Desenvolvimento do TREC em Portugal?

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Mensagem
Autor
Tita
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: quinta out 06, 2005 9:28 am
Localização: Alentejo... Portugal...

#31 Mensagem por Tita » sexta out 28, 2005 8:16 am

Achei melhor esclarecer:

AC (Apresentação de Conjunto) - Verificação de material de transprte obrigatório, p.ex., kit de primeiros socorros para cavaleiro e cavalo, material de ferração, bússola...

POR (Percuro de Orientação e Regularidade) - seguir um itinerário marcado numa carta, respeitando as velocidades impostas, e ultrapassando as várias dificuldades topográficas que se venham a apresentar; o cavaleiro só fica a conhecer o percurso cerca de 20 minutos antes do início da prova e tem de o copiar de uma carta marcada pela Organização para uma em branco que fica na sua posse.

MA (Medição de Andamentos) - onde se julga ao cronómetro, o galope mais lento e concentrado e o passo mais amplo e rápido possíveis.

PTV (Percurso em Terreno Variado) - ao longo de 2 a 5 km o conjunto terá que ultrapassar 12, 16 ou 18 dificuldades, inspiradas em situações possíveis de passeio (banqueta, fosso, passadiço, sebe natural, tronco, abertura de cancela, maneabilidade, slalom...

Se quiserem mais algum esclarecimento eu, dentro do meu limitado conhecimento, posso tentar explicar.

Inté.
Tita

jota_amorim
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça out 26, 2004 1:18 pm
Localização: Vila do Conde

#32 Mensagem por jota_amorim » sexta out 28, 2005 11:01 am

Tita Escreveu:Sáb. 5/Nov - 08:00 - Início POR (o tal da carta topográfica que o jota_amorim falava que parte de Sta. Bárbara e termina para os lados da Golegã).
Exactamente POR, não me estava a lembrar do termo correcto, peço desculpa.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#33 Mensagem por João dee Deus » sexta out 28, 2005 11:09 am

Tita


Então o segundo dia é em Sta Bárbara,e não na Golegã como eu pensava.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Tita
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: quinta out 06, 2005 9:28 am
Localização: Alentejo... Portugal...

#34 Mensagem por Tita » sexta out 28, 2005 11:20 am

João

Sim, e o segundo dia tem a prova mais gira do TREC, na minha opinião - o PTV.
E como o circuito é mesmo ao lado do CH Sta. Bárbara dá para o pessoal andar por ali e ver os conjuntos transporem os obstáculos.

Pode ser que não chova... :P :P

Inté.
Tita

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#35 Mensagem por João dee Deus » sexta out 28, 2005 11:33 am

Tita

Pois é....isto de ter dois amores,é um problema.


Ainda vou resolver se vou nesse Domingo aos Cavalos ou à caça.

Se fosse perticipar não tinha dúvidas.Como penso fazer no ano que vem.

Os Marialvas preferem participar num jogo de berlindes,do que assistir a qualquer campeonato do Mundo.!!!!

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

jota_amorim
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça out 26, 2004 1:18 pm
Localização: Vila do Conde

#36 Mensagem por jota_amorim » sexta out 28, 2005 12:58 pm

Tita Escreveu:João

Sim, e o segundo dia tem a prova mais gira do TREC, na minha opinião - o PTV.
E como o circuito é mesmo ao lado do CH Sta. Bárbara dá para o pessoal andar por ali e ver os conjuntos transporem os obstáculos.

Pode ser que não chova... :P :P

Inté.

É mais bonito para quem vê, mas para quem participa gosto mais do POR.
Mas é só a minha opinião.

Tita
Iniciado
Mensagens: 15
Registado: quinta out 06, 2005 9:28 am
Localização: Alentejo... Portugal...

#37 Mensagem por Tita » sábado out 29, 2005 9:20 pm

jota

Acredito que enquanto participante seja um desafio maior fazer uma prova de POR 8) mas para o público em geral acho que o PTV tem mais interesse por ser um circuito que se pode acompanhar e perceber.

Inté.

:) :)
Tita

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#38 Mensagem por fmvnunes » segunda out 31, 2005 11:38 am

Tita.

Eu irei passar por lá no Domingo para ver como funciona o Trec e aprender mais. No Sábado já vi que é dificil de acompanhar a prova, mas secalhar ainda vou ver qualquer coisa porque deve passar pela minha terriola. :D

Cumprimentos e até Domingo.
Filipe Nunes

tucha
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 23, 2005 10:07 am
Localização: Lisboa/Évora

#39 Mensagem por tucha » quarta nov 23, 2005 11:44 am

A PROPOSITO DE TREC, o que aconselham para ultrapassar o receio de um cavalo em saltar valas com água? quando está bom tempo costumo no Sábado de manha fazre um passeio pelo campo com a minha égua. Desde sempre ela mostra -se reticente em atravessar valas mesmo estreitas com água embora não tenha problemas em andar em terrenos molhados. Se não vir o fundo não há impulsão que resulte .Em resultado acabo sempre por atravessa-la a pé.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#40 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 23, 2005 12:20 pm

Tucha

Se ela passa a pé atrás de ti,está a ser manhosa em não querer passar montada.

Ou mais pulso,ou passar atrás de outro Cavalo.

Experimenta passá-la à guia no campo,e á maneira que vais andando com ela á volta,provoca a passagem dela por obstáculos como pequenas valas,varas,subidas,descidas,etc.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

tucha
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 23, 2005 10:07 am
Localização: Lisboa/Évora

#41 Mensagem por tucha » quarta nov 23, 2005 1:43 pm

OK vou tentar, mas ela mesmo atras de mim passa com algumas reticencias e já experimentei atras de outro cavalo e não funcionou penso que não é manha é insegurança. Depois conto como correu. Obrigada.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Que ra

#42 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 23, 2005 4:03 pm

Tucha

Essa manobra de passar um obstáculo,atrás de outro Cavalo,também tem de ser bem feita.

A razão por que ela pode passar atrás de outro,é a companhia dele.

Portanto quando o primeiro passa,nem olha para trás,continua sempre.

Este sempre, pode ser 500 metros ou até se perder de vista, que é o melhor.

Entretanto,deves incentivar constantemente.

Se ela descobre que se não passar voltam todos para trás,tás feita.

E não te esqueças da memória destes animais.

Qualquer batalha tem de ser ganha por nós,ou "dar a volta"ao assunto ,o que precisa engenho e arte.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#43 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 23, 2005 4:25 pm

Tucha

Eu ainda não participei no TREC,o que penso fazer no proximo campoeonato,mas afigurase-me.que para um Cavalo novo,é mais complicado,especialmente se tiver "sangue".
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

tucha
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 23, 2005 10:07 am
Localização: Lisboa/Évora

#44 Mensagem por tucha » quinta nov 24, 2005 8:24 am

Obrigada, João. Vou então ser mais persistente. O Verão passado fizemos as duas mais saidas ao campo porque havia sempre companhia , este ano os cavaleiros de ar livre foram-se embora e só ficaram os de picadeiro por isso só me aventurei umas tres vezes porque procuro não fazer passeios longos sozinha....nunca se sabe .....Vou no entanto aproveitar agora que os terrenos estão molhados para descobrir um local perto do centro hipico que tenha a tal vala e insistir.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#45 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 24, 2005 10:07 am

Tucha

mesmo que tenha sde montar até chegares a esse sítio,leva a guia contigo,e quando lá chegares passa-o à guia nesse sítio.
A Razão é que ele à guia "domina" a situação por já ser habitual,ou seja está confiante,e nesses casos,"quando eles estão a jogar em casa",é que esses problemas podem mais fácilmente ser superados.

Esta norma aplica-se a tudo,cabe ao Equitador puxar pela cabêça.

< saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”