novo tópico em modalidades

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Responder
Mensagem
Autor
jota_amorim
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça out 26, 2004 1:18 pm
Localização: Vila do Conde

#1 Mensagem por jota_amorim » segunda jan 03, 2005 10:26 pm

Ninguém partilha da minha ideia? Ou não conhecem a modalidade?
Tal como consta no site da FEP http://www.fep.pt, mais precisamente em http://www.fep.pt/Disciplinas/trec.asp :

" Turismo Equestre/TREC
Técnicas de Randonnée Equestre de Competição

Criada em França, em 1985, esta modalidade tem como objectivo desenvolver o ensino do cavalo e conferir aos praticantes uma maior autonomia que lhes permita viajar a cavalo com mais segurança.

A disciplina desenvolveu-se a partir do aperfeiçoamento do ensino do cavalo de sela, tendo em conta as dificuldades naturais de percurso que, aliadas às dificuldades de orientação, perturbam um simples passeio ou randonnée. É neste ponto que incide a avaliação de um “cavalo de TREC” e do cavaleiro, que terão que saber por onde e como desejam fazer um passeio, sem se perderem, controlando os andamentos, por forma a retirar o melhor partido das qualidades naturais ou adquiridas através do ensino.
Praticada um pouco por todo o mundo, esta modalidade mobiliza um grande número de praticantes, cujas idades variam entre os 12 e os 75 anos.

Em termos de provas, o TREC inclui três exercícios que se caracterizam, sobretudo, pelo respeitar das velocidades impostas, que são penalizáveis por excesso ou por defeito:

1 - Percurso de Orientação e Regularidade
Nesta prova, o ponto chave é seguir o itinerário marcado numa carta, respeitando as velocidades impostas, nas várias condições topográficas possíveis. O traçado varia entre 12 e 60 km, onde os concorrentes são surpreendidos por postos aleatórios de controlo de velocidade. Esta deve situar-se entre os 5 e 12 km/h.

2 - Percurso por Terreno Variado
Disputada parte a cavalo e parte a pé, ao longo de 2 a 5 Km. Os concorrentes terão que ultrapassar 12, 16 ou 18 dificuldades que podem variar entre saltar um tronco derrubado, galopar sob fasquias soltas, passar uma ponte estreita sobre um riacho, entre outras.

3 - Medição de Andamentos
Neste exercício é apreciado o ensino do cavalo, em que são cronometrados o galope mais lento e concentrado e o passo mais amplo e rápido possíveis.

Antes, ao longo das provas e mesmo no final, é feita uma inspecção e o equipamento utilizado é sujeito a avaliação. Tudo é inventariado, desde os ferimentos inesperados, à medicação, passando pela comodidade dos arreios, a ração, a água ou as bússolas e as lanternas utilizadas.
É ainda de referir que o TREC é uma disciplina de competição bastante económica e que não exige da parte do cavaleiro e do cavalo níveis exigentes de preparação."

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#2 Mensagem por JM-6 » terça jan 04, 2005 12:56 am

E é a disciplina com mais inscritos em frança..... porque existe uma grande % que vai para os saltos, outra para as restantes disciplinas e o restante(maior parte) segue para o TREC. :idea:
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

jota_amorim
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça out 26, 2004 1:18 pm
Localização: Vila do Conde

#3 Mensagem por jota_amorim » quarta fev 16, 2005 10:49 am

Já vi que ninguém conhece nem está interessado nesta modalidade.

JM-6 obrigado pela tua opinião.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Trec

#4 Mensagem por João dee Deus » quarta fev 16, 2005 11:11 pm

Ok! Já chegou a este forum alguém com quem falares.

Para começar,fazer passeios a cavalo é onde ocupo mais tempo na minha ocupação profissional,com Cavalos.
Daí ao TREC é um passo,(pelo que escreveste)embora confesse que não conheço nem nunca vi nenhuma prova.Tenho dois ou três cavalos que fazem os exercícios de que falas-te.Acabei agora de dizer quando respondi à CCE,que aqui onde estou "o pessoal"não sabe o que há-de fazer com os Cavalos,passeia,faz raides,e pouco mais.
Não sei o suficiente para fazer a divulgação,mas espero aprender alguma coisa contigo.

Fala o que sabes que eu estou atento,e sempre disposto a aprender.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#5 Mensagem por omega2 » quinta mai 05, 2005 5:50 pm

ola
gostava de saber se é possivel darem me mais algumas informaçoes sobre esta modalidade. tenho uma égua com doze anos e acho que ela tem um temperamento apropriado a este tipo de prova!!
obrigada!

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#6 Mensagem por cervantes » terça mai 30, 2006 10:29 am

Caro Omega2,

Passado um ano do seu "post" aqui estou eu para saber se ja sabe mais "qualquer" coisa sobre o TREC e quem lhe transmitiu essa informação. Ja assistiu a uma prova de TREC? Qual a sua actual opinião acerca do TREC?

Gostava de saber "coisas" do meu amigo.

Cts TRECeiros,


Virgilio Cervantes

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”