Queda do pelo

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#16 Mensagem por Mimi Pinto » quinta abr 27, 2006 2:21 am

ANA
Também nao sou nenhuma experiente neste assunto...falo do que ouço...do que vejo em documentários...do que vou lendo...exprimo a minha opiniao, a minha sicnera tristeza por ver o cavalo portugues a seguir outros caminhos...a opiniao de todos(mesmo quando sabemos pouco do que estamos falando)aqui neste humilde forum é bastante importante, é importante lermos a opiniao que cada um dos participantes tem acerca de cada assunto diferente. e neste tema em especial aguardo ansiosa que seja lido por algum senhor que esteja na frente de uma coudelaria e que este exprima a sua opiniao e nos possa dar algumas luzes sobre o porque da venda de sementais para o brasil, etc etc..
Não precisas de pedir desculpa ANA, apenas falei porque axu que era bom mais foreiros a participarem e nao apenas a se limitarem a ler. ainda a pouco eu e a anaE constatmos um facto bastante triste...por engano ela no lugar de responder no topic de campeonato de TREC, criou um novo topic denominado TREC onde deu a resposta, mas foi um engano, eu dei p lapso e cm estava a conversar com ela no msn avisei-a...n espaço de 5min(tempo de ela criar o topic, apercebermo-nos da falha, mudar o topic p sitio correcto e por resposta avisar d engano)o topic que ela criou e que eu por engano lhe respondi lá e lg mudei, foi visto 7 vezes e onde apenas eu e ela falamos... :oops: é triste constatar estes factos...
Espero ver-te participar mais vezes em varios temas, mesmo que nao estejas muito dentro do assunto :D
Cumprimentos MArialvas
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#17 Mensagem por luis pedro » quinta abr 27, 2006 8:29 am

ANA. Escreveu:Obrigada pelas dicas. Não vai ser fácil manter a zona das feridas untada, porque o bicho ainda anda no campo. Mas ele é mansarrão e quando lhe cheira a uma mão cheia de ração vem sempre ter connosco. :lol:
João, não tenho dito nada mas tenho aprendido muito desde o regresso do fórum. Tenho prestado muita atenção à discussão sobre a sabedoria dos estrangeiros para promover o cavalo lusitano.

Pedro, o cavalo que eu costumo montar também ganha umas caspas brancas na rabada. É ruço e, para além disso também fica com umas "areias" pretas muito pequeninas na zona da garupa e nas pernas. Quando se escova aparecem mais e mais!!!
Não sei se será algum bicho, ou se é simplesmente sujidade. A verdade é que assim que o tempo melhora e os banhos podem ser mais longos, consigo erradicar tudo com sabão azul e branco: tanto as caspas como as bolinhas pretas. Tem outra vantagem: o cheiro que o sabão azul e branco liberta no dia seguinte é muito bom!
Olá Ana,
A lavagem com sabão azul e branco deixa realmente o cavalo limpo (lavado) mas convém não exegerar pois o sabão lava em demasia a gordura natural da pele e da pelagem provocando, por reacção, uma segregação exagerada da referida gordura.
Cumprimentos,
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#18 Mensagem por luis pedro » quinta abr 27, 2006 8:40 am

ANA. Escreveu:Mimi,

conheço muito pouco da realidade dos produtores portugueses. Não sei o que os levou a vender os sementais para o brasil e para frança. Não sei se as dificuldades económicas justificam tudo, ou se houve leviandade.

Não sei se estão a falhar os organismos estatais responsáveis pela promoção do país no estrangeiro... ou se neste momento ainda podemos dizer que somos os melhores nesta matéria. Somos? Eu não sei, por isso não quis dizer nada.

O que tinha para dizer, sem estar a mandar bitaites para o ar, era a pena e a vergonha como portuguesa, que sinto sempre que compro livros estrangeiros de fotografias de cavalos... e os lusitanos que aparecem são produto nascido longe... ou em frança, ou no brasil. E os mesmos livros dão sempre mais espaço aos cavalos espanhóis. Mas não tenho dados sérios para acrescentar à discussão. Sorry...
Olá Ana,
Os criadores portuguêses tal como os de outras nacionalidades criam cavalos (on se incluem os sementais) para os vender, no pais de origem ou no estrangeiro.
Para evoluir temos de criar melhor que os outros a solução não é, concerteza, evitar que os outros criem para que os nossos sejam os melhores.
Cumprimentos,
Luis Pedro

PedroCruz
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 83
Registado: terça out 18, 2005 11:27 am
Contacto:

#19 Mensagem por PedroCruz » quinta abr 27, 2006 7:11 pm

Obrigado a todos!Vou experimentar e depois comunico o resultado!Agora no verão é mais fácil tratar pois os banhos são mais frequentes!

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#20 Mensagem por ANA. » sexta abr 28, 2006 1:58 am

Viva,

Luis o que se deve usar para lavar o pelo diariamente, para não provocar esse efeito do sabão azul e branco?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#21 Mensagem por luis pedro » sexta abr 28, 2006 7:16 am

Olá Ana,
A velha e boa limpeza, passar o cavalo todo com uma almofaça de borracha depois a brussa (sempre primeiro contra o pêlo e depois ao correr do pêlo) auxiliada pela almofaça de ferro que retem o pó e caspa que fica agarrado á almofaça e por fim a cardoa e ou um pano para retirar o pó que assentou em cima do cavalo em resultado da limpeza. Não esquecendo a limpeza das crinas e cauda em que uma mão vai fazendo (segurando) pequenas madeixas sucessivas e a outra segurando a cardoa limpa a pequena porção de pele que assim fica á vista e a limpeza dos cascos.

Cumprimentos,
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Ainda a limpeza

#22 Mensagem por luis pedro » sexta abr 28, 2006 7:20 am

Olá Ana,
Esqueci-me de referir a utilização dos aspiradores, estes são bastante eficazes facilitando o trabalho.

Cumprimentos,
Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#23 Mensagem por AnaE » sábado abr 29, 2006 3:16 am

Olá ANA, pareceu-me que houve uma aquisição, estou certa?
Se sim muitos parabéns... agora começa uma grande aventura. :D

Os ruços são tramados... estão sempre sujos, e com a idade vão ficando mais brancos é cada vez pior.

Acho que banho todos os dias é de evitar, e a solução de limpeza a seco recomendada pelo luís Pedro parece-me a mais certa, dá um certo trabalho e muitas vezes não fica impecável, mas fica o suficiente para o trabalho normal.

Essas areias nas patas... serão crostinhas que se libertam quando escovas ou passas a mão?... podem ser arestins que é comum aparecerem quando há excesso de humidade (seja de banhos ou mesmo do próprio solo). Aí o tratamento não é sabão azul, é um medicamento especifico, pois se prolifera pode tornar-se doloroso para o cavalo e espalhar-se por outras zonas do corpo.

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#24 Mensagem por ANA. » sábado abr 29, 2006 8:38 am

Olá AnaE

há bicharoco novo, sim! Mas este ainda não está muito sujeito a banhos. Tem dois anos e anda ainda no campo. Não é que não esteja mesmo a precisar... ainda por cima está naquela fase em que lhe está a cair o pelo do inverno: metade ovelha, metade cavalo. Dá mesmo vontade de umas valentes escovadelas...

O que se sujeita a banhocas diárias é ruço...quase branco. Às vezes fico com a sensação de que ele adora a rotina do banho, da secagem ao ar livre enquanto aproveita para pastar ervinha fresca. Estou convencida de que é por isso mesmo que depois ele se rebola alegremente em cima de... coisas mal cheirosas dentro da boxe. 8)

Bom fim de semana a todos! Pode ser que tenha o prazer de conhecer algum de vós estes dias para os lados de Porto SAlvo. Alguém vai à Festa do Cavalo?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

poldro

#25 Mensagem por João dee Deus » sábado abr 29, 2006 4:36 pm

ANA

Para quem realmente gosta de Cavalos,vê-los em liberdade todos sujos e a olhar para ti como quem pergunta:Estou bonito ou não estou.??......tem de reponder-lhe que sim,e sentir o que respondeu.

Não lhe arranques o pêlo,deixa a Natureza trabalhar,o homem quando mete a mão é só para estragar.
O póprio exercício de se espoujar para arrancar o pêlo,serve de evolução para ele, no sentido de associar a causa efeito.Se o privares desta evolução estás a mexer até com a genética.
Mas isso são pormenores que amiude são ignorados pelos "técnicos credenciados".

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#26 Mensagem por ANA. » domingo abr 30, 2006 1:41 am

João

passo horas a observá-los no campo. A tentar perceber as relações dentro do grupo, a hierarquia, com quem se "coçam", com quem caminham, de quais se afastam. Não tenho formação que me permita tirar qualquer tipo de conclusões, só gosto mesmo da sensação de bem estar que dá ficar ali parada a olhar para eles. Felicidade mesmo é quando ao fim de algum tempo eles páram de fazer de conta que não me viram, e se aproximam para me inspeccionar.
Agora João, eu acho que o que ele me pergunta é : trazes cenourinha ou ração??? Mas fica contente se receber uma mão cheia de erva fresca. :D

Vou resistir à tentação de chatear o poldro com sessões de higiene desnecessárias, e como o João explica, até prejudiciais ao desenvolvimento dele. Temos muito tempo.

A decisão de escolher um animal desta idade também teve por base a curiosidade de aprender o que não é possível dentro das cocheiras. Conheço-o desde os primeiros meses de vida, e ele vai continuar integrado no grupo onde nasceu. Sem pressa nenhuma de dar inicio ao desbaste ou ao ensino.

Desta vez vai correr tudo bem! :wink:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

poldro

#27 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 30, 2006 8:07 am

ANA

Nunca leves nada para ele comer.NUNCA.

A amizade tem de ser outra,porque ele só é capaz de ter uma.

Se estiveres no meio deles na manada com frequência, podes ter a certeza que o teu poder de observação e de relacionar as coisas,vai aumentar.Tens é de estar atenta.Eles não fazem nada sem sentido nem lógica.Tudo tem uma explicação,tens é de descobri-la.Podes até em principio inventá-la,porque depois virá a inspiração que a aperfeiçoará.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#28 Mensagem por ANA. » domingo abr 30, 2006 8:47 am

João,

ainda agora comecei e já meti o pé na argola. Porque é que levar comida é mau ? Ele não é capaz de me ver para além desse gesto? Dou-lhe a ração quando chego e depois estou imenso tempo por ali... sem mais engodo.. Bom, não estou a tentar defender o meu disparate, estou aqui a pensar alto...

Obrigada pelo conselho. Mesmo antes que me possa explicar a razão eu não volto a levar comida. A verdade é que a cenoura ou a mão cheia de ração serviam para "meter conversa". Isto começa a complicar-se.

Ele agora vai "ressentir-se" do tipo miudo mimado?
Cá estarei na terça feira para fazer o relatório de danos e prejuízos!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

engodo

#29 Mensagem por João dee Deus » segunda mai 01, 2006 5:30 am

ANA

Exatamente.Ele vai te dar cabeçadas à espera que lhe dês a ração.Pode até tentar mordiscar-te para se fazer entender melhor.
Todas as vezes que ele tentar beliscar-te com os beiços,leva logo uma palmada no focinho.Logo.
A autoridade e desciplina devem estar sempre presentes.
De quantas unidades se compôe a manada,?Há lá algum garanhão.?
A égua é montada.?Pelo que dizes dela não deve ser.

Não sendo pela goluseima ele só apreciará a tua companhia se lhe deres segurança numa situação local.Vê o que ele teme na manada,ou respeita mais, e tenta levá-lo lá perto.Do tipo"ao pé de mim ninguém te bate".
Leva-o a pastar à mão com uma corda,para junto da égua matriarca que em princípio está a pastar no melhor e mais apetitoso lugar,pois é ela que conduz a manada na escolha do pasto.

Tens muito que apreciar,assim tenhas engenho e arte.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#30 Mensagem por omega2 » quarta mai 03, 2006 7:17 am

olá a todos. voltei...
a minha égua, quando veio para mim estava com principios de tinha. a vet disse me para dissolver pecusanol num litro de agua e dar lhe banho com o produto durante uma semana. ficou boa e nunca mais teve nada. eu acho que aquilo que vou dizer pode ser aplicado a qualquer animal peludo. a queda de pelo so é realmente preocupante se tiver feridas, manchas ou erupções na pele. agora que esta a começar o verão é normal o pelo de inverno soltar se e cair.
bem, peço desculpa pela minha ausencia mas muitas coisas se passaram nos ultimos tempos.
saudações.
Ana Sousa
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

Responder

Voltar para “Veterinária”