido no post do João dar aveia a um cavalo inteiro deverá ser compensado com trabalho de desgaste...o que sejamos honestos em muitos centros hipicos poderá ser complicado.
Assim como é complicado para os cavalos a situação que acontece em muitos centros hipicos, ou seja, todos os cavalos recebem a mesma dose de ração, independente do trabalho que realizem, do tamanho do animal e das suas caracteristicas.
Quem tiver espaço pode sempre cultivar algumas "ervas" que vão ajudar o cavalo em muitas situações...há umas flores chamadas "Dente de Leão" (se fizerem uma pesquisa no google encontram com facilidade) que os cavalos adoram e que lhes faz bem, do mesmo modo podem dar-lhes alho (+-50 grs/dia) também lhes faz bem, urtigas secas (as mesmas 50 g/dia) normalmente comem com satisfação, previne problemas alérgicos e cutaneos e é bom para as éguas de cria pois aumenta a quantidade de leite que produzem, a Menta também é boa (mas em menor quantidade à volta de 20 grs) abre o apetite dos cavalos e até previne as cólicas.
O João aconselhou por um pouco de sal na ração o que a tornará mais apetitosa, eu deixo ainda outra dica, se o cavalo não comer e estiver a ficar magro podemos também misturar melaço na ração.

Achei muito interessante a hipotese de fazermos a ração. O João faz a ração para os seus cavalos? Se sim que "componentes" utiliza?

um abraço

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Alimentação

#5 Mensagem por João dee Deus » sexta abr 15, 2005 1:30 pm

Aquilo a que o Cerieiro se refere ,é a ponta da meada.Não me refiro ao facto de que nos Picadeiros os Cavalos são tratados,estilo "chapa 5",embora tenham umas placas nas boxes a dizer quantidades diferentes,mas sim às rações.
Mais uma vêz,depois de chegar aqui,tirei a uma teoria,depois de ver os Cavalos comerem literalmente de tudo um pouco.
Não estou a dizer para triturarem,Urtigas,salgueiro,silvas,casca de pinheiro e de outras árvores,terra,rezina de várias árvores,giestas, mimosas,enfim era um nunca mais acabar de "material"que se obtém ao custo da apanha,(mão de obra),porque seria preciso um estudo apurado das proporções.
Os Cavalos sabem institivamente essas proporções,e nunca se enganam.

Isto a ser possível,traria os preços da "ração" para números muito mais simpáticos.
A escolha do alimento que eles fazem,pode ir ao ponto de arrancarem plantas submersas na água,um palmo abaixo,e que não se vêem.

Nesta altura,depois daquelas pingas que caíram,as silvas rebentaram,e agora andam muito atarefados a arrancar com muito geitinho,uma a uma,as folhas novas.Segundo os Velhotes daqui,estáo a desparasitar-se.

Das rações que vendem aqui,a mais razoável,é uma mistura que leva alguns cereais,granulado e melaço.Eles adoram mas não a digerem por completo.Como ainda não tenho Electrecidade,embora esteja a 2 klm da Covilhã,não posso ter moinho (Cerieiro),porque se tivesse,era essa que usava,depois de grosseiranente moída.

Para aquilo que nós usamos os nossos Cavalos,sem desprimor para ninguém,acho que nos preocupamos demais com as rações já feitas,(granulado)uma vêz que não temos possibilidade de controlar a qualidade,e os resultados só se vèem algum tempo depois,o que,pela utilização do Cavalo,que varia durante o Ano,dificulta uma conclusão isenta.
Quem quiser qualidade na ração,tem que a fazer.
Tenho,para mim,e só para mim,que nós,proprietários de Cavalos,estamos na mão de interesses tanto alimentares como veterinários.
Passam a vida a meter-nos medo sobre as consequencias de não seguirem à risca o que eles dizem.
Os desparatizantes,não trazem qualquer tipo de segurança.Podem ser usados e novamente cheios com uma pasta qualquer desde que parecida.
À dias esteve aqui um vendedor de rações e uma veterinária,depois de conversar-mos,pediram para levar para análise,um pouco da ração que dou,e a etiqueta.Depois dizem.me o resultado.
Enfim é uma insegurança,que se tivésse-mos Cavalos ao nível da Taça Volvo,teria-mos de recorrer a outro sistema.
Já li aqui que têm problemas com o pó da Palha.Eu não dou Palha aos meus Cavalos,dou Feno Bravo,espontâneo,que não é semeado.
Como a planta não foi "amassada"como foi a Palha quando foi extraído o cereal,não "segura" o pó.
Mesmo assim,com Palha,se a atirarem para o chão e lhe derem um pontapé,o pó que tenha,cai para o chão.
Os Cavalos se comerem a Palha do chão,começam a tirá-la por cima e aos poucos,e o pó vai caindo.Eles lá sabem porque o fazem.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Yea-Sacc

#6 Mensagem por AnaE » quinta jun 23, 2005 10:08 am

Depois de um mês de experiência com o referido suplemento, gostava de dizer ao forum que na generalidade notei melhoras no estado geral do cavalo, mais traquilo e bem humorado, mais bem constituido fisicamente e com vontade de trabalhar.

Não posso dizer que tenha só resultado do suplemento, porque também alterei o ritmo e o método de trabalho e entretanto passou a primavera.... mas de qualquer forma não me parece que seja uma coisa que se deixe de experimentar em cavalos, nervosos e excitáveis, que estão em regimes mais fechados, sujeitos a alimentação monótona, e com um regime de exercicio pouco intesivo (1 hora dia, dia sim/dia não)

Vou continuar a usar, porque ele vai mudar de sitio, e vai ser preciso novamente reconquistar o bom humor e a calma, e tentar ao máximo manter as condições a que ele já se tinha habituado.

JS
Mensagens: 3
Registado: domingo set 11, 2005 11:37 pm

#7 Mensagem por JS » segunda set 12, 2005 12:12 am

Olá a todos. Só hoje me registei no forum e tenho lido algumas coisas muito interessantes.
Concordo com tudo o que o Sr. Jõao escreveu.
Portugal está a anos-luz de entender o mundo dos cavalos. Este mundo que se tornou elitista, simbolo de vaidade e statos.
É bom saber que há pessoas que pensam de outra maneira.

A alimentação dos cavalos está de facto ´´normalizada``, isto é, todos dão o mesmo e sempre igual aos cavalos. Sempre que há um problema com a alimentação quase todos recorrem, quase de imediato, a vitaminas ou suplementos vitaminicos.
No seu estado selvagem os cavalos não têm ração ao seu dispor e, no entanto, só perdem peso quando estão doentes.
Todos podemos aprender a variar a alimentação dos nossos cavalos partindo dos ensinamentos dos mesmos.
Podemos explorar os seus gostos e criar modos de alimentação naturais para eles. Podemos deixar de lado as rações caras, os suplementos vitaminicos ainda mais caros e tudo o que não seja natural.
Podemos preparar menus variados com diversos tipos de cereais, plantas e ervas. Os nossos cavalos vão adorar e agradecer.

Peço desculpa por só entrar agora no forum, mas pelo que li e pelas opiniões que vi, acho que vou entrar muito mais vezes.

Responder

Voltar para “Veterinária”