Campeonato Nacional de TREC.

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Responder
Mensagem
Autor
cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#76 Mensagem por cervantes » terça mai 30, 2006 8:57 am

E "BIBAM" os bons momentos! Dizem que é aquilo que "levamos" connosco.

Se existe disciplina que promove (ou deve promover) os bons momentos é o TREC!

Sempre a 100....

Cts Cavaleiros,


Virgilio Cervantes

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#77 Mensagem por horse_lover » terça mai 30, 2006 4:32 pm

Olá...

Também lá estive no Gerês a assistir à prova,e embora tenha chegado um bocadinho atrasada, deu para ver bem como isto funciona 'ao vivo e a cores'. Fiquei fascinada por esta actividade, onde a relação de cumplicidade entre cavalo e cavaleiro é imprescindível (pelo menos foi o que me pareceu, corrijam-me se estiver errada).

Fiquei fã número 1... quando tiver o meu próprio cavalo podem contar comigo nessas andanças...(nem que seja aos 90 anos... :lol: )

Saudações!!!
Ana Patrícia
Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trigo

#78 Mensagem por João dee Deus » terça mai 30, 2006 4:42 pm

Ana

Ainda bem que gostaste.

O facto de não teres Cavalo,pode pontualmente ser ultrapassado com um empréstimo local ou mesmo planeado,mas para isso tens de estar a par das regras e condições de participação porque de nada valia teres um Cavalo numa prova e não saberes por onde começá-la nem executá-la.

.

Esta possibiidade estende-se a outros foristas,tendo no entanto de ser mais bem pensada,mas a vontade de que seja possivel,fica jé expressa.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

equivaldevez
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quarta mai 31, 2006 6:05 am

#79 Mensagem por equivaldevez » quarta mai 31, 2006 6:18 am

amigo joão de deus

queremos felicitar a sua prestação na prova do gerês.
o trec precisa de muitos cavaleiros com o seu espirito (sempre com vontade de fazer melhor) isso nota se nas prestações do luso de prova para prova.
Força, até a próxima

Tb queremos felicitar as prestações dos restantes cavaleiros e esperamos que ñas próximas provas o nº de cavaleiros cada vez seja maior, porque todos juntos não somos muitos.

Grande bejinho para as maiores treceiros Regina, Beatriz e Conde!

Katja e Adriano, Equivaldevez

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trote

#80 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 31, 2006 6:39 am

Equivaldevezkátjaadriano.

Liguei isto tudo para dar mais expressão ao que vou dizer.

Parece-me que estamos a ficar todos primos uns dos outros.

Como sabem,penso que estamos todos numa de aprendizagem/prática desta modalidade que enche as medidas a quem é simples,concreto e desprovido de preconceitos antigos de actividade hipica.

Estamos lá todos para fazer o melhor e ganhar porque isso é o sal,mas não é uma obstinação.Este é o espirito do TREC.

A vossa participação em força e numero de participantes,foi essencial para a animação dessa prova.
É nessa miudagem que está a nossa realização como orientadores.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Taça de Portugal de TREC

#81 Mensagem por cervantes » quarta mai 31, 2006 8:13 am

Amigos Foristas,

Estou ESTUPFACTO!
Acabei de ler uma noticia num dos sites da especialidade que divulgava os resultados da ultima prova de TREC no Gerês.
Para além de prova do CN foi também esta "a" prova da Taça de Portugal.
é sobre esta ultima que quero aqui dizer "duas coisas":

Em primeiro lugar, a "Taça" deve ser entregue a um concorrente ou a uma equipa. Em qualquer desporto.
No TREC como em outras disciplinas existem formas regulamentares de se chegar ao VENCEDOR. Como no futebol existe o prolongamento, os penalties e a moeda ao ar, no TREC chega-se ao apuramento de UM vencedor da seguinte forma: Se a "coincidência" da pontuação final resultar num "ex equo" então o vencedor sera aquele que obtiver a maior pontuação no POR. Se mesmo assim, se verificar a mesma pontuação, então o vencedor sera aquele que obtiver a maior pontuação no PTV. Se por obra do incrivel, a coincidência se voltar a verificar, então o vencedor sera aquele que mais se aproximar do tempo optimo marcado para o PTV.
A PARTIR DAQUI NÃO ACREDITO EM COINCIDÊNCIAS!

Como é possivel atribuir a "Taça de PORTUGAL" a dois concorrentes????

Se calhar não havia "moedas" para deitar ao ar!

Francamente... AO QUE ISTO CHEGOU!

Estou mesmo a considerar FEDERAR-ME este ano (ainda não o fiz) e participar nas restantes provas de TREC. Com certeza que se tal se concretizar vou ter de manter um "stock" de notas de 50 "éolicos" muito grande, pois as reclamações deverão ser muitas!.... Primeiro tenho de encontrar um "Grande Sponsor".

Com tantos JUIZES formados em Portugal é pena que nenhum deles (dos presentes, claro) tenha tido esta "imagem da coisa".

Não entendo esta passividade, este "deixa andar", este silêncio e "hipo"crisia. Não é assim que se dignifica o DESPORTO EQUESTRE, não é assim que se faz com que o TREC se imponha.
Não acredito que todos os concorrentes estejam satisfeitos com um resultado destes! Pura manipulação do espirito do TREC!

O TREC AMIGOS FORISTAS NÃO é ISTO!

Pelo menos é aquilo QUE PENSO.

Cumprimentos (tristes e sentidos) TRECeiros,

Virgilio Cervantes

PS: Ainda hà quem diga que esta prova foi "um sucesso"!!??? (sem prejuizo do evidente esforço organizativo da Equicampo)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

TREC ---Modalidade para todos os cavaleiros

#82 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 01, 2006 6:55 am

Citando o Cervantes.....

" O TREC AMIGOS FORISTAS NÃO é ISTO! "

E eu acrescento.....


As observações do Cervantes,carecem de uma observação cuidada da parte dos responsáveis.

De certeza que já foram lidas por "quem de direito", só que no anonimato.

Possivelmente terão de ser levadas de outro modo ao conhecimento oficial.

Tenho a certeza que será rectificada a decisão de dividir a Taça de Portugal.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Alex-LC
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 01, 2006 7:40 am
Localização: Vila do Conde

TREC

#83 Mensagem por Alex-LC » quinta jun 01, 2006 8:02 am

Tbm eu tenho andado por aqui como anónimo. Hoje o post do cervantes de resposta à equivaldevez fez-me começar a participar, porque felizmente não sou chinês.
Conheço o TREC há muitos anos da revista cheval e no fundo sempre o pratiquei, já que tenho um cavalo que apenas utilizo para passeios com os amigos ao fim de semana.
Admiro a coragem do cervantes em dar a cara pelo TREC e quero dizer-lhe que não está sozinho.
O seu nome é referido sempre que se fala de TREC e é obvio porquê.

Continue a desmascarar estas situações, pois a verdade é como a m:::, vem sempre à tona.

cumprimentos
Alexandre LC (a vida é bela)!

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Taça de Portugal de TREC

#84 Mensagem por cervantes » sexta jun 02, 2006 6:01 am

Amigos Foristas.

Ao que parece o meu « post » relativo à atribuição da Taça de Portugal de TREC 2006 a 2 cavaleiros “ex aequo”, esta a criar algum “mal estar” já que, “apenas demonstrei o meu raciocínio e não o fundamentei legalmente”, isto, a avaliar pelo conteúdo das chamadas que tenho recebido de alguns amigos.
Para terminar este assunto e porque a minha intenção não foi a de criar qualquer “mal estar” entre concorrentes, juízes e outros intervenientes no evento desportivo em questão… mas sim a de alertar para um FACTO que influência a dinâmica “TRECeira” Nacional, nomeadamente ao nível da credibilidade…

…passo a explicar:

De acordo com a al. 1.7 do Art° 13° - do Regulamento Nacional de TREC serão declarados “Vencedores da Taça de Portugal”: O CAVALEIRO / EQUIPA que venceram a Taça de Portugal.
Entenda-se a “Taça de Portugal” prova singular, que permite a participação INDIVIDUAL ou por EQUIPAS.
Entenda-se O CAVALEIRO (singular) e EQUIPA (singular).

Mais não diz o respectivo Regulamento Nacional de TREC, acerca da “Taça de Portugal”.

A al. 1.1. do Art° 10 do referido Regulamento Nacional, impõem o “grau” de JUIZ INTERNACIONAL DE TREC para Presidir à Comissão de Recurso desta prova, abstraindo-se claramente o recurso ao REGULAMENTO INTERNACIONAL para resolução de eventuais conflitos e/ou omissos ao “Jovem” Regulamento Nacional.

O Art° 18 de § único – Omissos ao presente regulamento – determina: Aplicam-se as decisões do Presidente da Comissão de Recurso em cada prova.

Logo, remete a decisão ao JUIZ INTERNACIONAL DE TREC, num claro apelo directo ao REGULAMENTO INTERNACIONAL DE TREC.

É com base no REGULAMENTO INTERNACIONAL DE TREC que o JUIZ PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RECURSO da prova, tem que preparar as suas decisões, obrigadas por eventuais conflitos não previstos no Regulamento Nacional ou Omissos.

Assim, chegamos ao REGULAMENTO INTERNACIONAL DE TREC, que pode ser consultado pelos meus amigos Foristas no site da FITE.

O Art° 5 do Grupo II do Regulamento Internacional de TREC diz:

Article 05 – Notation

(…)

Seront déclarés vainqueurs l’individuel et l’équipe ayant obtenu le plus grand nombre de points sur l’ensemble des épreuves A + B + C. En cas d’égalité du total des points, les ex-æquo seront départagés sur les points des épreuves les plus fortement notées (A + B).

S’il y a encore égalité absolue du total, c’est l’épreuve A (POR) qui permettra de distinguer l’individuel ou l’équipe victorieux.


O que vai ao encontro do meu « post » anterior.

De qualquer forma, o bom-senso geral deveria conduzir a esta conclusão. Se falamos de Uma Taça de Portugal, Individual ou Equipa, torna-se OBVIO que daqui pode apenas resultar UM VENCEDOR.
Estas são as regras desportivas aceites internacionalmente, mesmo que para achar o VENCEDOR se tenha de recorrer a uma estratégia de “fortuna ou azar” como é em ultima analise o “lançar de moeda ao ar”.

Mas meus amigos, esta é a atitude que deveria em última analise, após todas as coincidências e mais algumas ter sido tomada. O bom desportista saberia reconhecer a sua derrota nesta situação!...

Espero ter sido, desta vez, transparente como a agua esclarecendo e sossegando as almas daqueles que, acharam que era o meu “mau feitio” a falar e que me deixei levar pela “emoção” do momento.

Não meus amigos, tenho consciência de que “dou uns toques” nesta área e por tal, não deixo o meu “mau feitio” prejudicar o meu raciocínio.

Cumprimentos TRECeiros,

Virgílio Cervantes

Alex-LC
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 01, 2006 7:40 am
Localização: Vila do Conde

#85 Mensagem por Alex-LC » domingo jun 04, 2006 6:06 am

Cervantes:

Eu percebi logo à primeira. Acho que os outros também!

Cumprimentos
Alexandre LC (a vida é bela)!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#86 Mensagem por luis pedro » domingo jun 04, 2006 6:48 am

Olá Cervantes,
Então quem "meteu os pés" foi o Juiz Internacional, certo?
Cumprimentos,
Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#87 Mensagem por cervantes » domingo jun 04, 2006 8:05 am

Se o Regulamento de TREC foi cumprido (ja vi programas e concursos realizados em que este não era cumprido - na secção de organização de uma prova de TREC), o Presidente da Comissão de Recurso era um Juiz Internacional de TREC, logo, CERTO.

Não sei quem era o respectivo Presidente da Comissão Recurso... mas quase que advinho!... embora não seja muito importante, pois normalmente existe sempre uma "voz mais alta" não expressa no regulamento, que se sobrepõem!

Cts TRECeiros,

Virgilio Cervantes

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#88 Mensagem por cervantes » domingo jun 04, 2006 8:19 am

Em aditamento ao meu post anterior:

Foi se existiu recurso ao Presidente da respectiva comissão.

Mas deve ter sido o caso, pois de outra forma e de acordo com o Reg. Nacional de TREC a Taça de Portugal teria sido entregue a 1 (singular) concorrente. Não foi o caso.

Cts

Alex-LC
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 01, 2006 7:40 am
Localização: Vila do Conde

Taça de Portugal de TREC

#89 Mensagem por Alex-LC » segunda jun 05, 2006 4:38 am

Cervantes,

Sendo assim, após oito dias do decorrer da tal taça de Portugal, porque razão é que ainda não saiu nenhum esclarecimento no site da Federação?
Nem sequer foram apresentados os resultados desta prova.

Concerteza este assunto vai ficar em "aguas de bacalhau" e ninguém vai dar o braço a torcer.

O que acho não ser uma atitude muito correcta por parte dos responsáveis pelo TREC.

Cumprimentos
Alexandre LC (a vida é bela)!

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Taça de Portugal

#90 Mensagem por cervantes » segunda jun 05, 2006 5:36 am

Se calhar amigo Alexandre é mesmo isso que vai acontecer... NADA!

Mas quem deve agora intervir junto do tais responsaveis pelo TREC são os cavaleiros concorrentes que se sentirem lesados.

A minha opinião acerca deste assunto foi apresentada e fundamentada, atenção que não se trata de nenhum parecer juridico, apenas de uma opinião pessoal, de alguém que para além de ser concorrente de TREC é também Juiz da modalidade e que contribuiu nomeadamente para a realização do actual regulamento nacional.

Quanto ao esclarecimento... se algo semelhante se passasse numa prova promovida pela ANTREC, garanto que alguma coisa ja teria aparecido no site. Mas cada qual...

Vamos ver o desenrolar do assunto... se o houver.

Cumprimentos TRECeiros,

Virgilio Cervantes

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”