Urgente!!

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

Urgente!!

#1 Mensagem por PedroCruz » sábado dez 31, 2005 1:04 pm

Um cavlo de um amigo teve uma colica!O veterinario já lhe deu duas injecões e mesmo assim continua "inchado" e embora continuemos a faze-lo andar,ele continua aflito!Preciso de ajuda pois não o que fazer mais e o cavalo já ta muito cansado!Ajudem sff!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#2 Mensagem por João dee Deus » sábado dez 31, 2005 5:28 pm

Pedro


Lava a mão e o braço até ao ombro,enxuga-a e besunta todo o braço cõm Vaselina ou azeite.

Mete a mão peloo rabo do cavalo com os dedos esticados e juntos rodando ligeiramente,tirando todas as fezes que puderes.

Depois espera um pouco para os intestinos desenvolverem e repete as operação.se conseguires tirar mais quer dizer que está a melhorar.

Alguns veterinários têm uma manga especial para o efeito,mas parte das vezes "esquecem-se" delas em casa.

Se está injectado ,é só o que posso aconselhar.O resto está bem,andar e um pouco de trote,3 ou 4 passos de cada vez.

saudações e as melhoras
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#3 Mensagem por J.Afonso » segunda jan 02, 2006 7:39 am

Olá Pedro, só agora vi o teu post
Como é que está o cavalo do teu amigo???
Penso que para além daquilo que o João escreveu, nada mais haveria a fazer.
Também um dos meus teve uma cólica há puco tempo e teve de ser vacinado, bem como ficou a dieta só de palha, e, apenas ao fim de três dias começou a "limpar a tripa"

Melhoras para o bichinho

Afonso

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#4 Mensagem por PedroCruz » segunda jan 02, 2006 9:54 am

Olá a todos!Infelizmente o animal não sobreviveu,embora tenha tentado de tudo!O veterinario fez o que o Sr João disse e até o furou directamente para largar os gases mas mesmo assim já foi tarde!O bicho acabou por falecer ás 5 horas da manhã exausto,dando o ultimo suspiro!Foi impossivel conter as lágrimas pois era um animal fantástico!O ano começou mal para mim mas espero que melhore!Agradeço a vossa ajuda e espero que a vossa passagem tenha sido melhor que a minha!Saudações e mais uma vez obrigado!Quanto a cólicas foi a minha primeira experiencia e o resultado que retiro é;
Ao primeiro sintoma chamem alguem entendido no assunto,pois o minimo desleixe pode ser fatal,tal como foi para o trovão!Este era o nome dele e era irmão da minha égua!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 02, 2006 11:38 am

Pedro

Lamento,e todos lamentamos mas.....

Agora há que ver e aprender com o que aconteceu.

Tens de fazer um levantamento exaustido do que aconteceu nas últimas 72 horas de vida do Cavalo. Com o maximo pormenor.Não so da alimentação como do maneio.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#6 Mensagem por PedroCruz » segunda jan 02, 2006 6:16 pm

Concerteza Sr.João!Vou fazer isso e assim tentar descobrir o que falhou alí!Obrigado.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

colicas

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 02, 2006 6:21 pm

OK Pedro

Faz uma investigação à Marialva, de peito aberto, mesmo que isso vá no sentido de uma qualquer deficiencia de trato do teu amigo.

Só assim se aprende,e seremos os primeiros a compreender que estas coisas acontecem mesmo a quem pensa que faz tudo bem.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cólicas

#8 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 02, 2006 7:04 pm

O que eu sei sobre cólicas.

Na maioria dos casos, elas aprecem por "invasões" de alimentos ou água, quando tudo está calmo e normal,no ponto de vista digestivo.

O parelho digestivo, a grosso modo, vai da boca,estômago,intestino delgado e do grosso.

Estas "invasões"que terão uma densidade de conteúdo maior,em relação à que lá estava, por não terem sido suficientemente digeridas até à altura.E será isso que bloqueia a natural fluidêz da digestão.Um certo engarrafamento.

Se isto acontece no intestino delgado,e este estava vazio,pode até dar um nó,porque esta parte do intestino tem poucas seguranças às paredes o que o torna muito solto.

Estas situações fazem dores e o cavalo tende ou a não se mexer,ou a rebolar-se.Para isso,quimicamente é aconselhado um relaxante porque as dores provocam uma contração que pode atrazar um bom desfecho.
Um passeioa a pé com dois passos de trote de vêz em quando,podem facilitar o desenvolvimento do processo digestivo.

Ninguém sabe sem recorrer a métodos veterinários,onde é a obstrução.
Se no estõmago,no intestino delgado,ou no grosso.

Os acessos físicos para ajudar a desobstrução,ou são pelo ânus ou pela boca.

Pelo ânus é meter a mão e tirar o mais que se puder de fazes.

Pela "boca",é colocar um tubo pelo nariz até ao estõmago para descarregar ou gases,ou mesmo alimento em forma de aguadilha.

Se for no meio,intestino delgado,só operando.

Se a temperatura for maior de 39graus,é muito perigoso,e neste scasos hà que tentar tudo mesmo que seja a primeira vez que o façamos.

Em relação à água depois de um esforço,só se deve deixar beber 5 goles .Só meia hora depois é que bebe à vontade.

É o que se me ocorre.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Veterinária”