Quais as melhores rações?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Afinal???

#16 Mensagem por Joana Abreu » quinta jun 17, 2004 10:38 pm

Afinal qual é o tópico do debate???

Julgava que era: Quais são as melhores rações???

mas pelos vistos o tópico é: O meu cavalo come esta ração e gosta!!!

Eu nunca disse que a Intacol e a Fonseca envenenam os cavalos, se assim fosse deixavam de ter os clientes.

Mas pela qualidade e caracteristicas dos cereais que empregam, pelo pouco conhecimento (pouca investigação em adaptar rações aos vários tipos de cavalo que existem), e por terem caracteristicas que favorecem a gordura e não o músculo (exemplo melaço). Pode-se concluir que são rações que pouco ou nada evoluiram nos últimos 15 anos, e é uma injustiça considerá-las dentro do lote das melhores rações de mercado.

Já agora... Sr. KarindaByte, acha que os seus cavalos comendo de 12h em 12h, se podem considerar bem tratados?
e quando for de férias?? Comem de 15 em 15 dias?

Sugeria que pagasse a alguém para lhes dar o almoço!

Anita
Espectador
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 11, 2004 12:25 pm

#17 Mensagem por Anita » sexta jun 18, 2004 9:00 am

Sra. Joana Abreu, par sua informação os meus cavalos andam na pastagem todo o dia, e após ter consultado o veternário(Dr. João Paulo Marques) foi-me dito que o ideal era mesmo 3 vezes por dia, mas que sendo assim não teria problemas. Aconselho-a a mudar o seu comportamento arrogante, tipo sabichona, estamos aqui para trocarmos ideias e não criticar A ou B. Agredeco também que não faça comentários desagradavéis a meu respeito tipo : "Já agora... Sr. KarindaByte, acha que os seus cavalos comendo de 12h em 12h, se podem considerar bem tratados?
e quando for de férias?? Comem de 15 em 15 dias? ". :evil:
Provavelmente o seu caso é muita teoria, mas na realidade prática é zero.

Fique Bem
Karindabyte

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

#18 Mensagem por JM-6 » sexta jun 18, 2004 11:03 am

Não sendo um moderador, longe disso, acho que não nos devemos deixar levar pelo atrito que algumas "palavras" possam criar. Especialmente quando são escritas. Tal como noutros programas(messenger), as palavras quando escritas e não ouvidas, podem ser interpretadas com um significado diferente do pretendido.

Somos todos "horse lover's" (utilizando um nick de um membro :wink: ) e como tal acho, na minha modesta opinião que este belo fórum deve ser utilizado para conversas com críticas CONSTRUTIVAS.

E uma grande diferença é ter uma discussão "acesa" construtiva e ter outra em que se passam aos insultos. Acho que uma pessoa até podia dizer que a ração X ou Y é a pior do mundo e que devíamos ter atenção aos cavalos.

tal não deve ser motivo para gerar outro tipo de conversas! :idea:


Voltando ao assunto inicial, para mim em termos de rações fica nesta ordem(qualitativa):

1-Havens
2-Dodson&Horrell
3-Vetagri
4-Spillers
5-Intacol
6-Fonseca ou Biona

Isto considerando as melhores rações de cada uma das marcas. Claro que os gostos mudam de pessoa para pessoa e que por vezes o hábito faz o monge. :lol:
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#19 Mensagem por karindabyte » sexta jun 18, 2004 12:07 pm

8) 8) 8) 8)
:wink:

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#20 Mensagem por Joana Abreu » sexta jun 18, 2004 1:07 pm

Em 1ºlugar, só tenho feito criticas construtivas!!!

A minha critica ao sr. KarindaByte baseou-se na seguinte frase:
mas devido a minha profissão, os meus têm somente 2 refeições. 1 de Manha (7.30), e outra a noite (7.30).
Que deixa qualquer amante de animais e de cavalos em particular, indignada!!!

A introdução da pastagem como substituto de almoço só apareceu posteriormente, por isso sr. KarindaByte não tem que ficar ofendido com a minha critica, já que não forneceu a informação toda inicialmente.

Mas já agora pergunto, os seus pastos mantém-se verdes no Verão?

Quanto à classificação de rações proposta pelo JM-6, concordo com ela!!

karindabyte
Sela 01
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2004 4:36 pm
Localização: Leiria

#21 Mensagem por karindabyte » sexta jun 18, 2004 1:49 pm

Sra. Joana Abreu, antes de mais deixe-me lembrar que ninguem, mas niguem mesmo, gosta mais dos animais do que eu. Os pastos que eles têm são regados de 2 em 2 dias. E estão divididos em três sectores.
Diga-me tem cavalos??
Se sim, lucra com eles??

Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#22 Mensagem por Hugo » segunda jun 28, 2004 10:58 pm

A Joana a certa altura diz que o melaço favorece a gordura, mas pelo que sei o melaço é um sub produto do açucar, e só favorece a gordura se consumir mais açucar do que aquele que o organismo consome. Além de melhorar o paladar e o aroma, o melaço é um produto energético, bastante util para cavalos em trabalho, pode haver componentes melhores, mas não me parece que o melaço seja mau... Além de uma alimentação saudável, o melhor para desenvolver os musculos é mesmo o exercicio :), mas esta é apenas minha opinião.

E assim chegamos aos complementos energéticos e vitaminicos, quais são na vossa opinião os melhores complementos?

E quais são aqueles que apesar de apresentarem resultados extraordinários, são 'proibidos' (apesar de alguns iluminados os utilizarem). Já agora qual é a vossa opinião para a utilização destes complementos?? (Até porque as farmacias estão abertas para todos)

Avatar do Utilizador
JM-6
Sela 01
Mensagens: 31
Registado: quinta mai 20, 2004 7:37 am
Localização: Estoril
Contacto:

Complementos...

#23 Mensagem por JM-6 » segunda jun 28, 2004 11:55 pm

Bem, na minha equipa só usamos LPC. :lol:

Desde de "Tonus 24, Electrolyte, Quietude, Tendonil, Dentente, etc...."

São 100% naturais e não constituem dopping para os cavalos em caso de controlo veterinário!

Têm dado um bom resultado! E estamos muito contentes com a LPC.

Devo alertar que todos estes complementos são administrados segundo indicação veterinária, e, em épocas e quantidades de acordo com o esforço físico complementar que têm ou que irão ter!

Existem aqueles "carolas" que é bom e faz bem, e depois só fazem asneira e que sofre??? Os cavalos!!

Modo que: não inventem, consultem um veterinário!
Horseball: The Best Team Sport Ever Invented

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

Rações

#24 Mensagem por Dr.Elina » quinta jul 01, 2004 1:47 pm

Na minha opinião as rações de origem portuguesa não são boas, especialmente os granulados.

Eu tenho preferência para a ração da marca Baileys mas como ainda não é disponível em Portugal, compro ração da Main Ring.

scarlett
Espectador
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 28, 2004 10:42 am

#25 Mensagem por scarlett » terça ago 03, 2004 12:49 pm

Boas a todos!

Voltando a puxar este tópico, quero apenas dizer o nome das rações que conheço em uso e que têm dado bons resultados (quando dadas correctamente):

Racentro
Biona (eu uso esta e misturo a Equimax com a Equimix; tenho tido excelentes resultados :P - mesmo com animais que me chegaram magríssimos :evil: )
Purina

Não posso dizer que A, B ou C é melhor ou pior porque não sou técnica nem vet, só posso dizer que estou muito satisfeita com a mistura das duas rações da Biona (a Biona, aliás, vem da Saprogal).
Espero ter contribuido para alguma coisa! :wink:
Melhores cumprimentos,
Scarlett

Cruzado
Mensagens: 1
Registado: sexta abr 23, 2004 3:13 pm
Localização: Porto

alimentação do cavalo

#26 Mensagem por Cruzado » segunda out 04, 2004 3:20 pm

gostaria de ter uma opinião sobre a maneira como trato o meu cavalo, já
que sou novo nestas coisas.

Devido á minha vida profissional apenas po o dar a primeira refeição por volta das 8 horas da manhã, geralmente ração equinia da Purina, depois volto a repetir a ração por volta das 12.30 horas e novamente ás 20 horas. Deixo feno , em alguma quantidade, na box quer durante a noite quer mesmo de dia.
Por vezes solto o cavalo no picadeiro exterior, e deixo lá também feno e água (claro!). O feno deve ser dado seco ou molhado com água ?

Por favor alguém que comente e me ajude a melhorar.
Obrigado

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

Melhorar

#27 Mensagem por Joana Abreu » sábado out 09, 2004 11:09 am

A prática comum, tanto amadora como profissional é a seguinte:
- três refeições principais, intercaladas com feno e palha.

O tipo de ração que dá aos seus cavalos têm uma qualidade discutível como pode ver no fórum.

O feno deve ser salpicado de água somente antes de dar aos cavalos, porque:
- Se molhar o feno quando ele está em fardo e armazenado, o feno apodrece.
- Deve-se molhar o feno antes de dar aos cavalos, por causa do pó.
Os cavalos são muito sensíveis nas vias respiratórias, principalmente quando vivem em Boxes.

Espero ter ajudado.

Vânia Freitas
Sela 01
Mensagens: 33
Registado: quarta mar 02, 2005 9:03 am
Localização: Porto/Valongo

#28 Mensagem por Vânia Freitas » quarta mar 02, 2005 9:10 am

Já há algum tempo que uso a ração biona e parece-me ser de boa qualidade e os cavalos gostam e estao saudáveis

José Carlos Azeve Pereira
Mensagens: 2
Registado: sexta abr 01, 2005 3:47 pm
Localização: Vila do Conde

rações

#29 Mensagem por José Carlos Azeve Pereira » sexta abr 01, 2005 5:20 pm

olá! talvez possa dizer uma grande asneira mas como tou aqui há pouco tempo acho que me perdoam. tenho que dar razão a quem diz que o tipo de ração depende do tipo de trabalho que faz o cavalo. agora já se sabe que cada um defende a ração que dá ao seu cavalo. eu para já não tenho cavalo porque tenho um colega que tem dois cavalos mas como participo nas despesas compro ração numa escola e acho que é muito boa. aliás as cooperativas agrícolas por vezes têm rações muito boas a bons preços e ninguém sabe. sou de vila do conde e na cooperativa de cá isso acontece. um abraço para todos.

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#30 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta abr 06, 2005 1:10 pm

Em relação à questão colocada pelo Cruzado acerca do feno ser dado seco ou molhado, vou partilhar a minha experiência.

Tenho tido resultados positivos com a seguinte técnica:

Mergulhar o feno numa solução de água com sal a 1%, é especialmente util naqueles cavalos com alergias ou que "apanham" tosse com muita faclidade.

Responder

Voltar para “Alimentação”