Suor Excessivo

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Catarina Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Lusitanas
Iniciado
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 05, 2006 8:33 pm

Suor Excessivo

#1 Mensagem por Lusitanas » sábado jul 01, 2006 8:31 pm

Bons dias

Há dias, vi um cavalo, que, ao ser passado à guia uns 5-10 min, normalmente e sem grandes esforços, começou a suar imenso como se tivesse feito um esforço enorme ou super prolongado. Será indício de doença?

Cumprimentos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

suor

#2 Mensagem por João dee Deus » domingo jul 02, 2006 3:31 am

Lusitanas

O caso que pôes é bastante subjectivo.

Primeiro não estiveste a cornometrar porque não sabias o que ia acontecer,e se foram 15 minutos já pode ser normal devido às temperaturas de agora.

Se o Cavalo não estava "rodado"o pior não foi o suor e sim os esforços de tendões que se foi o caso estavam "congelados".(rijos).
Isto do congelado é um figurativo meu, porque os tendões com a imobilidade teem um processo progressivo de endurecimento e só com a paciencia de quem espera que algo descongele,se deve actuar com exercicios na recuperação da elastecidade.É só para dar uma ideia...

De qualquer maneira e para memória futura,na passagem á guia que tenha 10 metros,o suor deve aparecer por igual no corpo todo,porque ele aparece primeiro onde os musculos estão a sofrer mais,e se for por igual em principio está tudo bem.No entanto se a guia for muito curta,castiga mais os anteriores e o suor aparece primeiro nos peitos e espáduas o que é normal.

A alimentação também pode dar origem a suores abundantes pela dissolução da camada adiposa que certas rações provocam e os pòem redondos mas que depois de um esforço a perdem.

Há mais razões que até podem passar pelo animico,mas isso são "outros 500",como se dizia...

Mas de doença não me parece seja prenuncio.mas.....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Veterinária”