Queda do pelo

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Mensagem
Autor
mmaria
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sexta dez 14, 2007 1:06 am
Localização: arredores lisboa

Re: Queda do pelo

#31 Mensagem por mmaria » segunda jul 06, 2009 5:26 pm

Olá,

Eu tenho um cavalo que me deixa desesperada com o pêlo... há cerca de 2 meses foi mesmo desesperante, porque o cavalo coçava-se de tal maneira que ficou com feridas.. a veterinária disse-me para fazer um tratamento que não foi suficiente e eu encontrei um «spray maravilha» no decathlon mesmo para caspa, só que caiu a caspa e a pele... tive que lhe dar antibiótico e o pêlo começou finalmente a crescer... tudo ia bem, quando, na semana passada começa a coçar-se outra vez... já tentei de tudo... imaverol, betadine vermelho, sabão azul e branco... desespero! Pensamos que sejam as moscas que põem os ovos debaixo da pele e faz ferida... e não consigo eliminar as moscas a 100%, por isso agradeço aconselhamento... :D
Especialmente para as moscas :?
Eu acho que este bicho tem a pele mais seca que o normal, deve ser dos banhos, mas se não lhe der banho aí é que o caso fica mesmo mal... enfim, aceitam-se ideias, e já vi que aqui há muitas... ainda bem que inventaram estes fóruns...
Saudações a todos :D

mmaria
(...) a cavalo, sentir o cheiro da chuva, nessa imensidao de montes verdejantes, onde o vento marca o ritmo, passeamos qual centauro (...)

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Queda do pelo

#32 Mensagem por PaulaDS » terça jul 07, 2009 5:27 pm

Areas de alopecia (sem pelo) nunca sao normais, nao existe isso que na epoca da troca do pelo è normal o cavalo ficar com zonas sem pelo.
As causas podem ser devidas à presença de certas plantas na pastagem ou no feno, mas tb poderia ser sweet itch (nao sei a traduçao em portugues) - alergia aos insetos sobretudo aos culicoides, ou se acontecesse no periodo em que chove muito poderia ser um problema baterico, e o aspeto è um pouco diferente e o bichinho responsavel chama-se Dermatophilus congolensis, nao sei o nome da patologia em portugues.
De qualquer maneira cada uma destas possibilidades se reconhece das outras facilmente, por exemplo na alergia dos culicoides ha alopecia tb na barriga e na base da cauda e nas crinas. Nao vou descrever as outras porque senao nao chamariam o veterinario e tentariam de fazer diagnose etc sozinhos, talvez errando e comprometendo assim a saude do cavalo.
Notem que eu nao sou veterinaria, sò fotografa, por isso nao me deem muito credito ao que eu escrevo.

mmaria
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sexta dez 14, 2007 1:06 am
Localização: arredores lisboa

Re: Queda do pelo

#33 Mensagem por mmaria » quarta jul 08, 2009 7:34 am

Olá Paula,

Muito obrigada pela resposta, fiquei mais informada... de qualquer maneira a veterinária já se tinha referido as moscas como causa... o que eu procuro são tratamentos possíveis, de preferência com produtos naturais, sou fã da natureza :D
Aliás os químicos são princípios activos manipulados que se encontram (alguns já são inventados..) na natureza..., só que não é mesma coisa... por isso que eu prefiro os naturais, espontâneos..
Percebi que trabalha com fotografia, de cavalos? dá para viver disso? Deve ser fantástico...

Saudações
mmaria
(...) a cavalo, sentir o cheiro da chuva, nessa imensidao de montes verdejantes, onde o vento marca o ritmo, passeamos qual centauro (...)

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Queda do pelo

#34 Mensagem por PaulaDS » quarta jul 08, 2009 4:12 pm

Sim, dá para viver de fotografia de cavalos, sim. Perfeitamente. Ao contrario do que acontece em Portugal, nos outros países as revistas, os criadores, os sites, etc acham normal pagar os fotógrafos ;-) e por isso como eu NÃO vivo em Portugal vivo perfeitamente do meu trabalho de fotografa.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Re: Queda do pelo

#35 Mensagem por AnaE » quarta jul 08, 2009 5:44 pm

Olá mmaria, uma boa maneira, mas nem sempre prática, de evitar moscas em cavalos estabulados é colocar uma ventoinha a funcionar na box. A circulação do ar evita que as moscas permaneçam no local e no Verão ajuda a refrescar o ambiente.

Claro que é uma solução cuja viabilidade depende de vários factores e que tem que ser implementada com algum cuidado para evitar acidentes.

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

Re: Queda do pelo

#36 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta mar 12, 2010 5:07 pm

Paula,
No centro hípico onde tinha o meu cavalo havia lá um que fazia feridas de verão horríveis, e portanto as donas arranjaram uma forma do cavalo não ter uma única mosca no verão:
A portinhola da box foi forrada com rede, puseram uma luz negra lá dentro (as moscas chegam-se a ela e morrem carbonizadas) e claro um cobrejão para as moscas que cobria da ponta do nariz à ponta da rabada. Actualmente também existem umas "botas" antimoscas para por nos membros dos cavalos.
Espero que ajude.

Responder

Voltar para “Veterinária”