Atitudes do Cavalo

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#16 Mensagem por horse_lover » segunda jan 09, 2006 8:42 pm

João dee Deus Escreveu:Já quase que não me lembrava por ter sido à muito tempo,mas das primeiras coisas que aprendi foi que se dava uma recompensa a um cavalo com a mão bem aberta, esticada e de frente.

´Pelos vistos,e como não foi citado,será a velha sabedoria.
Isto é sabedoria.
De referir essa situação lembro-me de ser pequenina (ainda n tinha 10 anos...), e ia ver o meu irmão a tratar do cavalo depois da aula de equitação, e ele de vez em quando dava-lhe qualquer coisa...(deviam ser cenouras) e lembro-me de ele me dizer que a mão tem que estar bem aberta porque eles podem arrancar os dedos. Bem...nessa altura fiquei com tanto medo de ficar sem dedos que nem lhes punha a mão perto da boca...depois ganhei coragem e estiqueiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito a mão pa lhe dar uma cenoura...

Agora lembro-me dessas situações com alguma piada...mas na altura tinha muito medo...

Pedro...gostei sinceramente da sua história...é um óptimo caso de uma verdadeira amizade entre homem e cavalo (se os meus cães andam spr atrás de mim...porque é que o meu cavalo não haveria de andar?!?!?!)
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#17 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 09, 2006 8:53 pm

Pedro

Isso é sabedoria intrinseca,que é outro tipo de sabedoria.

Nunca se deve largar um cavalo no campo,excepto os meus e esse teu. :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#18 Mensagem por AnaE » terça jan 10, 2006 7:59 am

só me ocorre um sorriso :D ... é bom ouvir histórias de cavalos!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#19 Mensagem por João dee Deus » terça jan 10, 2006 11:21 am

Depois de refectir sobre o que aconteceu ao Pedro,fiquei a pensar que se ele conseguisse repetir aquilo no Pavilão Atlntico saía de lá em ombros como Encantador de Cavalos,que o é.

Claro que se não estivesse sózinho com a égua,haveriam mais "opiniões" e o desfecho não era o mesmo.
Ele viveu um momento que para ele foi mais um,porque a juventude dele o desvaloriza,mas que não está ao alcance da maioria dos cavaleiros de cidade. São momentos de glória, sem testemunhas,e que parte das vezes nem se contam,por várias razões sociais.

Reconheço-o porque é parte da história da minha vida,de que tenho pena agora, não ter sido toda.

Parabéns Pedro
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

....

#20 Mensagem por mobix » terça jan 10, 2006 12:05 pm

Lembrei-me agora de outra duvida que me surgiu é que a mesma égua que vos falei também por vezes costuma rosnar(nao sei se é assim que se caracteriza) principalmente quando está solta em campo aberto pq fará ela isso?mas podem ate pensar que ela é muito má mas eu muito sinceramente nao a considero assim, talvez pela falta de experiencia ou pq talvez nao o seja.
Saudaçoes Marialvas
Rui

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#21 Mensagem por AnaE » terça jan 10, 2006 12:24 pm

... não é assim tipo um "ronco seco" quando vê alguma coisa a aproximar-se?

se sim, tb conheço o género!

Acontece, quando já está aborrecido de eu estar a escovar á muito tempo, p. ex.... ou quando está solto e surge qualquer coisa que é novidade, ou lhe parece levantar alguma dúvida.

Eu costumo responder-lhe .... "não é nada.... sou eu!" ou "não vês que é só a escova. Tás a resmungar para quê?"

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#22 Mensagem por João dee Deus » terça jan 10, 2006 12:34 pm

AnaE

Bem vinda ao forum :lol: :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

,,,,

#23 Mensagem por mobix » terça jan 10, 2006 12:35 pm

oh ANA mas diga-me uma coisa pq fará ela isso ? é exactamente isso que ela faz um ronco seco mas varias vezes seguidas será por ter outros cavalos por perto?Já agora e nao so para a Ana mas para quem quiser opinar sobre o assunto eu tenho garranos mas nunca os deixei aproximar desta égua talvez por receio que se peguem ou assim acham que os posso soltar todos e andarem no campo todos juntos?nao ira haver grandes confusoes?Assim tb era uma forma de ela nao estar sempre sozinha pois eu tb nao gosto de estar.
Saudaçoes Marialvas
Rui

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#24 Mensagem por João dee Deus » terça jan 10, 2006 12:52 pm

Rui

Os Garranos são inteiros.?É fundamental saber.

Se não forem podes misturá-los à vontade,porque eles não fazem mal à égua poor ser uma fêmea.
O único macho que eu conheço que molesta a fêmea da sua espécie....é o Homem.

Mas um Marialva...nunca.

O contrário....já é mais frequente :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#25 Mensagem por J.Afonso » terça jan 10, 2006 12:57 pm

Mobix

Se tiveres espaço suficiente para todos circularem....penso que poderão existir algumas pequenas escaramuças iniciais, mas nada de grave. :)
No entanto, tratando-se de uma égua, vê lá se não vais criar uma "discussão" entre os garranos inteiros que possuas na altura em que a égua tiver o cio!!! 8)
Quanto aos espaço disponível para os libertares, dou-te o meu exemplo:
costumo soltar um potro de 3 anos e meio e outros três cavalos de idades entre os 6 e os 8 anos de idade numa área de cerca de 3.200m2. Nunca tive quaisquer problemas, para além dumas dentaditas no potro que é para ela abrir a "pestana" :D :D :D
No entanto, tratam-se de 3 cavalos castrados e apenas um inteiro, pelo que não é a mesma coisa do que misturar uma égua e cavalos....(coisas das hormonas :twisted: )

Um abraço
Afonso

mobix
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 60
Registado: quarta nov 02, 2005 1:42 pm
Localização: V.N.Famalicao/Vila Verde

.....

#26 Mensagem por mobix » terça jan 10, 2006 1:16 pm

Ora bem amigos é assim tb nao tenho um arsenal de garranos, agora até so tenho uma égua (3anos) e um poldro (11meses) pois tinha outra égua mas foi passear e ja vem(ou seja fugiu mas os entendidos dizem que ela volta por isso é que digo que ja vem).Mas pelos comentarios obtidos axo que nao vai haver problemas pois o poldrinho ainda nao pensa em cio das éguas.Coitadinho para ja só quer umas festas e muito de comer.Mas obrigado a todos pelos conselhos.
A TODOS O MEU MUITO OBRIGADO
Saudaçoes Marialvas
Rui

Pedro T.
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta jan 26, 2005 5:43 pm

#27 Mensagem por Pedro T. » terça jan 10, 2006 8:47 pm

Obrigado amigos

pela vossa reacção ao meu episódio com a “Miragem”, e olhe amigo João a minha juventude já entrou na ternura dos 40 mas em grande forma é certo ...... risos, essa do encantador de cavalos é um bocado forte, obrigado amigo. Já agora devo dizer que com os garanhões a relação é sempre um bocado mais tempestuosa, estou a agora a tentar educar um filho da “Miragem” (já come à mão com a delicadeza da mãe) mas vamos lá ver. As éguas são mais caprichosas e mais alerta (não fossem elas o comando da manada) mas uma vez conquistadas e confiando em nós é uma relação mais poderosa. Eles precisam sempre da mão mais firme, vão sempre tentando esticar-se. Com a velhice normalmente melhoram mas até lá a testoterona desequilibra um bocado.

Obrigado a todos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#28 Mensagem por João dee Deus » terça jan 10, 2006 10:09 pm

Pedro

Agora apanhaste-me!!! :oops:

Mas ainda bem,porquen transmites na tua escrita uma juventude que a terás de certeza absoluta.

Quanto à ternura,comigo não foi assim,porque essa ternura dos 40,só me chegou aos 60.

A respeito do encatador,quis transmitir a idéia de que quem consegue um entrosamento com os Cavalos,tem um lugar especial perante eles.

Nas descrições que o Joaquim faz,que até ver são reacções obvias que os homens dos Cavalos conhecem,só se podem admirar as pessoas que também se admiram e pensam que é em virtude de um grande treino, que as cabras se exibem fazendo equilibrio em cima do fundo de uma garrafa.
Pode ser uma comparação pobre,mas não me agrada o aproveitamento de factos, para porem de boca aberta os mais distantes dos cavalos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#29 Mensagem por AnaE » quinta jan 12, 2006 12:34 pm

Ontém estive a "brincar" com o meu cavalo ás touradas... podem rir, podem achar que não é correcto, mas a verdade é que eu e ele divertimo-nos imenso com esse jogo.

Quando o solto no picadeiro, depois de umas voltinhas para espairecer e rebolar-se, vem logo pedir para que me meta com ele. É muito engraçado observar a agilidade com que ele foge das potenciais "investidas" voltando logo a pedir mais, num trote altivo, quase passage.... quem me dera conseguir que ele demonstrasse esse entusiasmo e leveza quando montado... mas pelo menos é inspirador.

:D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#30 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 12, 2006 12:46 pm

É assim......de peito aberto!!!

Cuidado é com as "alegrias" feitas à meia volta com a garupa no ar :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Veterinária”