Formação - Turismo Equestre / TREC

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Responder
Mensagem
Autor
cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

FEP

#151 Mensagem por cervantes » domingo nov 26, 2006 1:40 am

Indo ao encontro do postado do João, o grande problema da FEP está no seu próprio sistema organizativo interno, que permite verdadeiros abusos individuais por parte de (alguns) dirigentes, que se julgam DONOS DA INSTITUIÇÃO e pior DONOS DA RAZÃO! O QUE LEVA A GRAVES PREJUÍZOS PARA A EQUITAÇÃO EM GERAL e para o TURISMO EQUESTRE EM PARTICULAR.

Poderia dar aqui alguns BONS E REAIS EXEMPLOS, não o faço por uma questão de principio e de correcção política, mas penso que todos de uma forma ou de outra, já devem ter sentido um pouco na pele aquilo que afirmo.

Quando e se um dia o EGO destes dirigentes lhes permitir uma retirada do poleiro, as coisas vão melhorar, até porque a FEP TEM GENTE BOA E CONSCIENTE NA DIRECÇÃO, existem exemplos (poucos, mas existem) em algumas disciplinas de verdadeiro SUCESSO, sucesso pela coesão, pelo diálogo entre dirigentes e praticantes, pelo sentido de equipa... o que depois se traduz em BONS RESULTADOS DESPORTIVOS.

O João diz e muito bem: Cada macaco no seu galho...

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#152 Mensagem por João dee Deus » domingo nov 26, 2006 2:01 am

Isso é mais ou menos o que eu disse...quando houver o sinal todos sabem o caminho e a reformulação será uma realidade.

Ela faz-nos muita falta e por isso a queremos eficiente e aberta.

TODAS ESTAS CRITICAS SÃO FEITAS NO BOM SENTIDO, QUERENDO O MELHOR PARA A EQUITAÇÃO EM PORTUGAL, E NINGUEM TEM O DIREITO DE INTERPRETÁ-LAS DE OUTRO MODO.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#153 Mensagem por alegrete » domingo nov 26, 2006 2:18 am

[, para os snobes que adoram ir aos saltos ou ao Horseball deve ser um turismo abominável!

excelentissimo senhor Kink :
E uma pena ver que considera as pessoas que vao aos saltos e ao horseball snobes porque so revela a sua ignorancia en relaçao a estas disciplinas ... Pois fique sabendo que ha muito boa gente nos obstaculos que trabalha para ter a sopa na mesa ! E ha muito boa gente que como nao sabe montar a cavalo diz que gosta de cavlos e de campo e entao resolve dar uns passeios e denegrir as outras discplinas nas quais eles nao têm capacidade para as executar!

Entao o que sao maioria das pessoas que caçam as raposas(coisa que eu por acaso gosto)??? :wink:
Que eu saiba ate ao momento as caçadas a raposa nao sao feitas em nenhum centro hipico !!!!!
Compreendo que goste de campo agora por favor nao menospreze as outras disciplinas!!! :?
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#154 Mensagem por João dee Deus » domingo nov 26, 2006 2:44 am

Duarte

Eu não sei que idade tem o Kink,mas a ideia que durante muitos anos fizeram passar "cá para fora",tanto os executantes como os media,era aquela a que o Kink se refere.

Feizmente tu já não pertences a essa geração embora como tu proprio já disseste quando falaste dos 80%, ainda existe esse status.E sempre existirá como o bar das tias :lol: :lol:

Não se pode tomar a parte pelo todo tanto o Kink como tu...uma para um lado ..o outro para o oposto.

Foi só para esclarecer porque tanto tu como o Kink me parecem "pessoal do melhor" :lol: :lol:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#155 Mensagem por cervantes » domingo nov 26, 2006 4:46 am

luis pedro Escreveu:Olá Cervantes,

Concordo inteiramente, o turismo equestre não tem razão alguma para estar ligado á FEP, como o turismo no Douro não está ligado á Federação de Motonautica.

Luis Pedro
Olá Luís,

Não somos só nós os dois a pensar nisso, eu não sou tão radical como o meu amigo Luís, entendo que a FEP também deve ser uma das partes envolvidas nos diversos processos da actividade.

Por curiosidade: Sabe que já é ministrado na Escola Superior Agrária de Coimbra um Curso de Especialização Tecnológica em TURISMO EQUESTRE?
A ANTREC tem celebrado um protocolo de colaboração com a ESAC nesta área desde Julho deste ano. É um começo, outras Escolas surgirão!

Mais info: http://privado.antrec.org/index.php?opt ... mitstart=4

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#156 Mensagem por Miguel Santos » domingo nov 26, 2006 6:20 am

Mais uma vez no concerne ao TREC:


ANTREC 1 - FEP 0 :D

E eles (FEP) que contibuem com a postura que teem tido até então e levam uma abada que garantidamente não vão esquecer! (como se diz no Norte) :wink: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#157 Mensagem por AnaE » domingo nov 26, 2006 8:23 am

Bem amiga AnaE tenho ke lhe dizer para ir pesquisar um pouco mais sobre o T.E em França e nos E.U.A. e no Brasil e ficara surpreendida!!! Ou talvez não, depende do seu entender dos cavalos, para os snobes que adoram ir aos saltos ou ao Horseball deve ser um turismo abominável!
...muito obrigada pela sugestão, amigo Kink. Infelizmente duvido que ficasse surpreendida porque tenho ideia que até conheço bem a realidade... e não é só da internet! :wink:

Eu sou daquelas turistas equestres... que tem uma visão mais abrangente do turismo equestre... para mim TE não é só montar-me num cavalo e ir passear, sejam passeios de 1 hora ou de 15 dias.

Para mim deslocar-me no país ou ao estrangeiro e poder apreciar um bom espectaculo equestre ou um campeonato de obstáculos, ensino ou horseball... também é turismo equestre.

Pelos vistos turismo equestre... cada um tem o seu... secalhar é um conceito que vai evoluindo com a idade! :D

kink
Iniciado
Mensagens: 21
Registado: segunda nov 20, 2006 8:18 am

#158 Mensagem por kink » domingo nov 26, 2006 10:56 am

alegrete Escreveu:[, para os snobes que adoram ir aos saltos ou ao Horseball deve ser um turismo abominável!

excelentissimo senhor Kink :
E uma pena ver que considera as pessoas que vao aos saltos e ao horseball snobes porque so revela a sua ignorancia en relaçao a estas disciplinas ... Pois fique sabendo que ha muito boa gente nos obstaculos que trabalha para ter a sopa na mesa ! E ha muito boa gente que como nao sabe montar a cavalo diz que gosta de cavlos e de campo e entao resolve dar uns passeios e denegrir as outras discplinas nas quais eles nao têm capacidade para as executar!

Entao o que sao maioria das pessoas que caçam as raposas(coisa que eu por acaso gosto)??? :wink:
Que eu saiba ate ao momento as caçadas a raposa nao sao feitas em nenhum centro hipico !!!!!
Compreendo que goste de campo agora por favor nao menospreze as outras disciplinas!!! :?
Bem vejo-me obrigado a escrever porque o colega não entendeu o sentido das minhas palavras mas como referiu o colega João de deus eu não me estava a referir á keles ke vêem os saltos apenas com disciplina equestre mas sim aos ke vêm como promoção social. Quanto a isto tenho dito.
Porque eu prefiro ir dar um passeio com João de deus (coisa que infelizmente nunca fiz) e depois ir comer umas xorissas assadas com ele e os companheiros de passeio do ke ir ao beberete depois dos saltos.
Quanto a isto não falo mais, eu gosto de cavalos, e de campo, não de pessoas que têm cavalos porque se sabe que para martelos têm que gastar 450\500 euros por mes, (não sei se me faço entender)!!!!!!!!!! AOS AMIGOS João de deus e outros com a mesma filosofia espero que entendam
Obrigado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#159 Mensagem por João dee Deus » domingo nov 26, 2006 3:19 pm

Pode ser que um dia destes na Primavera se faça uma, da minha versão de TURISMO EQUESTRE, aqui na Covilhã.
Será então a altura de tirar a limpo o prazer de andar sem destino :lol: :lol: :lol: (para voçês que não conhecem o caminho) :lol: :lol: :lol:

saudaçõres marialvas..e agora vou à caça :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#160 Mensagem por luis pedro » segunda nov 27, 2006 12:22 am

António Gomes Escreveu:Olá Luis

Já vi que é bastante entendido em variadissimas coissas mas quanto a turismo o meu amigo se calhar está bastante enganado, ou se calhar nem imagina o que é e depois dizem assim algumas asneiras, como a que acabo de dizer, pois o turismo no Douro está ligado à motonautica não está é ligado à federação, por outro lado o que seria da motonautica se não hexistisse o Turismo, mais o que seria da Equitação, do toureio e das provas de saltos se não fosse o turismo, se calhar o meu amigo deveria ter um pouco mais de cuidado quando fala de Turismo, pois é um dos mais importantess senão o mais importante polo de desenvolvimento e riqueza, tanto no Douro, como em toda Parte do nosso País, amigo não confunda as coisas, quer defender a FEP , defenda mas com razões pratica e compreensiveis, já todos nós sabemos, que a FEP É UM POÇO SEM FUNDO, É UM LOCAL ONDE SE EXTRAI FUNDOS não JUSTIFICADOS, EMFIM E PELO QUE VEJO UMA SEGUNDA CASA MILITAR, OLHE ESTÀ COMO ESTÁ O PAÍS E PARECE QUE TAMBEM COMO ESTÃO OS ORÇAMENTOS MILITARES.

SE CALHAR É MELHOR PRIVATIZAR A FEP

RSRSRSR :D :lol:
Olá António,

Por falar em asneiras, o toureio nunca este ligado á Federação.

É diferente daquilo que afirmei e que não é asneira, como se pode depreender do seu post. Se quer fazer leituras distorcidas é um problema seu.

Essa técnica agressiva, como já afirmei noutro post, não vai impedir de expressar a minha opinião.
´
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#161 Mensagem por luis pedro » segunda nov 27, 2006 12:35 am

kink Escreveu:
AnaE Escreveu:Desculpem lá... mas parece-me que já baralharam tudo :shock:

Penso que estão a dar ao termo - turismo esquestre - um siginificado bastante redutor ao associá-la apenas às actividades de passeio (próximas do TREC).

Neste momento o cavalo (que ainda não é um produto turístico estruturado, na oferta nacional... mas para lá caminhará se o formatarem para isso) é um sério factor de entrada de turistas e visitantes seja para passeios, estágios de ensino e equitação clássica, seja para negócio e até como actividade cultural. E isso tudo entra no Turismo Equestre.

Óbviamente que a ligação entre o o TE e a FEP, não é de tutela da actividade... ela só deve regular as habilitações de equitação dos profissionais da actividade (e não vejo porque não há de ser a FEP a fazer isso, mesmoque existam diversas entidades formadoras...)

A meu ver essa regulação tem que existir seja porque entidade for, e quanto mais globalizada for essa entidade melhor. Neste momento a certificação de qualidade é um dos pontos principais na selecção dos destinos, porque clarificam os padrões de qualidade e em caso de problema há a quem recorrer. É uma garantia para o turista... e quem acredita no seu negócio, não deve ter medo de utilizar essa arma.
Bem amiga AnaE tenho ke lhe dizer para ir pesquisar um pouco mais sobre o T.E em França e nos E.U.A. e no Brasil e ficara surpreendida!!! Ou talvez não, depende do seu entender dos cavalos, para os snobes que adoram ir aos saltos ou ao Horseball deve ser um turismo abominável! Para mim que adoro campo cavalos e conhecer outras culturas, e não me refiro a ir a centros comercias ou exclusivamente as praias, é excelente digo-lhe que na argentina fazem uns passeios a cavalo de 2 semanas só a campo pelas pampas ate a terra do fogo algo de fenomenal a não consta que a F.E.A. meta o bedelho, e mais nos E.U.A. fazem passeios pelo parque natural de Yellowstone que é um sonho é só procurar que vê bastantes exemplos e em nenhum deles entra a Federação Equestre da zona, só cá é que eles querem o monopólio.
Abraços
Olá Kink,

Não precisa ir ao estrangeiro, há muitos anos que esse tipo de turismo se realiza em Portugal (uma semana).

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#162 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 27, 2006 3:32 am

.



O uso das citações leva a que a argumentação se torne pouco agradável.

Pessoalmente não a uso exatamente para que não pareça uma" guerra".

A agressividade passa a argumentação para segundo plano:wink:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#163 Mensagem por AnaE » segunda nov 27, 2006 4:21 am

A citação é necessária em posts que já são longos e têm muitos intervenientes e em que se quer responder objectivamente a um deles.

Realmente torna as respostas aparentemente mais firmes, mas há alguns posts que não podem ser respondidos de outra maneira. :shock:

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#164 Mensagem por alegrete » segunda nov 27, 2006 4:27 am

[quote="kink"][Quanto a isto não falo mais, eu gosto de cavalos, e de campo, não de pessoas que têm cavalos porque se sabe que para martelos têm que gastar 450\500 euros por mes, (não sei se me faço entender)!!!!!!!!!!

nao percebi... se puder explique-me por favor
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#165 Mensagem por alegrete » segunda nov 27, 2006 4:28 am

este ultimo post e dirirido ao ou a Kink.
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”