Fórum Cavalonet
Data/Hora: quarta jul 23, 2014 2:56 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 17 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 1:07 am 
Desligado
Sela 04 (estribo de bronze)

Registado: quinta mar 23, 2006 9:25 pm
Boa tarde,

tenho andado muito curiosa com o TREC, e até que consiga ir assistir a uma prova ainda vai demorar... como a minha escola de equitação neste momento é virtual :D gostava de pedir que alguém publicasse aqui uma carta topográfica para eu tentar perceber um bocadinho melhor a prova de orientação!

Ali√°s... gostava de saber mais, muito mais acerca do TREC!
:shock: :shock: :shock:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 2:48 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm
aqui vai um extracto de uma carta topográfica, correspondente a uma folha da Carta Militar de Portugal que é cartografia oficial do País e neste caso surge à escala 1/25000 o que quer dizer que um metro de desenho corresponde a 25000 metros (25km) na realidade.
Imagem

Para ver se esta carta est√° na escala certa, a quadr√≠ula que est√° representada em linhas azuis deve formar quadrados de 4 cm (que correspondem √† dist√Ęncia real de 1 km).

Nesta carta √© poss√≠vel observar a indica√ß√£o do relevo to terreno atrav√©s de curvas de n√≠vel, linhas de √°gua, rede vi√°ria, edifica√ß√Ķes, marcos geod√©sicos, vegeta√ß√£o e muitas outras informa√ß√Ķes que se encontram na Legenda que sempre acompanha estas cartas.

Aconselho-te a visitar o site da ANTREC e a informares-te se é possível fazer a formação on-line que incide também sobre este tema.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 2:58 am 
Desligado
Mestre de Equitação

aqui está um link para a Legenda que é igual para toda a Carta Militar de Portugal (esc. 1/25000)
http://img341.imageshack.us/my.php?image=legenda25milvd9.png

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 5:42 am 
Desligado
Mestre de Equitação

outra informação util que me esqueci de referir... a posição das letras indicam o Norte, ou seja se estamos a ler a carta com as letras na posição correcta ... é sinal que ela está orientada a NORTE (em cima), SUL (em baixo) etc etc

Assunto da Mensagem: .
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 6:27 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: quarta fev 16, 2005 12:49 am
Ana

Esqueceste-te tambem de assinalar a tua casa.... :lol: :lol: :lol:

Essa escala não é de 1/50.000.?

sauda√ß√Ķes marialvas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 6:59 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Registado: domingo mar 19, 2006 8:16 am
Ol√° Ana Sofia,

Procura em: http://www.igeoe.pt/ tem muita coisa que te pode ajudar.

Luis Pedro

Assunto da Mensagem: Orienta√ß√£o
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 7:00 am 
Desligado
Monitor de Equitação

Registado: segunda dez 12, 2005 8:19 pm
Hoje é um dos dias em que me deu maior prazer visitar o Fórum!

FINALMENTE observo o interesse espont√Ęneo na descoberta do TREC!

Estamos no bom caminho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pois bem... a orientação é a "fase maior" do TREC.

Cavalo e cavaleiro têm de seguir um determinado percurso pensado pelo Traçador de POR e transmitido através de um carta topográfica (normalmente à escala de 1:25000, ou seja, 1cm na carta corresponde a cerca de 250mts no terreno). Claro está que a sua leitura e interpretação tem de ser cuidada... 1 cm em Santarém é diferente de 1cm no Gerês! Falo claro está dos acidentes de terreno, pelo que, devemos ter especial atenção às curvas de nível apresentadas na carta.

Este tipo de interven√ß√Ķes no f√≥rum s√≥ me d√£o vontade de continuar a lutar pelo TREC.

Disponham para ajudar em tudo o que entenderem necess√°rio.

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 7:15 am 
Desligado
Mestre de Equitação

A Carta Militar de Portugal existe à escala 1/25000, 1/50000, 1/250000 e 1/500000.

O extracto na imagem é da escala 1/25000 que é a escala mais utilizada para fins de orientação.

Estas cartas são produzidas pelo Instituto Geográfico do Exército...http://www.igeoe.pt/

...efectivamente a minha casa n√£o est√° representada porque n√£o moro na zona! 8)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 7:17 am 
Desligado
Mestre de Equitação

...puxa... floresceram mensagens enquanto escrevia a mensagem!... e ainda bem! :D

Assunto da Mensagem: Orienta√ß√£o
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 7:25 am 
Desligado
Monitor de Equitação

Registado: segunda dez 12, 2005 8:19 pm
A AnaE referiu bem que a escala mais utilizada na orientação A CAVALO é a de 1:25000, na orientação pedestre é a escala 1:5000 e na orientação motorizada (automóvel/mota) é a de 1:50000.

A utilização de uma determinada escala está directamente ligada à VELOCIDADE alcançada.

De referir que quanto MENOR for a escala MAIOR é o detalhe do terreno.

Quanto ao NORTE, temos de ter em considera√ß√£o o Norte GEOGR√ĀFICO, o Norte Magn√©tico e o Norte CARTOGR√ĀFICO, pelo que poderemos dizer que estamos orientados quando fazemos coincidir o Norte Magn√©tico com o Norte Cartogr√°fico e o relacionamos (declina√ß√£o) com o Norte Geogr√°fico.

Normalmente as Cartas topográficas apresentam no canto superior esquerdo a declinação magnética relativa ao ano de emissão da carta... depois é fazer contas!

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 08, 2007 5:17 pm 
Desligado
Sela 04 (estribo de bronze)

Registado: quinta mar 23, 2006 9:25 pm
OK, ent√£o numa POR √©-me entregue uma carta topogr√°fica com que indica√ß√Ķes?! Alguma coisa como Ponto de partida e ponto de chegada? Mais??? J√° percebi que h√° certas limita√ß√Ķes durante a prova... por exemplo?!?! :?:

Iaginem que eu n√£o percebo NADA de TREC (e n√£o percebo :lol: ) e vou participar na minha primeira prova (que n√£o vou :lol: - pelo menos para j√°)... expliquem-me tudo o que preciso saber do funcionamento da POR!!! Regras, exemplos de provas que tenham j√° decorrido, etc!

E desde j√°, obrigada pelo interesse em ajudar-me!

Assunto da Mensagem: LEITURA DE UMA CARTA TOPOGRAFICA
MensagemEnviado: domingo mar 25, 2007 4:30 am 
Desligado
Espectador

Registado: terça mar 20, 2007 6:50 am
OLA ANASABREU
O MELHOR QUE TEM A FAZER √Č IR A PROVA QUE VAI HAVER NA COMPANIA DAS LEZIRIAS NO DIA 14 DE ABRIL E VER COM OS SEUS PROPIOS OLHOS COMO AS COISAS SE PASSAM.SER√Ā UMA BOA OPORTUNIDADE PARA FALAR COM CONCORENTES E ORGANIZA√áAO PARA LHE TIRAREM TODAS AS DUVIDAS.ESTOU-LHE A RECOMENDAR ESTA PROVA POR SER RELATIVAMENTE PERTO DE SANTAREM.
SAUDAÇOES HIPICAS.

Assunto da Mensagem: Re: Orienta√ß√£o
MensagemEnviado: quinta mar 29, 2007 12:35 am 
Desligado
Sela 07 (estribo de prata)

Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
cervantes Escreveu:
FINALMENTE observo o interesse espont√Ęneo na descoberta do TREC!

Estamos no bom caminho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pois bem, o interesse existe, o que n√£o existe √© a facilidade de o p√īr em pr√°tica! Principalmente para quem reside no norte de Portugal!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 29, 2007 5:42 am 
Desligado
Mestre de Equitação

Citar:
Principalmente para quem reside no norte de Portugal!

Horses-s, realmente fico espantada com a sua afirmação pois se consultar os locais de realização de provas e locais onde é possível aprender a modalidade... nenhum se localiza Sul do Tejo :shock: algumas até são bem a Norte!

O que dir√° um residente do Sul...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mar 29, 2007 7:03 pm 
Desligado
Sela 07 (estribo de prata)

Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Ana n√£o devemos andar a consultar as mesmas informa√ß√Ķes.

Ainda o ano passado as unicas provas feitas no norte do pais foram as de Arcos de Valdevez e as do Geres, quase todas as outras foram na zona do Alentejo.

Esperemos que este ano se façam mais pelo norte do país, especialmente no litoral.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 17 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal