Campeonato Nacional de TREC.

Fórum da modalidade e de Turismo Equestre

Moderadores: Filipe Graciosa, cervantes, Mena

Responder
Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

juizes

#166 Mensagem por João dee Deus » quinta out 12, 2006 9:02 am

Cervantes

Folgo bastante que a minha sugestão de à uns meses atrás em usar e electronica no control da POR como se faz nas provas a pé,tivesse sido agora aceite.
É obvio que não se subverte o espirito deste percurso nem o transforma em qualquer raid.

Vanos andando e vamos melhorando

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Re: trec

#167 Mensagem por cervantes » quinta out 12, 2006 9:13 am

João dee Deus Escreveu: Luis

A equitação de trabalho vai ter "tempo de antena" na Golegã durante três dias .
É um trabalho notavel e com visão,dos promotores daquela modalidade.

O trec terá que fazer o mesmo e poderá ter um apoio semelhante dos criadores para quem use PSL nessas competições tanto cá como internacionais,demonstrando mais uma abtidão dos nossos Cavalos.

saudações Militares
João e demais foristas,

Questiono:

E a ANTE - Associação Nacional de Turismo Equestre?????? Com sede no Arneiro???? Não deveria PROMOVER e INTEGRAR O TREC nesta festa????

Claro que a Equitação de Trabalho conta com a mais-valia do Trabalho e VONTADE da APSL.

Que - a ANTE - foi ultrapassada pela ANTREC (anos luz) já todos nós sabemos! O meu amigo Dr. Veiga Maltez que me desculpe, mas... neste caso, está a jogar em casa!.... Então? E o TREC?! E o TURISMO EQUESTRE, que para defesa e desenvolvimento foi criada a ANTE??!!

Acho que a Lusitanus S.A. deve trazer mais vantagens.... ao Município... Digo eu. Isto do Turismo Equestre e do TREC parece que só traz confusão... afinal a Feira da Golegã está feita e está. Os cavalitos até se vendem todos os anos aos "Camones".

Bem, pode ser que mais ano menos ano até apareça uma "LUSORANDO", tipo Equirando Francesa! Mas para melhor... claro está, ou não fossemos nós LUSITANOS.


Cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#168 Mensagem por João dee Deus » quinta out 12, 2006 5:13 pm

Cervantes

O meu amigo que está muito mais por dentro disto do que eu,calculo que deve estar "verde" :twisted: :evil: com estas coisas.

Faz agora alguns anos,apareceram-me aqui na quinta um Jeep novo com um cavlheiro e uma menina dizendo que andavam a fazer um levantamento de instalações equinas para estabelecerem um roteiro nacional de TE:
Talvez para me impressionar mostraram-me um GPS e tentraram explicar-me para que servia com um "aparato" que eu deixei estender,e de seguida fui buscar os meus dois GPS que uso em passeios com clientes quando preciso.
A partir daí mudaram o discurso e pediram-me humildemente que lhes indicasse outras instalações e caminhos rurai que eu uso nos meus passeios.

Deram-me um prospecto onde posteriormente pude ler que a ANTE tinha recebido dos fundos europeus 100,000 contos para o efeito do tal levantamento para funcionar no TE.

Acho que o unico trabalho efectivo foi esta passeata pelo País desta equipa e a publicação de um livro com as indicações que por sinjal nas do meu caso estavam erradas.E tive de o reclamar pois não mo deram como tinham prometido.
E lá se foram os 100.000......digo eu,porque se mais alguma coisa houve foram instalações da Ante a meias com a Cãmara da Golegã,alguns cargos distribuidos de tal maneira que a Ante virou numa Anta.

Como vê até aqui neste cantinho e porque se veem cá meter comigo,eu sei destes "cozinhados".

Como calcula a europa dirá a novas tentetivas de colaboração:::Para esse peditorio ..já dei :twisted:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#169 Mensagem por luis pedro » sexta out 13, 2006 9:00 am

Olá
Realmente não estava a "ver" bem a problemática do julgamento do TREC, sabe as pessoas (como eu) habituam-se á simplicidade e facilidade das coisas com que lidam e por vezes nem se apercebem da complexidade de outras aparentemente proximas.
Parece-me (á semelhança do ensino) que seria preferivel contratar os serviços de profissionais de informática, essas coisas feitas por amadores acabam por ter sempre problemas.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

juizes

#170 Mensagem por João dee Deus » sexta out 13, 2006 10:06 pm

Pois...o Trec é complicado de ajuizar,melhor..é trabalhoso, por se ter de reunir muitos pareceres sobre outras tantas actuações parciais.

Realmente o control de tempos e da informatica se for entregue a profissionais seria melhor porque não é preciso serem juizes nem convém que se inteirem das questões tecnico-pessoais.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

TREC

#171 Mensagem por cervantes » sábado out 14, 2006 6:24 am

luis pedro Escreveu:Olá
Realmente não estava a "ver" bem a problemática do julgamento do TREC, sabe as pessoas (como eu) habituam-se á simplicidade e facilidade das coisas com que lidam e por vezes nem se apercebem da complexidade de outras aparentemente proximas.
Parece-me (á semelhança do ensino) que seria preferivel contratar os serviços de profissionais de informática, essas coisas feitas por amadores acabam por ter sempre problemas.

Luis Pedro
Olá Luis Pedro,

Não sei bem se este seu "tom" de resposta é de gozo ou meramente de simples ignorância. De qualquer forma acho que o contéudo do seu 2º paragrafo está revestido de razão. Infelizemte, no TREC NEM SEQUER OS JUIZES SÃO PAGOS! VAMOS LÁ AGORA PAGAR A UM "OUTSOURCER" para fazer a informática! EM NENHUMA PARTE DO MUNDO HÁ SEQUER PRÉMIOS PECUNIARIOS PARA OS CONCORRENTES... NEM NAS INTERNACIONAIS, DO MAIS ALTO NIVEL - CAMPEONATO DA EUROPA/CAMPEONATO DO MUNDO DE TREC.

O TREC NÃO É UM NEGÓCIO DESPORTIVO, É ACIMA DE TUDO LAZER! .... O TREC É (ALPHA E OMEGA) TURISMO EQUESTRE. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Sabe Luis Pedro, as pessoas (como eu) não têm o hábito de participar em provas SÓ PARA GANHAR DINHEIRO! É A ATITUDE TRECeira! 8)


Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#172 Mensagem por luis pedro » sábado out 14, 2006 8:07 am

Olá Cervantes,
Nunca me passou pela cabeça que participasse numa competição para ganhar dinheiro, afinal essa não é função nem do professor de equitação nem do responsável técnico. Aqueles, e há para aí tantos, que nunca investiram nada em formação é que necessitam de andar a competir para arranjar curriculo.

Luis Pedro

Mena
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 14, 2005 11:21 am

#173 Mensagem por Mena » segunda out 16, 2006 8:17 pm

Meus Amigos,

Felizmente que ainda há coisas em que o Homem não pode ser sustituido pela máquina!

O Turismo Equestre e o TREC são feitos por PESSOAS e para as PESSOAS, uma vez que assenta no princípio base do Lazer/Divertimento/Convívio!

Agora, o Campeonato Nacional de TREC é uma COMPETIÇÃO de alto nível e como tal tem que ser encarada com o máximo de Rigor, Imparcialidade e VERDADE DESPORTIVA.

Para que isso seja conseguido tem que ser fornecidos e/ou pedidos alguns factores às PESSOAS envolvidas, tais como:

1 - FORMAÇÃO:
Para que Juízes, Traçadores de POR, Directores de PTV, Informática, etc. tenham os melhores e mais actualizados conhecimentos de base para poderem desempenhar a sua função o melhor possível;

2 - CONDIÇÕES DE TRABALHO:
As pessoas envolvidas têm que ter acesso a toda a informação e em tempo útil que lhe permita dar o seu melhor (função, procedimentos, horários, uniformização de critérios, etc.) e também têm que ter condições para o fazer (por ex. o departamento de informática, para fazer um trabalho minucioso e sem falhas, tem que estar num local fechado e isolado, para que não seja constantemente incomodado/pressionado por tudo e por todos!!!);

3 - SERIEDADE, RIGOR E IMPARCIALIDADE
São como os caldos de galinha... «cada um toma o que quer»...

4 - MELHORIA CONTÍNUA
Na gestão da qualidade existem um espírito permanente de Melhoria Contínua, ou seja as coisas vão acontecendo e são feitas avaliações constantes com vistas a efectuar alterações e o processo apresente cada vez menos falhas.
No TREC tem que acontecer o mesmo, tem que haver provas, cada vez mais, as organizações têm que aprender rotinas (quanto mais provas, mais rotinas) - têm que GANHAR CALO!!!, os juízes têm que julgar (quanto mais provas fizerem, melhor juízes serão), etc., etc., etc.
E em cada prova as organizações fazem uma avaliação para corrigirem os erros cometidos e não os repetir! O Presidente do Juri faz uma análise da prestação dos juízes e discute-o num "briefing" com todos! Cada juíz faz uma auto-análise, tira dúvidas, procura ser cada vez melhor juíz! etc., etc. etc.

Resumindo,
Temos que fazer Provas de TREC, muitas mesmo mesmo mesmo mesmo muitas Provas de TREC, para diminuir o grau de imperfeição!!!
Não vamos desmoralizar já, ainda estamos no começo, VAMOS EM FRENTE, porque o TREC é a MELHOR e a MAIS COMPLETA manifestação/competição equestre que conheço e ainda nos conseguimos divertir e conviver...

Um abraço,
Fernando Mena
Profissional de Turismo Equestre

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trec

#174 Mensagem por João dee Deus » segunda out 16, 2006 8:53 pm

Mena

Foi um post muito oportuno pelo menos para mim que já estou a ficar ......desanimado com isto.

Como sabes mais uma prova foi anulada,desta vez a de Fronteira,e já vão 4 em 10 possiveis e marcadas no calendário.

Investi com a compra da carrinha,federar cavalo e eu,gasóleos portagens,seguros,tempo em que não trabalhei aqui...etc.para fazer 5 provas até agora e parte delas com os problemas que citaste no teu opost.

Em todas houve enganos,tempos excessivos nos resultados,muitos execuos,enfim é um começo no minimo muito atrbulado.

saudações arialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#175 Mensagem por luis pedro » terça out 17, 2006 7:13 am

Olá Mena,

Muito embora consiga fazer uma ideia daquilo que envolve a realização de uma prova de TREC é, naturalmente, apenas uma aproximação pois nunca estive ligado a uma organização nem tão pouco assisti a uma prova (talvez por isso a minha pergunta), não será possível em provas de carácter nacional "aligeirar" um pouco a quantidade de juízes, por exemplo um determinado nº de obstáculos, ou todos, ser classificado apenas - passou, não passou.

Não estou de forma alguma a tentar descaracterizar as provas, estou apenas a por a hipotese de em competições "menos importantes" aligeirar a máquina.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

TREC

#176 Mensagem por cervantes » terça out 17, 2006 7:17 am

Caros Foristas,

O Mena fala pouco... dizem alguns.

Cá por mim acho... quando fala... acerta muito!

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Meus Amigos...

#177 Mensagem por vitor_morgado » quinta nov 02, 2006 6:56 pm

Amigos:

Desde que ando a cavalo, nunca foi em nenhum picadeiro... foi sempre assim, "sela para cima da rola" e andar pelos montes como não houvesse amanhã.. Alvarenga, na serra de montemuro, tem razões de sobra por eu nunca ter sequer pensado noutra forma... Pois o que estou a ver que isto se está a tornar sério :wink: e se chama TREC. É com muito gosto que que mal chegue a portugal e compre uma égua junto-me ao clube... Já agora poderiam-me dizer quais as caracteristicas que se deve levar em conta para um bom cavalo de TREC??


Meus amigos estou fascinado com esta disciplina, o TREC! Estou morto por começar...

Abraço do victor morgado.

desculpem dizer-vos isto, pelo atraso, mas hoje ganhei o dia... descobri o TREC....

FUI!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#178 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 02, 2006 8:54 pm

Victor

Pelo que já disseste este ano já descobriste o forum Cavalonet,o TREC,companheiros de cavalos,e.....que não há terra como a nossa :lol:

Tudo isto sem mexer os pés :D

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Grande joão...

#179 Mensagem por vitor_morgado » sexta nov 03, 2006 12:27 am

Grande joão, foi preciso vir estudar para fora, para um mundo que em cavalos só gostam das corridas em galope, para conheçer estas pequenas grandes maravilhas do mundo... João eu estive a ler os regulamentos todos do trec e apercebi-me logo o que te levou a competir... Antes de conhecer o trec (como fosse há muito tempo, foi simplesmente hoje!), eu estava muito inclinado para a equitação de trabalho, já que os cavalos desde a antiguidade que serviam para isto mesmo, serem as pernas do homem...

Amigos lusitanos, Somos grandes... Mai nada!


Aquele abraço do caloiro nestas andanças, que pretende ficar cá por muito tempo...

Abraço do vitor morgado

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Amigo cervantes...esta é para si!

#180 Mensagem por vitor_morgado » sexta nov 03, 2006 12:34 am

Amigo cervantes, esta é para si...
Como já viu eu sou de coimbra... para além da nossa querida figueira da foz, onde aqui perto há TREC? Acho que em coimbra não há...
como se já viu eu também sou do mundo... onde houver sinais que me mova, eu movo o mundo se preciso para lá chegar... mai nada!


Cervantes, força, gosto do ouvir falar...


Abraço do victor morgado

Responder

Voltar para “TREC e Turismo Equestre”