Formação - Turismo Equestre / TREC

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Responder
Mensagem
Autor
Mena
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 14, 2005 11:21 am

#31 Mensagem por Mena » quinta mai 25, 2006 1:51 am

Olá amigos,
Tenho "lido e calado" por que os meus amigos João de Deus e Cervantes têm mantido a "discussão" a bom nível.
Em relação aos "cavalos de moeda" esses cavaleiros irão sempre precisar de "cavalos de moeda", mas como diz o Luís Pedro «por mais moedinha que seja»...
Eu também frequentei a reciclagem de Monitor, com um cavalo do meu ferro, desbastado por mim (desde os meus 15 anos que desbasto os meus cavalos!)
Os cursos de Alter e Abrantes têm uma filosofia boa, mas os alunos chegam à escola muito novos e imaturos, não estando, ainda, preparados para aproveitar os ensinamentos dos Mestres, estando mais interessados nos prazeres próprios da adolescência...
Mas não há problema, havemos de chegar um dia em que só os bons profissionais terão lugar neste "mercado" que irá preferir os melhores!!!
Vamos é incentivar a que haja o maior nº possível de "reciclagens", formações, certificações!!!
Cabe à FEP incentivar isso, mas não confundir incentivo com Monopólio/entrave/sabotagem?!...

Um abraço,
Fernando Mena
Profissional de Turismo Equestre

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#32 Mensagem por luis pedro » quinta mai 25, 2006 4:38 am

Olá Fernando,
É como diz, o mercado vai seleccionar os melhores, quer os profissionais quer quem os forma. Se comparar a qualidade de ensino actual, nas escolas profissionais, com a ministrada á uns anos atrás verificará que o mercado já está a funcionar.
Cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

mercado

#33 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 25, 2006 5:12 am

E como já disse noutro topico,para que ele funcione mais depressa,a exposição dos professores e dos seus "produtos",tal como se faz com os criadores,deveria ficar a cargo da FEP, numa semana equestre anual.

Haverá professores que não temem esta confrontação.
Seria muito mais liquido,que "contratar por cunhas incontornáveis".

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#34 Mensagem por cervantes » sexta mai 26, 2006 5:53 am

Subscrevo e enquanto docente de equitação desde jà dou o meu nome para a tal "semana equestre". Aqui esta uma boa ideia! Se a FEP não a aproveitar quem sabe... talvez uma das Associações do sector possa passar à acção!

Cts Cavaleiros

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#35 Mensagem por luis pedro » sexta mai 26, 2006 6:38 am

Olá forenses,
Não digo que seja uma ideia peregrina mas lembro que os profissionais de equitação tem uma quantidade apreciável de provas (todas as que constam dos calendários das várias disciplinas) onde mostram as suas qualidades e aptidões enquanto cavaleiros e enquanto professores através dos alunos de que se fazem acompanhar.
É evidente que a participação não é obrigatória mas quem quer aprender também tem de saber escolher.
Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#36 Mensagem por cervantes » sexta mai 26, 2006 6:43 am

Caro Luis Pedro,

Anda o meu amigo neste "mundo"?

Ou se é docente de equitação e então o tempo "FIM DE SEMANA" - QUANDO SE REALIZAM AS PROVAS é absorvido pela actividade profissional ou então se anda a CONCURSAR!
***

Tà bem... Tà!

Cts Cavaleiros

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

proessores

#37 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 26, 2006 6:55 am

Foi por isso que reservei a exposição dos professores/alunos para uma semana equestre da FEPe não obrigar os professores a concursar ao longo do ano.

A selecção natural faria com que as escolas de Equitação com os mais credenciados professores até pudesse seleccionar os alunos e os preços.

Ainda não há Escolas de vários níveis em que se especializem sem confusões.Pelo menos que eu saiba,o que reservo o desconhecimento.

Separar escolas por níveis pode ser o caminho.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#38 Mensagem por cervantes » sexta mai 26, 2006 7:08 am

O meu amigo João de Deus, escreveu:

Ainda não há Escolas de vários níveis em que se especializem sem confusões.Pelo menos que eu saiba,o que reservo o desconhecimento.

"Relembro" o meu amigo: :lol:

PONEI CLUBE PARQUE DA CIDADE: Escola-Mãe da ANTREC, especializada em TE/TREC.

Tenho dito!

Um abraço,

Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

TREC ---Modalidade para todos os cavaleiros

#39 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 26, 2006 7:09 am

Não me referi as especialidades,mas sim a níveis dentro da mesma .


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#40 Mensagem por cervantes » sexta mai 26, 2006 7:14 am

Que niveis? Estrelas da FEP? Ferraduras da FITE?

CONCORDIA? CONVERGÊNCIA? DIGNIDADE? DEMO... CRACIA?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#41 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 26, 2006 7:16 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trigo

#42 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 26, 2006 7:19 am

Cervantes



Era mais prémios ganhos.Coisas efectivas e reconhecidas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#43 Mensagem por cervantes » sexta mai 26, 2006 7:37 am

O meu amigo desculpe se eventualmente me expliquei mal no meio da brincadeira.

Acontece que a minha perspectiva é a do poeta: " Quando eu morrer... batam em latas..."

As pessoas devem ser devidamente reconhecidas em VIDA.

é o q eu penso.

Cts TRECeiros

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#44 Mensagem por luis pedro » sábado mai 27, 2006 6:42 am

cervantes Escreveu:Caro Luis Pedro,

Anda o meu amigo neste "mundo"?

Ou se é docente de equitação e então o tempo "FIM DE SEMANA" - QUANDO SE REALIZAM AS PROVAS é absorvido pela actividade profissional ou então se anda a CONCURSAR!
***

Tà bem... Tà!

Cts Cavaleiros
Olá Cervantes,
Quando tiver oportunidade de se deslocar a um concurso hipico poderá verificar a quantidade de profissionais que participam e se fazem acompanhar pelos alunos que são também concurrentes.
Os docentes de equitação não são apenas os que se dedicam á iniciação, em modalidades como os "obstáculos" e em menor escala o "ensino" e o "CCE" as competições ultrapassam largamente a dezena de competidores.
Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Docência vs Concursos

#45 Mensagem por cervantes » sábado mai 27, 2006 7:07 am

Ola Luis Pedro,

Eu até vou a umas provitas, de vez em quando, por vezes com alguns dos meus alunos!
Não consigo (eu e ninguém que dê aulas de equitação) é fazer um Campeonato ou algo que se lhe pareça.

Siga esta logica p.f.:

Por norma os nossos alunos ou são estudantes ou trabalhadores. O seu tempo disponivel para treinar e na maioria dos casos até para as aulas é ao fim-de-semana. 99% dos concursos (de qualquer modalidade - no TREC 100%) são precisamente ao fim-de-semana!

Então, como é possivel concursar e frequentar/dar aulas ao mesmo tempo?

Para os meus lados não é!.... e para os lados da maioria dos profs de equitação que conheço também não!

Das duas uma... ou os tais docentes que o meu caro amigo fala têm 2 ou 3 alunos e então podem dar-se ao "luxo" de ao fim-de-semana concursar (o que não é o meu caso q tenho mais de 200, distribuidos de segunda a segunda), ou então estamos perante um caso de omnipresença. O que eu duvido!

Eh! Eh! Eh!

Cts TRECeiros

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”