Cascos

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

Cascos

#1 Mensagem por pedro oliveira » domingo set 25, 2005 4:37 pm

Tenho uma égua que esta a ficar com os cascos dianteiros deformados, isto é o casco esta a ficar baixo e mais comprido para a fente, o que faz com que os talões quase toquem no chão. Eu penso que é devido a excesso de humidade, pois os cascos ficam menos duros ou pelo menus assim parece. Gostava que me dissessem que devo fazer, será que usar unto ajuda?

Saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Cascos

#2 Mensagem por João dee Deus » domingo set 25, 2005 6:59 pm

Pedro

Estou sempre aqui para colaborar,mas tens de comprar um livro onde aprendas os nomes das partes mais importantes do cavalo.Neste caso os cascos.

"Aquilo"que cresce para a frente,são as pinças,o que é natural que fiquem grandes porque a égua não está sempre á solta.

Se ela está ferrada,é a altura de chamares o ferrador,se não está,eventualmente poderás tu cortar as pinças,mas aconselho um <ferrador.

Os talões apoiam-se sempre no chão.

A que é que queres que o unto ajude.?A não crescer.?...Era bom.!

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#3 Mensagem por pedro oliveira » domingo set 25, 2005 7:24 pm

eu sei. o que eu queria dizer e peço desculpa se me expressei mal é que as pinças estão muito para a frente como se o casco tivesse sedo esborrachado contra o chão. e o talão (acho que é assim o nome da parte de tras do casco bate no chao ao caminhar. eu acho que o casco está tipo podre ou coisa parecida pois não tem a consistencia normal e estava a perguntar se u unto ajuda a idratar o casco.
saudações
pero oliveira
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#4 Mensagem por João dee Deus » domingo set 25, 2005 7:34 pm

Pedro

Por via das dúvidas,limpa , desinfecta,e chama o Ferrador.

Ou alguém com mais experiência do que tu.

Mas não te atrazes.Pode ser um formigueiro,e se for pôe água-oxigenada.

De qualquer modo desinfecta com água-oxigenada.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#5 Mensagem por pedro oliveira » domingo set 25, 2005 7:37 pm

ok obrigado e desde ja lhe digo que é com agrado que constacto a prontidão com que responde as perguntas
os meus parabens
saudações equestres
só quero aprender...mais e mais

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

cascos

#6 Mensagem por areffoios » domingo set 25, 2005 9:59 pm

Olá,

Para este tipo de situações recomendo, primeiro que se chame o ferrador, em segundo lugar que se recorra ao uso da biotina (para fortalecer os cascos durante o seu crescimento). Quanto ao ferrador, o mais natural é que ele sugira a aplicação de compensadores nas ferraduras para que o talão e a ranilha não andem em contacto directo com o chão.

Alexandre

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#7 Mensagem por pedro oliveira » segunda set 26, 2005 4:24 pm

eu ja chamei o ferrador, ele ficou de vir amanha. mas tenho tido problemas, porque primeiro chamamos um veterinário cujo nome e contacto vinha na cedula da égua e ele ficou d vir e estivemos até á meia noite á espera dele ( ele é de viseu) e ele não veio e disse que tinha d ir para outra zona e tao cedo não podia vir ca. e disse que mandava os medicamentos pelo ferredor mas o ferrador ainda não os trousse e tambem nao acho bem mandar medicamentos sem sequer ver a égua. agora ligamos para o ferrador e ele ficou de ca vir amanha, só espero que ele venha mesmo.

só a titulo de curiosidade eu sou de caldas de S. Jorge, Santa maria da feira

saudações
só quero aprender...mais e mais

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#8 Mensagem por pedro oliveira » segunda set 26, 2005 4:25 pm

eu ja chamei o ferrador, ele ficou de vir amanha. mas tenho tido problemas, porque primeiro chamamos um veterinário cujo nome e contacto vinha na cedula da égua e ele ficou d vir e estivemos até á meia noite á espera dele ( ele é de viseu) e ele não veio e disse que tinha d ir para outra zona e tao cedo não podia vir ca. e disse que mandava os medicamentos pelo ferredor mas o ferrador ainda não os trousse e tambem nao acho bem mandar medicamentos sem sequer ver a égua. agora ligamos para o ferrador e ele ficou de ca vir amanha, só espero que ele venha mesmo.

só a titulo de curiosidade eu sou de caldas de S. Jorge, Santa maria da feira

saudações
só quero aprender...mais e mais

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#9 Mensagem por PSantos » segunda set 26, 2005 6:22 pm

Olá,
Eu sou de S. joão da madeira por isso é perto.
Como ferrador recomendo-te o Isaias, não sei se é esse o teu, se não for diz que eu mando-te o numero dele.
Como veterinários tens três muito bons nesta zona: O Dr. João Crespo, a sua mulher, Drª Maria João(são do Porto) e a Drª Ana que é de Aveiro. penso que os contactos deles estão no site, se não estiverem também posso arranjar.
Espero que isto ajude!
Saudações equestres, :wink:
Pedro Santos

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#10 Mensagem por pedro oliveira » terça set 27, 2005 7:03 pm

o ferrador veio ca hoje. a égua esta com um aguamento e vai ser tratada, e ligeiro por isso não causa grandes preocupações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

aguamento

#11 Mensagem por João dee Deus » terça set 27, 2005 8:29 pm

Pedro

Não estou a duvidar do que disse o ferrador,mas podias tirar umas fotos dos cascos e pôr aqui no forum para o pessoal ficar a saber o que é um aguamento.

Presumo que ele tenha aparado os cascos,e que mais recomendou.?

Deves dizer isso tudo para cultura geral do pessoal.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#12 Mensagem por balza » quarta set 28, 2005 6:20 am

Olá,

Um aguamento é uma inflamação no osso que involve o casco.Nós já ca tivemos um cavalo com aguamento e o tratamento que foi feito na altura, para além de ser ferrado com as ferraduras ao contrario, tinhamos de lhe injectar directamente no osso um medicamento que sinceramente já não me lembro o que era.Foi um tratamento longo e demorado e sem saber ao certo se iria resultar, uma vez que o cavalo quando o recebemos já vinha num estado um bocado avançado.Posso dizer que foram umas boas semanas sem o animal se levantar :( Mas o que te posso dizer Pedro é que não desistas mesmo que te digam o contrário, se axas realmente que vale a pena ;)
O cavalo quem questão voltou a ser montado e olha anda ai como sempre andou sem limitações e no entanto segundo algumas pessoas era um caso perdido :S

Cumprimentos

Margarida Machado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Castração

#13 Mensagem por João dee Deus » quarta set 28, 2005 10:56 am

Acho que no caso da égua do Pedro não está tão avançado,nem será tão nítido.Daí as fotos de que falei.

Estamos á espera,Pedro.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#14 Mensagem por pedro oliveira » quarta set 28, 2005 12:14 pm

por fora do casco não se ve nada, alem de se notar que as pinças estao mais a frente do que deviam cm ja tinha dito antes de saber o diagonostico. o casco fica a "cantar ao choco" como se estivesse meio oco. e fica muito fraco. o ferredor deixoa estar com as ferraduras que ela tinha e amanha vai sangrala (acho que e assim) isto é fazer um risco no casco com uma maquina e tirar sangue para o casco começar a crescer normalment mais promenores não posso avançar porque tambem não sei. amanha digo mais qualque coisa. mas não é muito grave poia a egua nao manca nem nada ainda é ligueiro.
saudações
só quero aprender...mais e mais

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#15 Mensagem por balza » quarta set 28, 2005 12:22 pm

Pois João, mais uma razão para ele ter mais esperança de que as coisas se resolvem ;)

Casco oco?Não será formigueiro também? Geralmente é um dos sintomas, pois o formigueiro "come" o casco por dentro :?

Vais ver que vai ficar bem ;)

Margarida Machado

Responder

Voltar para “Veterinária”