Caneleiras, ligaduras, cloches... protecção dos membros

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Caneleiras, ligaduras, cloches... protecção dos membros

#1 Mensagem por AnaE » sexta nov 25, 2005 12:11 pm

Olá a todos, aqui está um novo tópico.

Gostava de saber a vossa opinião... caneleiras ou ligaduras de trabalho e de descanso... vantagens, desvantagens... como e quando?

Qual a forma correcta de colocar caneleiras e ligaduras, com ou sem flanelas.. flanelas incorporadas... ou flanelas soltas?

Cloches... quando usar.... quais os tipos de cloches existentes... tamanhos?

saudações

Ana Escoval

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#2 Mensagem por balza » sexta nov 25, 2005 2:11 pm

Bem, não sei se vou conseguir responder a tudo mas pelo menos alguma coisa ha-de sair :wink: Vou falar em casos que eu vi ou que acontece connosco com os nosso bichinhos :P
Gostava de saber a vossa opinião... caneleiras ou ligaduras de trabalho e de descanso... vantagens, desvantagens... como e quando?
Dependendo do cavalo e do tipo de trabalho uso Caneleiras ou Ligaduras. No meu cavalo por exemplo uso ligas, trabalhando mais ou menos ele já esta quase nos 20 e mesmo já não trabalhando muito eu prefiro as ligas por causa dos esforços e porque não é tão propicio a inchar de boletos (no caso dele). Tenho la um cavalo que não usa protetores de boletos ou caneleiras atrás por exemplo, porque não se dá. Quanto as ligas de descanso apenas uso depois de um dia em que o esforço foi mais que o normal, após um concurso por exemplo. Acho que já uma vez se abordou aqui este tema num tópico.

Qual a forma correcta de colocar caneleiras e ligaduras, com ou sem flanelas.. flanelas incorporadas... ou flanelas soltas?
Eu as Caneleiras coloco bem justas ligeiramente acima da posição onde elas ficam para depois as descer para assim o pelo do cavalo ficar bem descido e para não causar possíveis mal estar.Antes de as colocar passo sempre a mão sobre os tendões para ver se está tudo bem. Assim como no fim do trabalho.
As ligas, eu apenas uso panos (acho que é a isso que te referes quando dizes flanelas :p) quando as ligas não são de polo (malha polar), quando são elásticas que é para não haver fricção nos membros. E uso nas ligaduras de descanso sempre que as coloco.Os panos maiores atrás e caso não tenha 4 ponho uns mais pequenos a frente. Se transportar o cavalo e não tiver protectores de transporto uso ligaduras de descanso mas ai tento sempre usar panos grandes a frente e atrás de modo a proteger os joelhos e os curvilhões.

As gloches uso em cavalos novos, que ainda não estão muito certos de andamentos e por vezes se alcançam.

Ufa... acho que respondi a tudo. Espero que não te esteja a induzir em erro :lol: eheheh

Se estiver mal corrijam sff :P

Margarida Machado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

a

#3 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 25, 2005 2:25 pm

Ana

Não fiques aborrecida comigo por eu não responder às tuas questões tão objectivamente quanto as fazes.
Prefiro a abordagem pelos princípios da questão em causa.

Normalmente os Cavalos em liberdade não precisam de "ajudas" nos membros,porque não se submetem a esforços por iniciativa própria.

Falando só do reflexo dos esforços nos membros, logo a seguir ao esforço não acontece nada no que respeita a inchaços, e se ele continuar em liberdade, dificilmente aparecem. Se ficar imobilizado. então vão aparecer.
O inchaço é uma inflamação, que só deve ser combatida com a temperatura, (frio) que é um meio natural e nas primeiras 24 horas.

Uma ligadura, que pode no princípio da colocação, ser leve, com o continuar das voltas dá um aperto que pode prejudicar a circulação.

Nunca vi um atleta Humano ser ligado depois de uma Maratona,nem preventivamente.

Vê-se sim usarem meias de elástico,o que nuca vi em Cavalos,mas que por razões análogas deviam usar.

Ou seja acho mais razoável as caneleiras que têm elástico.

Saudações Marialvas

A ideia dessas proteções
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Teixeira_xl
Mensagens: 1
Registado: quinta nov 29, 2012 8:22 pm

Re: Caneleiras, ligaduras, cloches... protecção dos membros

#4 Mensagem por Teixeira_xl » sábado dez 01, 2012 8:07 pm

Boas, eu tenho uma duvida e gostaria que alguém me fizesse o favor de esclarecer, Sff
É assim tenho um poldro em desbaste, o que devo usar: ligaduras e clochees ou apenas caneleiras? E que tipo de ligaduras se deve usar ?

Responder

Voltar para “Veterinária”