Como fazer um cavalo beber mais água?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Como fazer um cavalo beber mais água?

#1 Mensagem por AnaE » terça mai 03, 2005 3:42 pm

Gostava de inquirir os participantes do forum sobre se têm sugestões para fazer um cavalo beber mais água...

A veterinária sugeriu...
... molhar a palha (mas não é muito fácil fazer isso no sitio onde ele está)
... acrescentar sal à ração (tenho feito isso ... mas sem estar muito convencida dos resultados)
... dar cenouras (coisa que não lhe falta)

algum dos cavaleiros/proprietários já se deparou com este problema?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Agua

#2 Mensagem por João dee Deus » terça mai 03, 2005 3:59 pm

AnaE

Qual problema ? Porque é que a Vet diz que o Cavalo deve beber mais água ?

O Sal,em princípio dá sede mas depois retém as àguas no corpo.

` É isso que pretende?

Gostava de perceber melhor o seu problema.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#3 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça mai 03, 2005 4:04 pm

Olá boa tarde

Mas qual é o problema do cavalo?

Ele está desidratado, tem cólicas com muita frequência.

Porque razão é que ele não bebe água?

Ele está em box ou tem pasto verde?

Eu tenho pedras de sal nas boxes dos cavalos. Uns consomem-nas mais do que outros. Por vezes também tenho esse problema com um dos cavalos, penso que beberá pouca água e o veterinário também me aconselhou a colocar sal na ração. Por vezes dou-lhe electrólitos, sobretudo no Verão se sua muito.

Os electrólitos, também podem estimular o apetite e o consumo de água. Mas devem ser ministrados de acordo com o esforço dispendido pelo cavalo. Pergunte ao veterinário se esta pode ser uma solução.
Antónia Serra

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » terça mai 03, 2005 4:24 pm

Que resposta tão pronta :D ... obrigada

Aparentemente o problema do cavalo não é nenhum, mas numa consulta de rotina, onde foram feitas análises ao sangue (as primeiras da vida dele :oops: ) a vet. detetou um valor baixo (hematrocitos) a que corresponde um baixo consumo de água.

Ele está alojado em box, tem sempre água disponível (e o bebedouro funciona bem - apesar de ao longo da vida dele nem sempre ter sido assim , mas isso já não foi no meu tempo), nunca ligou muito à pedra de sal (embora tenha uma).

O que tenho feito é oferecer-lhe água do balde sempre que chego e depois do trabalho, ele bebe por vezes, mas tb não mostra nenhuma sede fora do normal, até porque o trabalho diário não chega para isso.

Também me lembrei dos electrólitos, mas não me parece que seja a solução indicada, porque neste momento não fazemos saidas para o campo e fazemos só trabalho diário de manutenção que nunca o deixa a suar em bica.

Ele gosta bastante de beber da mangueira quando lhe dou banho, ás vezes penso mesmo que talvez ele não goste mesmo do bebedouro... por isso em principio o próximo passo talvez seja ter água disponível num grande recipiente, como alternativa, embora não seja muito práctico e por vezes acaba por ficar sujo.

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#5 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça mai 03, 2005 4:30 pm

Olá,

Que bebedouro é ?

É daqueles que o cavalo tem de empurrar ou dos que tem uma boia e enchem sozinhos.

Há cavalos que preferem os que enchem sozinhos.

Também pode colocar um bebedouro maior, assim ele bebe mais água de cada vez.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Água

#6 Mensagem por João dee Deus » terça mai 03, 2005 5:17 pm

Respostas rápidas e tanto quanto possível,eficientes,é o que se quer!

Lá estão os Vets,na base dos nossos problemas,quando não se dedicam aos Pets e aos Piriquitos,metem-nos o Coração num cesto.

Aquele que aconselhou a Antónia Serra a dar a Luzerna progressivamente,não lhe disse o que eu escrevi no post,acerca da reactivação das bactérias,que estando sempre lá,não são em numero suficiente para atacarem um alimento novo e têm de ser multiplicadas de emergência,sob a pena de aparecerem cólicas.(daí o progressivamente)

Repito que é o que acontece em qualquer mudança de alimentação,que nunca deve ser repentina,pelas razões expostas.

A mudança de ambiente nos Cavalos,tem efeitos diversos e surpreedentes.Eles estão habituados a um tipo de vida e até a um cenário,que se for mudado,(sem ninguém lhe perguntar a opinião),pode causar incomodidade,embora,para nós nos pareça que estão melhores.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#7 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça mai 03, 2005 6:07 pm

Boa tarde,

Claro que concordo que as mudanças na alimentação dos cavalos tem de ser lentas, mas isso passa-se com qualquer mudança alimentar, até de marca de ração.

Como já disse há quem ache que dar luzerna é muito bom e quem não ache. Eu estou a investigar o assunto para tomar uma decisão.

Os veterinários são homens e não sabem tudo. Mas são necessários. Claro que isso não nos impede de investigar e aprender. Nos sites internacionais e em livros aprende-se muito, e claro com a prática também.

Ops!, mas este não era o post da água.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Vet

#8 Mensagem por João dee Deus » terça mai 03, 2005 10:32 pm

Antónia Serra

Claro que são Homens,que não sabem tudo,nem dizem,mas não os quero ver por perto.

Quando aparecem,dão 2 injecções,uma de anti-inflamatório e outra de antibiótico.E ainda uma seringa cheia para eu dar 72 horas depois.

E quando se pergunta pelas prespectivas,dizem: Se não melhorar enterre-o. E dá cá 100 €

Não têm,nem sentem,qualquer tipo de responsabilidade.

Quando estas atitudes,incidem sobre o nosso melhor,e mais estimado Cavalo,com o qual passá-mos dos melhores momentos,custa muito não reagir mal.

Eles sabem que como a Antónia Serra disse,mesmo assim fazem falta.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#9 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » quarta mai 04, 2005 11:40 pm

Boa noite,

Eu também tenho muito amor aos meus cavalos. Se não tivesse não tinha comigo um cavalo com 17 anos que adoptei porque o antigo dono não lhe podia proporcionar uma reforma digna. Acho que não iria dormir se não tivesse ficado com ele.

Tratar os cavalos velhos não é muito apreciado pelos veterinários.

Tenho um outro cavalo muito complicado, que ao ser tratado pelo veterinário numa situação de cólica se empinou. Claro que o veterinário não tem mais vontade de o tratar. Conclusão quando tem uma cólica tenho de me desenrascar sozinha. Gosto muito dele e não o vou vender.

Aliás eu não vendo os meus cavalos.

Apesar de tudo continuo a pensar que o veterinário é necessário, embora como já disse não saiba tudo.

Se teve alguma situação desagradável, e perdeu um amigo cavalo, sinto muito.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Cólicas

#10 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 12:00 am

Antónia Serra

Claro que sabe ao que me referi,a respeito dos Vets.

Agora fale-me do seu Cavalo complicado.É com esse tipo de Cavalos que se aprende.Das cólicas.Já isolou algum tipo de situações em que elas acontecem?

Leu o meu post em que eu defendo que os Cavalços devem comer do chão para salivarem bem a ração?Porque têm de a elevar cerca de um metro,(altura do pescoço)e isso tem de ser feito aos poucos,e bem "lubrificado"pela saliva.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#11 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » quinta mai 05, 2005 4:41 pm

Olá boa tarde,

Este não é o tópico dos cavalos complicados, espero que quem lançou o tema não se zange.

O meu cavalo complicado chama-se Noivo e é um Luso-Árabe com 11 anos. O meu marido adquiriu-o com 7 anos e tinha sido praticamente desbastado e estava no campo. Era inteiro, mas como tinhamos outros dois cavalos inteiros e uma égua, tivemos de o castrar para ele poder ficar no paddock com a égua.

Quando o meu marido o comprou ele tinha umas cicatrizes na canela da mão direita mas não coxeava, nem nunca coexou. Segundo o criador feriu-se a subir para um atrelado. O certo é que não sei como o trataram, o que sei é que o cavalo ficou com aversão a que lhe mexessem muito tempo nas mãos. Dai a não se deixar ferrar foi um passo. Sempre que tinhamos de o ferrar era um stress para ele e para nós. Tinhamos de lhe dar uma dose elevada de calmante e mesmo assim ele lutava. Até que desistimos de o ferrar já não aguentavamos mais aquilo. E atenção nunca ninguém lhe bateu ou fez algum mal porque eu não deixo os meus cavalos quando são ferrados.

Para além disso parece-me que tem um problema no dorso/coluna porque a sua cauda está sempre de lado. Esse problema tornou-se mais evidente quando não o montei durante algum tempo (5 meses) por motivos profissionais. Não aceitava a mão e só tinha dois andamentos, passo e galope descontrolado.

Para resolver o problema, durante algum tempo não o montei. Trabalhei-o à guia, com um gogue, ou rédeas fixas, mas sempre com espaço para esticar o pescoço e com o chanfro à frente da vertical. O trabalho consistiu, e consiste, em transições, passo, trote e galope. Com isto ele reaprendeu a esticar as rédeas, a usar o dorso e a descontrair. Também combinei este trabalho com o trabalho à mão que ele aceita bem.

É um cavalo que tem de ser montado com uma mão extremamente leve, o que é excelente pois tem sido um bom professor.

É um cavalo que ao ver alguém que não conhece reage com desconfiança, começa a roncar.

Já me esquecia, também não gosta muito de agulhas, embora tenha progredido nesse sentido.

No paddock procuro "namorar" com ele: limpá-lo, falar com ele, pedir-lhe os anteriores e os posteriores. Quando o ferrador lhe apara os cascos nunca o prendo, seguro-lhe com um cabestão e uma guia de prisão, ele não gosta de estar preso nesses momentos, embora para aparelhar não haja problema.

Enfim, dá luta ter um cavalo assim. Mas era incapaz de o vender, nem quero pensar o que seria dele.

Eu gosto muito dele e ele gosta de mim porque tem reagido muito bem nos seus pequenos e demorados progressos.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

C|avalo difícil

#12 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 5:27 pm

Antónia Serra

Tive de ler o seu post três vezes e tomar notas.(granda burro)

Tanto quanto me parece tudo aconteceu antes dos 7 Anos.

Essa cicatriz na mão ,se falasse,explicava,mas com alguma experiência consegue-se ver a razão do ferimanto.

Um ferimento a subir para um atrelado,é a razão mais fácil de compreeder,daí a mais usada.

O roncar ao ver estranhos(que podem ser o carrasco),as agulhas,são sintomas de que ele já esteve numa situação em temia quem se aproximasse ,porque sabia que o que ia acontecer aseguir,não lhe agradava.(sofrimento por tratamento)

O facto de ele não aguentar muito tempo a mão no ar,pode ter a ver com o excesso de carga na outra espádua.(possível pancada)

Agora o pior: Ele em liberdade anda em duas pistas,indo a direito?
Ou seja trota como os Cães ?(não tanto claro)E montado ?

Vira nitidamente melhor para um dos lados a frio?

Ele toca-se? usa protecções ?

Quais são as suas releções com o "criador".É alguém com Ferro?(não quero saber qual)

Investigue por aí,embora preveja um problema com muito difícil solução,uma vez que já lá vão 4 anos de bom trato.Mas eles não esquecem.Só pode consolar saber as razões.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#13 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » quinta mai 05, 2005 5:45 pm

Olá´,

É isso, não espero que ele alguma vez chegue a recuperar totalmente. Só procuro que ele progrida .

Relativamente ao virar ele, a frio, tem mais dificuldade em andar para a mão esquerda (penso que ai está o problema da coluna). Na fase mais dificil recusava-se a virar. Mas isso já está ultrapassado, e não foi a puxar a rédea de dentro.

Ele tem ferro, mas não considero educado dizer qual.

Não se toca e uso protecções de canela e boleto em todos os membros.

É, e foi sempre montado de bridão e 99% do tempo em trote levantado (quando a trote). Parece-me sentir-se mais confortável.

Quanto a se anda de lado, não me parece pelo menos não é evidente.

O que eu tenho de fazer é mimá-lo ao máximo e procurar montá-lo com gentileza e o mais correctamente possível.

Isto não é muito fácil de explicar, só conhecendo mesmo o cavalo. Penso que se ele não acumulasse problemas físicos com problemas psicológicos seria mais fácil resolver os primeiros.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Cavalo difícil

#14 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 6:05 pm

Antónia Serra

Ele desvia a cauda para adireita.Certo?

Tenho para mim que esse Cavalo levou uma pancada,talvêz de uma camioneta, na parte esquerda da garupa junto à cauda.Esse desvio parece-me mais por pancada,mas uma radiografia explica.

Ele deve entrar melhor a galope com a direita,e tenta mantê-la mesmo mudando de mão.

Normalmente ,como sabe,o lado bom é o esquerdo.

Mas é como diz,tem de viver com isso.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Veterinária”