Castração

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

Castração

#1 Mensagem por PSantos » domingo mai 08, 2005 12:51 am

Ao ler um post da Srª Maria Antónia reparei que fez uma castração de um cavalo aos sete anos. Eu sempre tive na ideia que os cavalos deveriam ser castrados o mais cedo possivel, mas era so mesmo a minha ideia.
Como já percebi que esta senhora adora os seus cavalos entendo que não faz mal castrar um cavalo nesta idade. Agora gostava de saber os pos e contras de o fazer numa idade mais avançada. Poderá ser feito a um cavalo de qualquer idade? Existe limite? Se for a um cavalo que já tenha procriado existe alguma contra? Quais são as consequencias a nivel hormonal?
Já estou como o amigo João a fazer interrogatorio tipo pide mas é o entusiasmo e a curiosidade a falar!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Castração

#2 Mensagem por João dee Deus » domingo mai 08, 2005 11:19 pm

Santos


Só agora vi este post.

A castração pode ser feita em qualquer idade.

Agora as diferenças estão nas reações depois de serem castrados.

Se forem muito novos.(2 anos),nem dão por nada,porque não têm ainda a sua "personalidade" formada.(posição na ierarquica,etc.)

Se forem antes de serem desbastados,acalmam,e tornam o desbaste mais calmo.

Se já cobriram,é mais difícil porque as veias estão mais dilatadas,e,o pior ,é a lembrança dos prazeres da cobrição.

Agora aqui há duas reacções,diferentes dependendo do processo utilizado.

Se for com anestezia,ele continua com as reacções de inteiro,até à proxima Primavera,quando os Pólens andarem no ar,e ele chegar á conclusão que aquilo não funciona.

Se for a frio,sem anestezia,os efeitos de acalmia,são imediatos.

Quanto ao interrogatório,só peca por ser escasso.

Sauda´ções
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

castração

#3 Mensagem por AnaE » segunda mai 09, 2005 4:07 pm

Olá a todos!

O meu cavalo é inteiro, não sei se já alguma vez cobriu, mas pela exuberância das suas reacções tudo leva a crêr que sim. Quando fiquei com ele e desde então, foram inumeras as sugestões para que o castrasse, e definitivamente desisti da ideia.

Acho que para quem queira ter um cavalo que não dê problemas, ou então um que seja castrado logo em novo, pode ser intressante. Mas pelo que tenho visto de cavalos castrados mais velhos... perdem muita da graça e personalidade, e no meu entender isso é que faz a graça de um cavalo inteiro.... porque também tem alguns inconvenientes.

Nunca estive em nenhuma situação limite, apesar de algumas situações menos convenientes. Acho que se ele estiver habituado a andar em passeios e no picadeiro, com éguas e outros cavalos, é só ter alguma atenção. Nos passeios ele fica amarrado mais longe, quando se pára para beber um copo também há que ficar atento, e no picadeiro.. trabalhar o mais longe possível de éguas, mas trabalhar. No dia a dia já sabemos que ele vai parar para cheirar todos os cocós e relinchar cada vez que passa algum cavalo, mas onde quer que esteja é sempre a alegria da cavalariça.

pedrofss
Mensagens: 2
Registado: sexta mar 13, 2009 4:31 pm

Re: Castração

#4 Mensagem por pedrofss » sexta mar 13, 2009 5:47 pm

Boas, este é o meu primeiro post, chamo-me Pedro tenho 18 anos, desde pequeno que tenho cavalos, neste momento tenho um cavalo de 10 anos, foi castrado na altura do desbaste e mesmo assim quando está junto dos outros anda sempre com as ideias em ponta, talvez seja por ter estado muito tempo sem companhia de outros cavalos,

cumpz

Responder

Voltar para “Veterinária”