Crinas

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Crinas

#1 Mensagem por AnaE » quinta out 06, 2005 2:52 pm

Olá a todos

Mais uma vez venho colocar uma dúvida que tenho, e que penso que poderá ser geral...

Como se regularizam a crinas.... em termos de tamanho e como é que se deve fazer para ela ficaram equilibradamente penteadas?

O meu cavalo é um cabeludo, mas é irregular, a partir de meio do pescoço tem uma crina frondosa que quase abre uniformemente para os dois lados, mas do meio para baixo é um crina normal que pende ora para um lado ora para outro.

O primeiro problema é apará-la se maneira a que ela fique com um inclinação regular ao longo do pescoço, sem parecer uma franja cortada a direito... geralmento ripo com um tesoura afiada, e costuma dar resultado, mas é dificil controlar a regularidade da inclinação.

O segundo problema é... para que lado.... sugeriram-me que desbaste a zona mais farta da crina, arrancando os pelos, para que ela fique menos volumosa permitindo ser penteada só para um lado, mas apesar de ter feito isso não resultou nada bem.... e depois a crina nasce toda espetada e aparece atrás dos pelos mais compridos.... o que fica muito feio.


O terceiro problema é faze-la ficar só para um lado.... costumo prendê-la com elasticos na base... e deixar ficar de um dia para o outro, existem outras maneiras?

"grooming problems".....

boas cavalgadas

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#2 Mensagem por balza » quinta out 06, 2005 7:13 pm

Olá,

Tenho aqui um cavalo que tem exactamente o mesmo problema, já para não falar no meu cavalo que tem uma crina muito farta mesmo.Eu resolvo o problema ripando à mão, não só a esses mas a todos, fica muito mais natural, fica ao tamanho que quero e sem tanto volume ;) Dá muito trabalho, já para não falar que os dedos taditos é que sofrem mas vale a pena o esforço ;)
Sabe ripar à mão?pega num pedaço de crina com dois dedos da mão esquerda, depois com o indicador e o polegar da mão direita desbata o que quer, subindo um bocado da crina até à altura desejada, Claro que à primeira nunca fica ao tamanho que queremos, mas 2 ou 3 vezes e Et voilá!;) Para tirar o volume é só arrancar as debaixo.

Cumprimentos

Margarida Machado

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » sexta out 07, 2005 11:26 am

Olá Margarida...

acho que o que me falta secalhar é a persistencia no ripar... quando as vezes que fiz não foram suficientes e a crina ficou muito irregular, e agora os pelo arrancados já nasceram e estão todos espetados e muito feios porque aparecem no meio da crina... mas paciência.

É engraçado o ripar... porque o cavalo fica super quieto... acho que ele gosta imenso ... porque assim que paramos ele olha para nós tipo..... "então não ha mais?"

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#4 Mensagem por balza » sexta out 07, 2005 1:20 pm

Pois, só que aqueles que tem muita crina chegam a um ponto que já não tem muita paciência ao fim de um bom pedaço de tempo lol Falo pelos que tenho:P
Esqueci-me de dizer que o ripar é de baixo para cima e de "dentro"(parte de baixo da crina) pra fora para n se verem esses mesmo pelinhos :p

Espero ter esclarecido ;)

Quem me ensinou foi um oficial do exercito que fazia isso num instante, mas e mesmo uma questão de pratica e ves que vale a pena ;)
Se tal, no fim apara-se as pontinhas com uma tesoura mas so mesmo uma ou outra.

O ripar não é arrancar à força toda a crina dos cavalos, no fundo só tiramos aqueles que saiem facilmente por isso que ao contrário do que as pessoas pensam não aleija os cavalos.Como muita gente me perguntou: "E isso não aleija???".

Margarida Machado

poldrinha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 63
Registado: quarta abr 21, 2004 12:56 pm
Localização: Porto

#5 Mensagem por poldrinha » sexta nov 11, 2005 12:33 pm

Boa tarde

Agora até já existem uns pentes que têm uma pequena lâmina para ajudar a ripar sem maguar os cavalos pois não é nada bonito ver as pessoas a "arrancarem" as crinas aos seus cavalos.

Bjinhus para todos,

Poldrinha

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#6 Mensagem por balza » sexta nov 11, 2005 5:25 pm

Pois, só que esses pentinhos não tiram ao volume tiram apenas ao comprimento ;) E já existem há mt :p

Margarida

Responder

Voltar para “Veterinária”