Inchaços

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

Inchaços

#1 Mensagem por Vânia Freitas » domingo set 11, 2005 3:20 pm

Boa tarde.
Tenho 1égua de 13 anos que nunca teve problemas mas como comecei a trabalha-la mais comprei umas caneleiras para as patras da frente. Nunca tinha utilizado caneleiras. Utilizou-as a primeira vez durante uma hora. A segunda vez que as utilizei (11 de setembro)foi durante duas horas e meia e num passeio com mais cross pelo monte. No dia seguinte notei que as patas da frente estavam inchadas e quentes. Banheia-as com agua fria mas que mais posso fazer? Não sei se tera sido por ter colocado mal as caneleiras (coloquei a parte dura virada para a frente mas ja me disseram que não era assim).
Desde já obrigada.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#2 Mensagem por João dee Deus » domingo set 11, 2005 7:05 pm

Vânia

Adorei a tua transparência quando disseste que colocaste mal as caneleiras.

Já vi dezenas de Cavalos com caneleiras mal postas.Até já aconteceu uma zaragata por causa disso.

Agora o que interssa:

As mãos e patas inchadas depois de um esforço porlongado,pode não querer dizer nada de grave.
Depois desse esforços,deve dar-se uma "rega" porlongada neles com agua fria.
Se possível deixar o Cavalo solto de noite,porque então se ele ficar numa baia,no outro dia as coisas ficarão pior.
O ideal seria "pô-lo a Campo"
A imobilidade depois de um eforço,só faz mal.

Agora presta atenção ao próximo esforço.

Para andares no Monte,como tu dizes,deves usar também protecções nas patas trazeiras,e se possível cloches,para proteger as ferraduras das mãos.

Calculo que a etejas a treinar para o TREC.Eu também estou a treinar o meu,e por coincidência também tem 13 anos.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

em resposta

#3 Mensagem por Vânia Freitas » segunda set 12, 2005 12:26 pm

Sou sempre transparente principalmente quando erro e quero consertar o que fiz.
Depois do esforços dei-lhe um bom banho relaxante.Se possível deixar o Mas depois de a secar bem coloquei-a na baia. ao outro dia dei-lhe descanso e mais uma "rega" às patas. Hoje pus-la a pastar depois de ter dado mais uma "rega".
Agora depois de repensar todo o treino não sei se foi apenas a caneleira ou o esforço pois subimos e descemos muitos sitios a galope. Mas como ja ta habituada e em 13 anos nunca tinha inchado as patas. Mas naquele dia ela estava com uma "folia".
Estou a tentar treinar para o TREC mas como não tenho quem me ajude e dê dicas é difícil e não sei se vou continnuar pois ainda por cima não posso fazê-lo a tempo inteiro.
Obrigado pelas respostas sempre agradáveis e úteis.
Não quero ofender pois não sei a sua idade mas faz lembrar-me o meu avô. Antes de falecer era ele que me ajudava neste mundo dos cavalos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

treino

#4 Mensagem por João dee Deus » segunda set 12, 2005 1:38 pm

Vânia

Já aqui uma vês falaste no teu Avô.
Junto com a tua transparência,posso afirmar que tiveste uma educação baseada em valores muito altos.
É bom quando assim é,e eu costumo fazer a exaltação desses valores,mas,paradoxalmente,depois de os ter,é preciso tambem desenvolver técnicas de defesa contra os aproveitadores dessas qualidades.
Tambem já aqui disse que tenho 60 anos,e ando nisto dos Cavalos desde os 12.Só me afastei deles no tempo de tropa.
Tenho sido um out-sider,por ter tido sempre uma visão sobre os Cavalos,que ainda hoje só alguns a atingem.Já se anda a falar de "humanizar" as relações entre pessoas e Cavalos.Eu sempre falei com eles como falo contigo.Literalmente.

Ultimamente,e porque apareceu uma modalidade que "trata"os Cavalos por igual,dando as mesmas possibilidades a Cavalos grandes,pequenos,caros e baratos,decidi participar.e para isso vou fazer o exame de Sela 4,para poder participar.

Dito isto,acho que devias,uma vês que percebi que podias,ter posto a Égua em liberdade logo que lhe deste o primeiro banho.Na baia como já disse foi o pior que podias ter feito porque forçaste a imobilidade dela por muitas horas.O movimento que ela teria se a tivesses posto em liberdade,impedia o aumento do inchaço.

Agora....galopar a descer,é complicado e deve ser feito com o Cavalo já "quente",em terreno macio,como teu peso deslocado o mais possível para trás,para aliviar o peso nas mãos do cavalo,e com um apoio de rédeas bem feito.Ou seja,manter a presssão do apoio,(nas barras)constante,acompanhando o "vai e vem"da cabêça do Cavalo.Percebeste.?

Disseste que naquele dia ela estava com uma "folia".presumo que estava bem disposta para passear.Se isso não é normal,pode dever-se a uma alimentação que lhe tenhas dado ultimamente,mais rica,que acomulou energias.....,e podem ser mas mil e uma coisas.

Tenho comigo,o regulamento completo do TREC.São algumas folhas,mas vou ver se consigo põ-las aqui no Forum.

Para consolo de alguns e desconsolo de outros.

Já ouvi comentários nefastos a respeito do TREC,feitos pelo pessoal dos saltos,de uma reprovação frustrante.

Frustrante,porque essa pessoa tinha acabado de dar milhares de contos por um Cavalo de saltos,que ainda não ganhou nada.

Quem ganhou,e ganha dinheiro com a venda desse tipo de cavalos,no TREC, não terá futuro.

Esta modalidade,será o futuro dos verdadeiros amantes do Cavavlo,pelo Cavalo,e a mais "pura"em termos Desportivos que conhêço.E econónica.

A respeito do treino que estou a fazer,também estou a "inventar",apenas com a experiências de outras andanças.

Estou sempre por aqui.....

saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

resposta

#5 Mensagem por Vânia Freitas » segunda set 12, 2005 3:41 pm

Sr. João

Por acaso ja notei que nem sempre faço uso ou conheço técnicas de defesa contra os aproveitadores dessas qualidades uma vez que por vezes penso que as pessoas são uma coisa e depois...
Também sempre tratei a minha égua de um modo que não de dono e escravo o que por vezes certas pessoas não compreendem.

Também gostaria mutiro de fazer o exame de Sela 4,para poder participar mas vou tentar recolher informação e organizar melhor o meu tempo porque vou começar a trabalhar (estudava até aqui). É que isto de ser auto-didacta é muito compensador mas também da muito trabalho e por vezes perco a esperança pois agora estou sozinha nisto. Tenho amigos com que por vezes monto mas é so por lazer.

Não coloquei logo a égua em liberdade logo pois quando cheguei d montar já estava a anoitecer e infelizmente aqui não a posso deixar assim sozinha pois à sempre maldosos. Mas estou a tentar reparar o erro que fiz com os banhos, calma e carinho e pô-la a pastar durante o dia.
"Ou seja,manter a presssão do apoio,(nas barras)constante,acompanhando o "vai e vem"da cabêça do Cavalo." (se me puder explicar melhor para ver se entendi :oops: ).

A "folia" devia-se ao facto de ir acompanha por um colega que levava outra égua. Com qualquer outro cavalo ou égua ela não liga nenhuma mas c om aquela até "dança" todo o caminho:-). Mas também se deve ao facto de já há uns meses ser trabalhada quase todos os dias. Espero conseguir continuar este treino mesmo trabalhando pois notei uma grande melhoria na égua.
O regulamento completo do TREC será algo bastante bom para ter aqui no fórum.

Realmente quem apenas liga ao negógio dos cavalos o Trec não tem valor mas podem deixar essa disciplina interessante para quem ama realmente os cavalos e não os vê como objectos..

É sempre bom inventar novas coisas. Qualquer dia ainda terei o gosto de comprar um livro seu :-)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#6 Mensagem por João dee Deus » segunda set 12, 2005 6:51 pm

Pois.!

Essas qualidades,por vezes servem de escadote para se porem ás nossas cavalitas.

Em ultimo caso,usa a frontalidade dos Marialvas,e não tenhas medo de perder um "amigo".
Pontos nos ÍS e traços nos TÍS.
E Prafrentemente.!

Agora uma pergunta:Das duas,qual é que dança mais quando vão passear com esse colega.?
Voçês andam a disputar qualquer coisa,e as èguas setem isso.

A respeito do apoio,ele deve ser constante ao nível da pressão exercida na boca do Cavalo.
Como sabes,no galope e especialmente a descer,a cabêça oscila,e essa oscilação deve ser acompanhada pelo apoio.Sempre com a mesma pressão.
Quanto ao regulamento,a dificuldade está em digitalizá-lo.

Quanto á sela 4,há um livro já editado sobre o que é preciso saber a respeito.
No site da FEP está lá.

Agora,o que é que estudaste,e o que vais fazer.?

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

#7 Mensagem por Vânia Freitas » segunda set 12, 2005 7:00 pm

Realmente ja reparei que muita gente se poem às minhas cavalitas.

É ela apenas que dança pois a minha égua sente rivalidade por ela e não gosta de ficar atras e assim entao como a travo ela faz aquilo tudo. Eu não danço porque ele para mim é mais uma espécie de irmao. E realmente ele é muito competitivo e gosta de mostrar o que sabe e exibir a égua mas como eu não gosto disso só a minha égua é que se exibe :-)

O regulamente se estiver no site da Fep eu própria posso tirar, pelo menos para mim e depois podemos passar informação Às outras pessoas.
Quanto á sela 4, já tenho conhecimento do livro e vou tentar adquiri-lo.

O meu sonho era ser veterinária e ferradora mas por vários motivos não deu. Tirei o curso de professora do 1º ciclo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Engano

#8 Mensagem por João dee Deus » segunda set 12, 2005 7:13 pm

Vânia

Essa coisa dos irmãos,ás vezes só funciona para um lado :wink:

O regulamento que eu tenho,não está na FEP,porque tem tudo como a dimensão dos obstáculos.etc.

Tenho uma sugestão:concorre para a Covilhã,e tráz a tua Egua.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#9 Mensagem por fmvnunes » segunda set 12, 2005 7:13 pm

O Srº João não se importava de dizer o nome do livro, porque eu desconheço, e como um dia ainda longe do de hoje espero conseguir ter sela 4 apenas para conseguir participar nas competições de Trec gostava de saber ao pormenor o que é necessário saber.
Já reparei que temos aqui vários amantes da modalidade, o que é muito bom.
Vamos lá ver se a Xaquira cresce :D .

Cumprimentos
Filipe Nunes

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#10 Mensagem por fmvnunes » segunda set 12, 2005 7:15 pm

O Srº João não se importava de dizer o nome do livro, porque eu desconheço, e como um dia ainda longe do de hoje espero conseguir ter sela 4 apenas para conseguir participar nas competições de Trec gostava de saber ao pormenor o que é necessário saber.
Já reparei que temos aqui vários amantes da modalidade, o que é muito bom.
Vamos lá ver se a Xaquira cresce :D .

Cumprimentos
Filipe Nunes

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

livro

#11 Mensagem por Vânia Freitas » segunda set 12, 2005 7:22 pm

O livro tem o título "Manual oficial de formaçao equestre".
Pode ser adquirido na FEP e livrarias por 20 euros.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

livro

#12 Mensagem por João dee Deus » segunda set 12, 2005 7:28 pm

Filipe

Está no site da FEP,acho que nas notícias.
Tem lá o nome do livro e onde se pode comprar.

Como te tinha dito,agora é olhar para ela,e esperar.

Acerca de ela deixar cair a ração da boca,é porque não fazes o que te aconselhei.Pôr a raçaõ no chão,onde toda a vida os Cavalos comeram.
Nós inventámos as mangedouras para nossa comodidade,e higiene.

Se eles comerem do chão,não dão aquelas bocadas grandes na ração,orque sabem que a têm de pôr no "elevador",e este não leva muita de cada vês.
Ela tem de subir cerca de um metro,para depois seguirem para o estômago.
Salivam melhor a comida,logo menos cólicas.

Saudações Marialvas para o futuro sela 4.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#13 Mensagem por fmvnunes » segunda set 12, 2005 7:39 pm

Ok.
Mas deito-lhe a ração mesmo no chão. eu fiz uma magedoura porque tenho visto nos centros hipicos, nem está muito alta.
Toda a maneira ela comia do chão ela manda-a para lá :) .
Ela está bonita.

Quanto à sela quatro ainda falta muito, tenho que ir umas vezes ai à Covilhã. :D .
Filipe Nunes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Engano

#14 Mensagem por João dee Deus » segunda set 12, 2005 8:11 pm

Filipe

Mantém um canto limpo,e pôes aí a ração.

Acerca da Covilhã....deves-me um frasco de mel.

E o tempo das sardinhas está a acabar.!

E não precisas da égua para fazer o exame da sela 4.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#15 Mensagem por balza » terça set 13, 2005 9:31 am

Boas,

Vania, em relação aos inchaços da égua já foi dito praticamente tudo aqui no que diz respeito a soluções e possiveis causas ;) No entanto, e falando por aquilo que eu vivo com os meus cavalinhos e os cuidados que tenho com eles, principalmente com o meu que já conta com 19 anos é que: depois de um trabalho mais "duro" para além do bom duche de água fria costumo passea-los à mão pelo menos durante 20 minutos (claro que se tiveres pasto como disse o João de Deus é uma opção melhor), eu tenho pasto mas depois do trabalho so dois ou 3 é que os costumo soltar os outos prefiro passea-los a mão ;).Para além disto e principalmente depois de provas (de obstáculos neste caso) costumo liga-los com ligas de descanso, mas atenção que caso não o saibas fazer o melhor é pedir alguém que saiba ou então não as utilizar, pois umas ligas mal postas é bem pior que não as ter. :? E outro pormenor, a primeira coisa a fazer de manhã é tirar as ligas aos cavalos pois muito tempo com elas também é prejudicial.

Quanto ao livro eu adiquiri-o na FNAC por 18 euros abaixo do preço da FEP.Só foram editados 1000 exemplares mas eles devem fazer 2ª ediçao.

Cumprimentos

Margarida Machado

Responder

Voltar para “Veterinária”