Campeonato Nacional de TREC.

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Responder
Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

carro

#31 Mensagem por João dee Deus » quinta abr 20, 2006 8:24 pm

Luis

Mais uma vês as nossas fontes devem fazer parte da mesma linha de água.Uma mais a montante que outra,digo eu.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#32 Mensagem por cervantes » sábado abr 22, 2006 5:48 am

Amigo João de Deus,

Se lhe der jeito traga dai o seu cavalo e uma bussola, para depois de almoço darmos um passeio "a la carte"!
Mande por mim um grande abraço ao Ten. Manuel Henriques quando estiver em Alter, para mim os Amigos são como as estrelas... nem sempre os podemos ver, mas temos a certeza que estão sempre là! O Ten. Manuel Henrique é disso um exemplo.
Boa sorte para a sua prova de TREC.

Vou levar o portatil comigo, espero ter rede, de qualquer forma e se houver alguma alteração aos planos iniciais, dê-me uma "apitadela telefonica".

Um abraço,


Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

à la carte

#33 Mensagem por João dee Deus » sábado abr 22, 2006 6:51 am

A migo Cervantes

Cabe aqui,e aproveito a oportunidade para que fique escrito também por mim,a admiração por esse novo amigo que fiz em Alter do Chão,o Ten.Manuel Henriques.

Acerca de Segunda feira,vamos ver como chego de Alter,mas só não vou se vier todo arrebentadinho!!!!! :lol:

Terei que saber a que horas é a partida.Mas vou ligar-lhe.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

TREC ---Modalidade para todos os cavaleiros

#34 Mensagem por João dee Deus » terça abr 25, 2006 5:41 am

Mais uma viagem...mais uma corrida,e esta foi em Alter.

O meu Luso depois de 15 dias de recupração,já esteve melhor na prova,e até já com algumas "idéias" quer tive de controlar.Começo a reconhecê-lo.
Sempre respeitei a personalidade dele,mas agora para a competição,tenho de o domesticar mais e respeitá-la menos,limitando mais o seu espaço.Ele está a estranhar este novo tratamento. É a factura da competição.

A prova de POR foi curta (14)devido a ser um "Expresso",ou seja ,todas as provas,POR,MA,e PTV,foram no mesmo dia.

Devido a isso e ao trçado,valeu este POR por ser um verdadeiro teste ao controle de velocidade nos troços.
De uma maneira geral,portámo-nos todos bem e ao mesmo nível.
De tarde foi a MA e o PTV,que defeniu a classificação geral.
Desta vês a mim, coube-me o 5º lugar,já não fui o ultimo!!!!!!! :wink:

Os disparates que fiz,que valeram o desconto de pontos,ainda são de principante,como o de ficar a olhar para o ar e quase não tive tempo de fazer o reconhecimento da PTV.
Nestas novidades todas,nem tenho quem me segure no Luso e ou troque impressões comigo sobre a prova.O teste é total,à Marialva. 8)
Vamos andando e vamos aprendendo,só que deste modo vai levar tempo.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#35 Mensagem por luis pedro » terça abr 25, 2006 6:53 am

Olá João,
Parabéns. Um 5º lugar vai "condená-lo" a correr o país, é o picanço da competição, para a próxima á que tentar o pódio (mas a sério sem demasiado entusiasmo).
Um abraço,
Luis Pedro

Obs: Só quem não conhece o Sr Tenente Manuel Henriques pode não ter ali um amigo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

TREC ---Modalidade para todos os cavaleiros

#36 Mensagem por João dee Deus » terça abr 25, 2006 7:23 am

Luis

Parece-me que estou a "acordar a besta" da competição que cá tenho.

saudações Marialvas,e a respeito do Ten.Henriques,tem toda a razão.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Campeonato Nacional de TREC

#37 Mensagem por cervantes » quarta abr 26, 2006 7:38 am

Amigo João de Deus,

Em primeiro lugar o meu muito obrigado por nos ter dado o prazer de nos acompanhar em parte desta Rando pela Beira Interior, paragem de eleição para a pratica do Turismo Equestre.
Chegado ao Porto, ainda estou enebriado pelas gentes, paisagens e gastronomia locais!
Fiquei também feliz por saber que a prova de Alter lhe correu melhor. Vamos para a frente que é esse o caminho. O TREC é uma competição que nos faz "crescer" pela pratica. O TREC engloba varias disciplinas equestres, que no fundo são agrupadas e que em "carrier" até são complementares.
Tive também o grato prazer de conhecer o seu "Luso", cavalo habituado ao campo sem duvida e que, limando algumas "arestas" serà um campeão de TREC, pois està à vista que este é o seu "metier"!
Quanto ao CN de TREC, vamos indo e vamos vendo. A meu ver, este campeonato (no seu 3° ano) esta a mostrar-se uma verdadeira desilusão. Talvez por acreditar demais nesta modalidade ou talvez por conhecer bem demais a realidade do TREC por "outras paragens"... se calhar estou mal habituado!
A minha visão do TREC é um pouco popular, talvez até "pimba", mas é neste TREC que continuo a acreditar.
Espero um dia ver uma competição de CN TREC verdadeiramente competitiva, com 40 ou 50 conjuntos, vindos das "elites" REGIONAIS", mas para isso a politica tem de ser outra...
Não posso é perspectivar sequer o TREC sem estar ligado ao Turismo Equestre, da mesma forma que não consigo imaginar um cavaleiro de TREC sem nunca ter feito Turismo Equestre. O meu lema é o mesmo da FITE - O TREC não é endurance, não é trecking, não é militar, não é concurso completo... é TURISMO EQUESTRE!

Votos de sucessos TRECeiros,

Virgilio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

passeio da Susana

#38 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 26, 2006 8:50 pm

Amigo, e agora companheiro de passeio "à la carte",Cervantes.

Foi com muito gosto que vos acompanhei na segunda feira,embora já não estivesse nas melhores condições fisicas.

Esta região é sem dúvida das melhores do País para esta modalidade porque não é tão agreste como o Gerês,nem tão plana como o Alentejo.
Como viu,pode fazer-se um passeio à sombra das árvores quase por completo.Agora para o Verão é fundamental.
O meu Luso agradece e eu fico na expectativa do quer vier a seguir.
Acerca das arestas,eu ando a limá-las...mas algumas nem sei ainda onde ficam...
Os CsNs de TREC, terão de passar pela fase de "interpretações" do mesmo,até assentar numa,que será a definitiva.
Por desde sempre saber que isso acontece, sempre reagi aos novos movimentos,de uma maneira tolerante, esperando primeiro pela aderencia e depois estipulando "regras".
A adaptação às regras depois de lá estar,é mais suave e admissivel do que "chocar" com elas logo à entrada.

Na outra questão, tenho a minha interpretação de Turismo Equestre,que passa por pegar no meu cavalo,metê-lo na carrinha,levá-lo para qualquer instalação onde haja lugar para mim e para ele,passear ali à volta,e já está.

O resto, são aluguer de cavalos,para as pessoas que aparecem para passearem....Os tais clientes.

Poderá ser uma interpretação à Marialva,mas é aos meus amigos que eu digo o que sinto,amigo Cervantes.Aos outros nem por isso.

saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#39 Mensagem por Mimi Pinto » quarta abr 26, 2006 10:34 pm

concordo com o joao e com a definiçao que ele tem sobre turismo equestre...levar o nosso "amigo", estar num local onde existe bom alojamento para os dois..passear, conehcer a regiao...isso sim é o verdadeiro turismo equestre...porque o dito normal turismo também o fazemos pelas nossas pernas/carros/entre outros meios de transporte que poderao nao ser nossos mas acabamos sempre por utilizar as NOSSAS pernas e isso também se diz turismo:)*
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#40 Mensagem por AnaE » quinta abr 27, 2006 12:06 am

Concordo plenamente. Quantas vezes não ando por aí e só penso como sería bom poder observar estas paisagens de um posto de vista um pouquinho mais alto, móvel e com vida própria, e de preferência "meu".

Apoio totalmente a máxima "faça férias com o seu cavalo", se tivesse facilidade no transporte, fazia isso todos os fins de semana. Já pude experimentar uma vez e adorei, apesar de se tornarem umas férias menos descansadas que o habitual... mas há tantos sitios para ver.

Infelizmente os centro hipicos ainda não estão muito habituados a prestar este serviço ocasional, pelo menos nas terras algarvias. E também não há que alugue roullotes sem condutor, como é comum em França ou Inglaterra.

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#41 Mensagem por Mimi Pinto » quinta abr 27, 2006 12:08 am

Nós, infelizmente, vivemos num país um tt ou qt conservador e receoso de certas actividades do género "depositar confiança no povo portugues" ainda só consguimos avançar até ao "aluguer de carros e bicicletas"...
quem sabe um dia destes alguem se lembra de começar no aluguer de roulotes ou nos centros de prestaçao de serviços ocasionais para estas actividades... é uma das coisas boas que tem um dos centros aquie da minha zona...centro hípico, zona de lazer, e quartos para aluguer
Cumprimentos*
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Turismo Equestre

#42 Mensagem por cervantes » quinta abr 27, 2006 4:52 am

O "pegar" no meu cavalo e correr mundo é sem duvida TURISMO EQUESTRE, também, não é so por si o Turismo Equestre. Tomando como exemplo França, em que existem os "GITES", locais que recebem cavaleiros e cavalos que se encontram em Rando, a preços acessiveis e (ja fiquei em varios), muito comodos. Contudo em França existe a "Industria do Turismo Equestre" desde hà pelo menos 40 anos. Em Portugal estas "luzes" chegaram à pouco e os mais cepticos ainda desconfiam...
Basta comprar a "Cheval Nature especial GITES", publicação anual da CNTE da FFE, para vermos o nosso "sub-desenvolvimento" nesta area.
Atenção! não digo que não exista em Portugal Turismo Equestre de Qualidade... EXISTE, não se encontra AINDA neste nivel, mas volto a comparar: O Algarve é hoje destino de eleição mundial para a pratica do Golfe quando hà 15 anos não constava em nenhum roteiro.

Quanto ao aluguer de atrelados de cavalos, pelo menos no Porto não hà qualquer dificuldade em os encontrar. Ja fui diversas vezes a França e Alemanha com atrelados alugados, por vezes e para algumas provas ou Randos em Portugal recorro ao seu aluguer. Claro que se paga... e bem!
:lol:

O Turismo Equestre deve ser analisado numa perspectiva multidimensional e não numa perspectiva plana como tem sido olhado até agora! Querem maior exemplo de Turismo Equestre do que a Feira da Golegã ou até das apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre? Pois isto também é Turismo Equestre!

Digo eu...

Cumprimentos Cavaleiros

Virgilio Cervantes

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#43 Mensagem por Mimi Pinto » quinta abr 27, 2006 4:55 am

Sim, Cervantes...nós andamos na golegã e ouvimos falar frances, espanhol..alemao e isto também é turismo equestre...quanto a nós portugueses...mais uma vez o que disseste acerca da vista plana sobre certos assuntos equestres vai de encontro ao meu comentario sobre a tacanhice do nosso povo e de kem os governa :D
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

turismo

#44 Mensagem por João dee Deus » quinta abr 27, 2006 5:39 am

Na minha página ofereço estadia para cavalos e cavaleiros,e até hoje ainda ninguém fez perguntas sobre isso.

Os cavalos ficam aqui comigo e as pessoas ficam aqui perto.

A ANTE veio aqui uma vês fazer perguntas,e incluiu-me num livro que nunca cheguei a ter.Melhor, tive-o na mão,e nem o telefone estava bem.
Também perguntou pelas minhas qualificações.
Sempre as qualificações,quando,para se andar com clientes pelo campo,mais necessário que os tais cursos,é preciso e essencial saber escolher os cavalos com que se trabalha,coisa que dificilmente se aprende nos cursos.
Também a calma e segurança nos nossos trejeitos,não só tranquilizam os cavalos como principalmente os clientes.
Estas qualidades ou se tem ou não.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#45 Mensagem por cervantes » quinta abr 27, 2006 6:41 am

Amigo João de Deus,

Quanto às certificações, aconselho a leitura de um artigo publicado por Pedro Dornellas da Vicentina, intitulado TURISMO EQUESTRE ou "as voltas que o mundo dà", em http://www.idrha.pt/pl/jornalpl29.pdf

Depois... tire as suas conclusões!

Cumprimentos Cavaleiros,


Virgilio Cervantes

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”