Comportamentos Normais?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Comportamentos Normais?

#1 Mensagem por AnaE » segunda jan 02, 2006 8:02 am

Olá a todos! Votos de um ótimo 2006!

Queria colocar esta questão sobre um comportamento que o meu cavalo tem tido ultimamente, e que me levanta algumas dúvidas sobre se poderá ser sintoma de alguma coisa que eu desconheça.

Ele trabalha no minino dia sim dia não, e começo sempre por fazer uma longa sessão de guia, e agora a meio do trabalho pára quase sempre uma vez para urinar, coisa que era rarissimo ve-lo a fazer, e não tem a ver com a hora porque acontece mesmo quando o vou trabalhar a diferentes horas. Pára a meio do trabalho, e por vezes demora bastante até conseguir... poderá isto ser sintoma de alguma coisa?... ou poderá ser do frio? :shock:

Saudações equestres

Ana E.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 02, 2006 11:35 am

Ana

Se ele parásse mais de uma ves é que poderia de um sintoma que te interessa-se,mas nesse caso,sendo só uma vês,parece que ele está mandando um recado a alguma namorada com a qual,os "seus amigos humanos",que dizem gostar muito deles,não permitem um simples encontro.

8) :lol: :oops: :wink:

SaudaçõesMarialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#3 Mensagem por J.Afonso » segunda jan 02, 2006 12:11 pm

Olá Ana
Sem querer questionar o que o João disse pq tem bastante mais experiência que eu, devo no entanto, chamar a atenção para que verifiques se ele terá manchas no chão da box que indiquem que aí tb urina ou se pelo contrário passa dias sem o fazer e só o consegue após estar em esforço fisico.
Se assim fôr sugiro que junto do veterinário te certifiques se ele não terá qualquer infecção urinária.

Um abraço

Afonso

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » segunda jan 02, 2006 12:12 pm

Bem se for isso.... ele lá saberá... mas a verdade é q estamos sempre os dois sozinhos! :?

Ele por vezes para várias vezes até conseguir.... pára e põe-se à espera.... mas parece que não consegue.... e quando já acho demasiado tempo ponho-o a andar... e às tantas ele lá se decide. É um pouco estranho!


obrigada :D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 02, 2006 12:26 pm

Ana

Mas isso é muito diferente,e pode ser perigoso.É a tal situação de urinar várias vezes.

Ele está a fazer uma retenção urinária.

Problemas de alimentação/queima de nenergias.

Corta-lhe a ração,ou se estás a dar algum aditivo corta-o primeiro.

Só feno e tira-lha a pedra se sal.Como sabes o sal retém os liquidos.

Essa dificuldade em urinar,que é muito maior na box,é perigosa.

Vê a cor da urina que não pode ser escura,se for,terás de dar um anti inflamatório.

saudaçõea aMarialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » segunda jan 02, 2006 12:43 pm

Obrigada pelas respostas!

Já falei com a vet... ela tb não achou nada normal e diz que pode ser sintoma de algum problema nos rins. Vou ter que recolher uma amostra para analise :shock: e nada de suplementos.

Vou dando notícias....

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 02, 2006 1:52 pm

Ana

Análise..??..?

Tá bem.....
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

Re: c

#8 Mensagem por Rita F » terça jan 03, 2006 9:37 am

João dee Deus Escreveu:Ana

Análise..??..?
Suponho que a finalidade da análise é testar o conteúdo em sais e células somáticas, para perceber se se deve a uma infecção ou mal funcionamento renal (pode ser congénito) e determinar o tipo de tratamento. Pode ser uma sintomatologia crónica, e isso seria um problema.

Também conhecia dois cavalos com tendência a urinar no picadeiro. Um deles apresentava os mesmos sintomas que a Ana referiu.

Ana, espero que seja apenas algo passageiro.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#9 Mensagem por João dee Deus » terça jan 03, 2006 9:48 am

Rita

Por acaso também sabia que as análizaes eram para isso :lol: :lol:

Os cavalos porque têm uma grande resistencia,os medicamentos são muito abranjentes e um anti inflamatório adequado a problemas urinários era o que se impunha agora,não obstante fazer-se a análize.

Fora dos picadeiros,quando é preciso fazer kilometros no meio rural,eles costumam dar um anti inflamatório,e um antibiótico,"just in case",por vezes deixando uma seringa para nós darmos depois de 72 horas.

Aí fazem primeiro a análize...Tá bem.....
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

Re: c

#10 Mensagem por Rita F » terça jan 03, 2006 9:59 am

João dee Deus Escreveu:Rita

Por acaso também sabia que as análizaes eram para isso :lol: :lol:

Aí fazem primeiro a análize...Tá bem.....
Não era difícil de prever que o João sabia exactamente do que falava. ;)
O veterinário lá terá as suas razões. Esperemos nós... Infelizmente não foi o curso que segui, portanto, estou mais espectante que opinante quanto ao desenrolar dos acontecimentos. 8)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#11 Mensagem por João dee Deus » terça jan 03, 2006 10:06 am

Rita

O exatamente,é exagero teu,porque também não estudei isso.

Claro que o vet terá as suas razões :wink:

O que é que estás a estudar.?Provavelmente já o disseste e eu não me lembro :(
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#12 Mensagem por João dee Deus » terça jan 03, 2006 10:20 am

Rita

Estive a reparar na foto do avatar,e parece-me que estás a galopar mais que o Cavalo.Não te estás a deixar levar por ele.
Dissolve essa vontade andar prá frente e deixa essa tarefa ao cavalo.
Parte do gozo está em relaxar e deixar-se ir,depois logo corriges a posição.
Se estás só,prende o cavalo a uma argola,deita-te para trás apoiando as omoplatas na garupa,deixa caír os braços para o lado e dorme uma soneca.
Se tiveres alguém para o levar a passo nessa posioção,isso é um complemeto do exercício anterior.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » terça jan 03, 2006 10:30 am

então é assim...

lá fui ontém tentar recolher a amostra para análise... e como seria de esperar (tendo em conta o temperamento do animal) ontém correu tudo normalissimo... trabalhei-o à guia com excelente disposição... e parar para urinar nada :roll:

Depois de duas semanas a fazer isto... e de se ter acentuado no fim de semana... ontém nada!... o que em principio é bom! :D

Vamos ver hoje... e depois dou novidades!

saudações

Ana E

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#14 Mensagem por João dee Deus » terça jan 03, 2006 10:41 am

Estou a imaginar a Ana com um frasquinho na carteira :lol: :lol:

Ou então a passar o Miró à guia com o frasquinho na mão,e ele a pensar:Que será que ela agora quer com aquele frasquinho na mão??

Saudações Ana e tudo estará bem,foi só uma indisposição do teu menino.Mas olha os aditivos 8)
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#15 Mensagem por AnaE » terça jan 03, 2006 11:48 am

... foi quase isso... lolololololololo :wink:

(aquele animal tira-me do sério)

saudações

AnaE

Responder

Voltar para “Veterinária”