Como treinar a imobilidade de um cavalo?

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, Mena, cervantes

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#1 Mensagem por AnaE » quarta jun 29, 2005 12:59 pm

A imobilidade do cavalo pode ser uma das provas no percurso de TREC.

Gostava de saber como se deve treinar o cavalo para superar essa prova?

saudações a todos

cervantes
Monitor de Equitação
Registado: segunda dez 12, 2005 8:19 pm
Contacto:

#2 Mensagem por cervantes » segunda dez 12, 2005 10:04 pm

Cara AnaE,

Não conheço o cavalo em particular, no entanto vou tentar ajudar esclarecendo o "porquê" da imobilidade num percurso de PTV (uma das provas de TREC), talvez conhecendo a finalidade do exercicio, a AnaE consiga obter melhores resultados no trabalho com o seu cavalo.
Assim:
Quando nos encontramos em randonnée ou simplesmente a fazer um passeio de exterior, poderão surgir situações em que o nosso companheiro tenha de se manter o mais imovel possivel (ex: para ler a carta topografica, para montar, para descobrir determinado azimute...).
Nesta prespectiva, a imobilidade faz parte do ensino do cavalo de exterior, como se consegue?, trabalhando um elemento fundamental na equitação, a CALMA. O cavalo de exterior, tal como o cavalo de Dressage ou CSO deve permanecer calmo face ao trabalho. Claro esta, não querendo parecer demasiado "Pavloviano", que o trabalho e a repetição aliada à recompensa acelera o seu treino.
Sempre ao dispor!
Virgilio Cervantes

AnaE
Mestre de Equitação

Imobilidade

#3 Mensagem por AnaE » terça dez 13, 2005 9:42 am

Olá bom dia!

Finalmente alguém respondeu a este meu post. Obrigada!

Quando me referia a imobilidade, não era especificamente a imobilidade necessária a continuar montado e consultar as cartas, etc. Penso que uma das dificuldades/obstáculos que surgem na prova pode ser desmontar do cavalo e deixá-lo imóvel por uns momentos, sem estarmos junto dele... estou correcta? Se não estiver agradeço que me corrija.

obrigada e saudações equestres

Ana Escoval

João dee Deus
Mestre de Equitação
Registado: quarta fev 16, 2005 12:49 am

c

#4 Mensagem por João dee Deus » terça dez 13, 2005 12:47 pm

Realmente tens razão Ana.

Pensei em responder-te quando já tinha conseguido parár o meu Luso,mas devo ter-me esquecido.

A técnica que usei,baseou-se primeiro em tê-lo já cansado,ou seja no fim do passeio.

Desmontei,pus-me em frente dele quase com o peito encostado ao focinho,e recuei um passo dizendo FICA QUIETO.Depois recuei outro passo e fiz o mesmo.Ao terceiro passo ele achou que já era muito longe ou que eu já o estava a chatear,e f~ez mensão de andar.Ao notar isso antecipei-me e avancei eu.o que o fêz parar,e acabou a <liçao nesse dia ficando para os dias restantes o resto do ensinamento.
Ao fim de alguns dias,já permitia 10 metros durante 15 segundos o que é demais mas para o caso de ele estar no dia de prova,excitado com o andamento e mesmo com o meu estado de espírito que também estará alterado, os segundos contados por mim,poderão ser "menores",e é melhor assim.

Saudações Marialvas e desculpa o esquecimento.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação

#5 Mensagem por AnaE » terça dez 13, 2005 12:58 pm

:wink: ... pois logo vi que se tinha esquecido.

obrigada pela ajuda... vou experimentar a ver o que dá!

Mena
Iniciado
Registado: quarta dez 14, 2005 12:21 pm

#6 Mensagem por Mena » quarta dez 14, 2005 12:58 pm

O princípio da imobilidade é o treino do cavalo de exterior se manter parado quando o cavaleiro se afasta dele, para afastar um obstáculo do caminho ou quem sabe aliviar uma "necessidade fisiológica" ...
Numa prova de TREC a imobilidade consiste em manter, durante 10 segundos, o cavalo no interior de um circulo de 4 metros, quando o cavaleiro se afasta para fora de um circulo de 8 metros, o cavaleiro só pode utilizar a vos como ajuda, não pode mexer os braços nem se movimentar.
A primeira coisa a fazer é desenhar, no chão, este dois circulos com o mesmo centro e de 4 e 8 metros de diâmetro e de preferência numa zona "vedada", para o cavalo não fugir nas priomeiras vezez - o cavalo irá com o treino associar aqueles circulos à tarefa a desempenhar.
Depois é treinar vária vezes até o cavalo perceber o que se pretende, com toda a calma e paciência!
1º truque - colocar o cavalo de costas para a "saída"
2º truque - afastarmo-nos do cavalo de maneira a que ele não tenha a tentação de nos seguir (por trás, por exemplo)
Espero que estas dicas venham a ajudar e bom trabalho!
Fernando Mena
Profissional de Turismo Equestre

AnaE
Mestre de Equitação

#7 Mensagem por AnaE » quarta dez 14, 2005 3:37 pm

Olá Mena!

Obrigada pelas explicações, vou começar a experimentar no fim de semana ver o que dá!

Manter o cavalo imóvel é mais uma coisa útil que se pode ensinar ao cavalo, porque há situações em que pode dar mesmo jeito.

boas cavalgadas

Ana Escoval

cervantes
Monitor de Equitação
Registado: segunda dez 12, 2005 8:19 pm
Contacto:

#8 Mensagem por cervantes » terça mai 30, 2006 10:32 am

Ola ANA,

Então funciona ou desistiu? Conte-nos coisas acerca do progresso do seu cavalo nestas "crinquices" do TREC!

Para quando a participação numa prova de TREC?

Cts Cavaleiros,

Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Registado: quarta fev 16, 2005 12:49 am

trote

#9 Mensagem por João dee Deus » terça mai 30, 2006 4:35 pm

EXCELENTE CERVANTES

Essa intervenção,e mais desse tipo,são muito importantes.

O futuro do TREC ao nivel de novos participantes passa também e principalmente por este forum.

Parece que já ando a dormir na forma :cry: :cry:

saqudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação

#10 Mensagem por AnaE » terça mai 30, 2006 6:15 pm

Olá Cervantes e João de Deus!

Neste momento não há progressos, por motivos de saúde... estamos num momento de "baralhar e dar de novo".

Obrigada pelo interesse, para ver se me mantenho acordada!

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”