Queda do pelo

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

Queda do pelo

#1 Mensagem por karindabyte » segunda abr 10, 2006 9:45 pm

Boa tarde a todos...

Estamos na altura da queda do pelo, mas será normal, a queda ser tão acentuada que quase fica pelado???

O cavalo em questão é capado, e verifiquei que ele tem zonas do corpo que o pelo não é muito abundante :shock: principalmente na zonas laterais junto ao pescoço. Será uma micose?

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » segunda abr 10, 2006 11:26 pm

Sinceramente isso não parece nada normal, podem uma micose, fungos ou um problema hormonal. Acho que era de perguntar ao veterinário.

as melhoras

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#3 Mensagem por Mimi Pinto » sexta abr 14, 2006 11:15 pm

Uma visita do Veterinario nao lhe faria mal...pois isso não é la muito frekuente e pode ser algo sério... a queda de pelo é normalissimo mas acentuada de maneira a ficar pelado em certas zonas, deve ser caso de preocupaçao
Beijinhos
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pelo

#4 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 16, 2006 4:54 am

Mas sendo neste mês,concerteza é a queda natural,só que a diferença é tanta que parece que ficou sem pêlo.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#5 Mensagem por karindabyte » segunda abr 17, 2006 5:08 pm

Viva,

Já falei com o veternário e ele também acha que
não é razão para alarme , pois nesta altura é prefeitamente normal
A ilusão óptica também conta pelos vistos :D

Cumprimentos

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#6 Mensagem por ANA. » quarta abr 26, 2006 4:01 am

Olá,

já que estão a falar de pelagens, gostava de pedir ajuda.
O meu bicharoco tem umas feridas na garupa, que ainda não cicatrizaram completamente. A zona ficou sem pelo, e está com crostas. Há alguma coisa que lhe possa fazer para garantir que o pelo volta a crescer ? O Halibut ajuda?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pelo

#7 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 26, 2006 4:56 am

ANA

Já fazia tempo que não dizias nada.


As crostas,se farinhentas volumosas e brancas,não deixam crescer o pelo,por isso deves besuntar com vazelina para manter uma certa humidade e maleabilidade que são essenciais para o crescimento do pelo.

O Bepantene é bom para isso,mas dpois da crosta ter saido com a vazelina.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » quarta abr 26, 2006 5:49 am

ANA. Escreveu:Olá,

já que estão a falar de pelagens, gostava de pedir ajuda.
O meu bicharoco tem umas feridas na garupa, que ainda não cicatrizaram completamente. A zona ficou sem pelo, e está com crostas. Há alguma coisa que lhe possa fazer para garantir que o pelo volta a crescer ? O Halibut ajuda?
Olá Ana,
O halibut (é essencialmente constituido por vitamina A) é bastante bom para a maioria das feridas.
Cumprimentos
Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » quarta abr 26, 2006 6:08 pm

...sim, todas as pomadas gordas são boas... vaselina, halibut, mitosyl! Rápidas melhoras! :wink:

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#10 Mensagem por PedroCruz » quarta abr 26, 2006 9:55 pm

Já agora, a minha Xaquira tamebm ganha uma especie de cascas na pelo garrote!São uma especie de feridas mesmo onde nasce a crina.Alguém sabe o que é?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

caspa

#11 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 26, 2006 10:06 pm

Pedro

Possivelmente é um "caspa" que se junta na base das crinas por serem mal lavadas ou....o pessoal tem o hábito de lavar os cavalos suados ainda muito quentes.Acontece que acabam de lavá-los,escorrem-nos,pensando que ficaram limpos,mas como estão ainda a segregar suor,ele acumula-se na base dos pêlos.Pode ser isso.
Deve, quando se chega de um passeio mais exaustivo,esperar uns minutos para o suor sair por completo e só depois começar a lavá-los.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » quarta abr 26, 2006 11:38 pm

... há cascas e caspas. Se forem crostas muito grandes e com ferida pode ser uma micose ou sarna.

Há uns desinfectantes próprios que se podem usar de vez em quando para dar uma geral no cavalo, quando começam a parecer umas maleitas mais ou menos permanentes.

Eu pelo menos uma ou duas vezes por ano dou um banho com Betadine da embalagem vermelha (que é para usar como sabão) mas há uns produtos equivalentes especificos para uso veterinario. Sabão azul também é muito bom quando há sitios em que se têm dúvidas que há irritação.

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#13 Mensagem por ANA. » quinta abr 27, 2006 1:42 am

Obrigada pelas dicas. Não vai ser fácil manter a zona das feridas untada, porque o bicho ainda anda no campo. Mas ele é mansarrão e quando lhe cheira a uma mão cheia de ração vem sempre ter connosco. :lol:
João, não tenho dito nada mas tenho aprendido muito desde o regresso do fórum. Tenho prestado muita atenção à discussão sobre a sabedoria dos estrangeiros para promover o cavalo lusitano.

Pedro, o cavalo que eu costumo montar também ganha umas caspas brancas na rabada. É ruço e, para além disso também fica com umas "areias" pretas muito pequeninas na zona da garupa e nas pernas. Quando se escova aparecem mais e mais!!!
Não sei se será algum bicho, ou se é simplesmente sujidade. A verdade é que assim que o tempo melhora e os banhos podem ser mais longos, consigo erradicar tudo com sabão azul e branco: tanto as caspas como as bolinhas pretas. Tem outra vantagem: o cheiro que o sabão azul e branco liberta no dia seguinte é muito bom!

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#14 Mensagem por Mimi Pinto » quinta abr 27, 2006 1:45 am

ANA
se tens vindo a observar o topic da sabedoria dos estrangeiros para apromoçao do cavalo lusitano...porque nao partilhares a tua opiniao conosco sobre esse assunto??
Cumprimentos marialvas
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#15 Mensagem por ANA. » quinta abr 27, 2006 2:13 am

Mimi,

conheço muito pouco da realidade dos produtores portugueses. Não sei o que os levou a vender os sementais para o brasil e para frança. Não sei se as dificuldades económicas justificam tudo, ou se houve leviandade.

Não sei se estão a falhar os organismos estatais responsáveis pela promoção do país no estrangeiro... ou se neste momento ainda podemos dizer que somos os melhores nesta matéria. Somos? Eu não sei, por isso não quis dizer nada.

O que tinha para dizer, sem estar a mandar bitaites para o ar, era a pena e a vergonha como portuguesa, que sinto sempre que compro livros estrangeiros de fotografias de cavalos... e os lusitanos que aparecem são produto nascido longe... ou em frança, ou no brasil. E os mesmos livros dão sempre mais espaço aos cavalos espanhóis. Mas não tenho dados sérios para acrescentar à discussão. Sorry...

Responder

Voltar para “Veterinária”