Cascos

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#16 Mensagem por João dee Deus » quarta set 28, 2005 12:36 pm

Estou a ter muito cuidado com o que escrevo acerca deste caso.
Não quero deixar transparecer cépticismo.....mas.....

Ele ainda não tirou as ferraduras nem cortou,para investigar.?

Uma máquina .?

Só se for de raios-X.

Conta-me mais.....
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#17 Mensagem por pedro oliveira » quarta set 28, 2005 1:26 pm

eu nao sei muito bem como é. ele não mexeu no casco porque estava escuro e ele esteve a ver o casco, limpar ect...mas não queria mexer muito devido a não ter iluminação suficiente, eu sinceramente confio nele visto ser o ferrador de práticamente todos os cavalos que conheço na minha zona.chama-se zé manel. mas amanha decerteza vou saber mais acerca do caso. se é formigueiro não sei só sei que o casco estava um pouco rachado.
saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#18 Mensagem por João dee Deus » quarta set 28, 2005 1:45 pm

Realmente se não havia luz,ele não podia fazer nada.

Vamos aguardar.Se fosse mais perto ia aí ver.

Como é a racha no casco.?Vertical.?Á frente ou de lado.?

Esse mal é em todos os cascos .?

De qualquer modo,os cascos suportam todo o peso da égua,e se ela não coxeia,é porque não lhe dói.

Há quanto tempo ela não é ferrada.?

Na volta é só casco a mais.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#19 Mensagem por pedro oliveira » quarta set 28, 2005 3:54 pm

bem tem tipo um risco a meio do casco como se estivessem a crescer dois ao mesmo tempo, mas o de cima esta ligeiramente mais a frente. o problema e so nos dianteirose principalmente no esquerdo, no talao tem uma rachadela horizontal. ela ja não era ferrada a algum tempo, porque estava no campo e não andava muito. mas estava com ferraduras..aina....
saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Castração

#20 Mensagem por João dee Deus » quarta set 28, 2005 6:59 pm

Pedro

Já aqui disse acerca dos cascos,o significado desses riscos horizontais.

Nos cascos da frente,pode ler-se como nos veios de uma arvore quando cortada transversalmente.

O casco leva mais ou menos um ano a substituir-se na totalidade.
Ou seja,o percurso do crescimento da coroa atá á ferradura é de um ano.

Quanto menos veios/riscos transversais se notarem,mais "estável"foi a alimentação do Cavalo nesse ano.

Se houve alguma alteração importante no trato alimentar,o "risco" fica vincado,com tamanha precisão,que se pode ler em que mês isso aconteceu,bastando dividir a altura do casco em 12, sendo o mês presente o da coroa.

Se vires,onde está o risco,ou diferença de altura,nesse mês algo aconteceu.Se a égua já era tua nessa altura,com certeza que vais descobrir.

Não é ferrada há algum tempo,deve ser a razão porque soa a "choco",pois já deve ser uma "bota mexicana",como se dizia.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#21 Mensagem por pedro oliveira » quinta set 29, 2005 7:36 pm

bom foi assim o ferrador ferrou as patas traseiras e depois veio ver as dianteiras. limpou e limou, os da frente estavam um pouco pizados, mas ele limpou tudo.depois com uma rebarbadeira fez um risco horizontal no casco rente á parte de cima, lipou o mais que pode e ferrou normalmente, disse que não a ia sangrar porque ela tinha levado desparasitação e vitaminas. e aconsselhounos a não puxarmos por ela pois com akele corte corriamos o risco do casco quebrar.e aconselhou-nos a untar o casco com oleo queimado para tratar o pizado e o augamento.
saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#22 Mensagem por João dee Deus » quinta set 29, 2005 8:03 pm

Pedro

Desculpa lá ma sestá aí uma grande confusão,para não chamar outra coisa.

Fêz um risco com uma rebarbadora junto á coroa,e disse que podia quebrar.?

Que não sangrou porque foi desparatizada,e vitaminada.?

Não consigo comentar isso.!

Talvês seja melhor assim,mas fico em pulgas por não ver o que se passa.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#23 Mensagem por pedro oliveira » quinta set 29, 2005 8:14 pm

bom eu confio nele como proficional, posso dizer-lhe que ele fez o risco aicom 1 ou 2 milimetros de profundidade e claro que isso tira consistencia ao casco.ele tinha-me dito que ia sangrala mas a verdade é que ele hoje se apercebeuque afinal o casco não estava tao mao como isso, não quer dizer que não estivesse mau mas prontos...ele futuramente vem aqui (espero que seja para breve)
saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

horseball

#24 Mensagem por João dee Deus » quinta set 29, 2005 8:22 pm

Pedro

O que interessa é que tudo corra bem,e que aprendas alguma coisa com o sucedido.Em todos os sentidos.

Aprender...aprender,sempre.

Só assim a experiência é válida.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#25 Mensagem por pedro oliveira » sexta set 30, 2005 12:19 pm

a minha opiniao e exatamente a mesma
saudações
só quero aprender...mais e mais

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#26 Mensagem por Félix Cerieiro » sexta set 30, 2005 3:20 pm

Amigo Pedro,
Deixo aqui um conselho, o meu amigo só o segue se assim o entender, mas pelo menos poderá pensar no assunto.
Mesmo tendo confiança nesse ferrador, uma segunda opinião nunca fez mal a ninguém, e como somos humanos todos nos enganamos e cometemos erros.
Se fosse comigo pedia a opinião a um outro ferrador.

Cumprimentos,

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#27 Mensagem por pedro oliveira » sexta set 30, 2005 5:32 pm

vou aguardar um poucu para ver sinceramente não queria estar a pedir opinião a outro porque não conheço pessoalmente + nenhum e toda a gente confia neste, e não quero parecer desconfiado, pois penso que para que aja uma boa cordenação entre nos e os tecnicos ( vts e ferradores) é indispensavel confiança e companheirismo
saudações
só quero aprender...mais e mais

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#28 Mensagem por anasabreu » quinta jul 06, 2006 5:40 pm

Olá Pedro,
como ficou este caso?


cumprimentos,

Ana A.

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#29 Mensagem por pedro oliveira » quinta jul 06, 2006 6:19 pm

o caso fikou resolvido pelo melhor. os cascos ganharam mais dureza e estão saudaveis. se foi graças ao tratamento ou não não sei porque este foi um tanto au esquesito. mas agora temos é de aguardar para o tal corte no casco desaparecer...isto é o casco crescer até o risco sair

saudações
só quero aprender...mais e mais

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#30 Mensagem por Rogers » segunda jul 10, 2006 9:44 pm

balza Escreveu:Olá,

Um aguamento é uma inflamação no osso que involve o casco.Nós já ca tivemos um cavalo com aguamento e o tratamento que foi feito na altura, para além de ser ferrado com as ferraduras ao contrario, tinhamos de lhe injectar directamente no osso um medicamento que sinceramente já não me lembro o que era.Foi um tratamento longo e demorado e sem saber ao certo se iria resultar, uma vez que o cavalo quando o recebemos já vinha num estado um bocado avançado.Posso dizer que foram umas boas semanas sem o animal se levantar :( Mas o que te posso dizer Pedro é que não desistas mesmo que te digam o contrário, se axas realmente que vale a pena ;)
O cavalo quem questão voltou a ser montado e olha anda ai como sempre andou sem limitações e no entanto segundo algumas pessoas era um caso perdido :S

Cumprimentos

Margarida Machado
Por onde começar?
Aguamento tb conhecido por laminites é um inflamação das laminas e das sub-laminas que unem a terceira falange com a caixa do casco, devido a inflamação ocorre uma rotação da falange e por consequência o afundamento da mesma e sem o correcto tratamente o cavalo poderá vir a perder o casco.

Já foi conprovado que sangrar o cavalo não o benificia. Dverá ser ferrado com ferraduras napolianas (ao contrario) tb em coração (com apoio na ranlilha) e com silicon de grande suporde de 2 cm da ponta da ranlha para tras. É importante que o veterinario vá tirando raio-x para controlar a porgressão da roração e afundamento.

Isto é apenas um pequeno resumo do problema do aguamento. é muito mais complexo que isto e mais coisas que se pode fazer. Felizmente nunca tive um cavalo que tivesse este problema.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Responder

Voltar para “Veterinária”