Ração IHC

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

Ração IHC

#1 Mensagem por alegrete » segunda mar 05, 2007 6:59 pm

A nova marca de ração IHC promete dar que falar, já está a atingir uma grande parte do mercado.

Para quem já conhece gostaria que os forenses expressassem aqui a vossa opinião.

um abraço
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

#2 Mensagem por mig_abreu » segunda mar 05, 2007 10:04 pm

Olá Duarte,

Em relação à ração, de facto parece que uma grande maioria das pessoas a nível de saltos mudou para essa ração, parece que é mesmo muito boa, embora uma das linhas seja muito cara, mais cara que a Havens.

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#3 Mensagem por alegrete » terça mar 06, 2007 6:50 pm

Já estou com esta ração e até agora estou-me a dar muito bem.
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

mig_abreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 06, 2006 11:54 pm
Localização: NORTE

#4 Mensagem por mig_abreu » quarta mar 07, 2007 7:38 pm

Olá Duarte,

Já agora sabe-me dizern quais as grandes diferenças entre a linha Star e Evolution? a diferença de preço entre ambas é muito grande!!!

Qual será a melhor para um cavalo de saltos amador, ou seja, que faz umas provas a 90/1mt e que tem uma trabalho médio?

Obrigado

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#5 Mensagem por alegrete » sábado mar 10, 2007 8:02 pm

ola migabreu:

eu estou a dar a green aos meus cavalos ... e sao de alta competiçao!
eu penso que a gren e a melhor raçao para quem 1uer dar uma boa alimentaçao aos seus cavalos sem luxos
mas se quiser liguw-me para o numero que eu vou mandar em pm
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#6 Mensagem por alegrete » quinta mar 29, 2007 9:07 pm

caros forenses sera que mais nimguem tem interesse em melhorar as raçoes???
sera que mais nimguem aposta na qualidade??
tanta gente se queixa das raçoes mas nimguem faz nada para melhorar...
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#7 Mensagem por Rui Mesquita » quarta out 10, 2007 2:07 am

Boas amigos.
A ração da IHC é que está a dar.
No ano passado alimentava o meu cavalo de corrida de passo travado com uma ração da Ovargado e andava quase sempre a 3,4 segundos dos cavalos mais rápidos.
Este ano passei a alimenta-lo com a ração IHC STAR 300 POP, indicada para cavalos de corrida e o resultado foi evidente. Passei de andar 3 a 4 segundos atrás para andar 3 a 4 segundos á frente dos outros, apenas sendo acompanhado por 1 ou 2.
A IHC já fazia falta em Portugal!!!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#8 Mensagem por AnaE » quarta out 10, 2007 7:20 am

...realmente é uma diferença... foi só mudar a ração?

...era interessante uma analise comparativa dos ingredientes de uma e de outra :roll:

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#9 Mensagem por PSantos » quinta out 11, 2007 3:31 am

Olá Ana,
Posso dizer-te que a ihc é sem duvida melhor do que a da ovargado, nem é preciso fazer analises. Penso que seja uma das melhores rações fabricada, estando neste momento a tentarem exportar para espanha e alemanha.
A IHC foi criada através de uma senhora alemã, que lhes deu as indicações sobre os produtos necessários para fazer uma boa ração. Segundo o que me disseram, na Alemanha existem pessoas que só se dedicam a fazer ração para cavalos, tipo nutricionistas, onde observam o cavalo e a indicação sobre aquilo que os donos querem da ração, do género, ficar mais gordinho, mais magro, mais energético, e eles fazem a ração em função do cavalo.

Saudações equestres
Pedro Santos

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#10 Mensagem por AnaE » quinta out 11, 2007 5:21 am

Olá Pedro, obrigada pela explicação.

Ainda bem que assim é. Contudo esse cuidado na concepção das rações e a criação de produtos adaptados existe em muitas outras marcas...

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#11 Mensagem por Rui Mesquita » sexta out 12, 2007 6:36 am

Boas.
Como já disse noutro tópico estou a acabar a minha licenciatura em Engª Zootecnica e neste momento estou a fazer o estágio em alimentação de cavalos. Consiste em avaliar a alimentação de cavalos e através de calculos e tabelas, predizer se a alimentação está correcta para o cavalo em questão relacionando sempre com o seu fim ou trabalho. É com estes tipo de estudos que as empresas que fabricam rações podem melhoram as suas rações e assim melhorar o desempenho dos nossos cavalos. No meu estudo também serviu de base o meu cavalo e como evidenciei em cima os resultados foram excelentes, e foi só melhorar a ração, racão propria para a actividade que faz.
Penso no futuro poder colaborar com essas empresas, pois é uma das áreas que mais gosto, além de gostar imenso de cavalos e de corridas.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#12 Mensagem por João dee Deus » sexta out 12, 2007 7:19 am

ão inicial já ouco tem a ver com a da altura.

Rui

Então acrescenta lá isto aos teus conhecimentos...se é que não sabes..
É mais ácerca das comercializações.

As rações são lançadas no mercado sempre com o melhor que conseguem.
Depois com o aumento progressivo de um ou mais ingredientes,começam a faltar com o rigor na receita inicial para que o lucro se mantenha.
Resulta que passados uns tempos a ração inicial já pouco tem a ver com a do presente.

Seguidamente vem um aumento da ração já com a previsão de possiveis aumentos de ingredientes,e tudo volta ao estado inicial da receita.

Assimtipo dente de serra...EHEHEH

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#13 Mensagem por Miguel Santos » domingo out 14, 2007 5:54 am

Amigo João de Deus,

Mas neste caso a ração em causa tem uma grande mais valia... conta com publicidade gratuíta nos fóruns! :wink: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

(Brincando! :) Foi como que uma "private joke". :wink: )

Agora falando sério, a ração parece ter de facto muito sucesso, contudo acredito que existam no mercado excelentes rações de outras marcas e cujos valores nutricionais sejam igualmente adequados e equilibrados. Caso contrário acredito que todos os criadores de renome e qualidade, cavaleiros e até veterinários recorressem à mesma ração - o que não acontece!

Não obstante, esta ração em termos de marketing é, neste momento, imbatível - e talvez o êxito que tem vindo a ter em terras Lusitanas também a isso se deva. Em termos qualitativos não me posso manifestar mas do que o que disse porque não os conheço na prática.
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#14 Mensagem por Rui Mesquita » terça out 16, 2007 12:23 am

Boas.
A opinião que aqui deixei e apenas uma experiencia que tive, não estou aqui a fazer publicidade á IHC, nem tiro nenhum proveito disso.

A IHC está imposta no mercado graças a uma grande variedade de produtos para as diversas situações, graças a uma boa equipa de profissionais com conhecimentos de alimentação de cavalos, e o que a maior parte das fabricas tem é técnicos com conhecimentos em alimentação de vacas, ovelhas e porcos, especies que geram mais lucros.
Trata-se de uma mais valia, pois é diferente alimentar um cavalo relativamente a uma vaca, pois as suas necessidades nutricionais são diferentes, falo nisso pois estou neste momento a fazer o meu estágio de final de curso em alimentação de cavalos.

No mercado existem outras rações, com constituintes nutricionais semelhantes, mas o que faz a diferença é os macrominerais (Ca, P, Na, Mg, K), os microminerais (Cu e Fe) e as vitaminas. É neste ponto que está a diferença, pois uma ração "normal", chamada de manutenção, possui quantidades insuficientes para as necessidades do cavalo em actividade, sendo mais notório quanto mais se intensifica o trabalho.
O que a maioria das fabricas de ração faz é conceber uma ração de manutenção para cavalos, e esta tem o preço médio de 0,30€ por kg, claro que uma ração adaptada para cavalos com tabalhos mais intensos é muito mais cara.

Na experiencia que tive, o meu cavalo comia uma ração de manutenção que custava 0.30€ por Kg e passou a comer uma que custava 0,70€ por Kg. No fundo gasto o mesmo... Pois para obter um resultado mais o menos parecido tinha de lhe dar 5 Kg de ração de manutenção por dia, cerca 1,80€ por dia, e com esta ultima apenas 3 kg por dia o que dá cerca de 2,1€. Nem dá para tomar um café....E basta os 3 kg, pois mesmo assim já tem uma energia....que nunca mais acaba.

Há muita gente com formação em alimentação de cavalos, mas quando me falam que este ou aquele veterinário aconselhou esta ou aquela ração, por vezer indigna-me, pois não deixam quem tem mais formação na matéria (Zootécnicos) se impor, e por isso é que as rações para cavalos não melhoram....

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#15 Mensagem por Rui Mesquita » terça out 16, 2007 12:48 am

Amigo João.

Quanto ao aumento dos preços das rações é inevitavel, pois tudo aumentou nestes ultimos anos. Veja o preço do gasóleo que em 10 anos aumentou para o dobro, o dos cereais, a matéria-prima das rações aumentou alguns centimos. O que será do agricultor a quem comprava milho para as galinhas á 10 anos a 0,30€ e que agora me vende a 0,35€...

Quanto á qualidade e á alteração da receita inicial, isso já esta salvaguardado.
O amigo já ouviu falar em HACCP, ou em Português APPCC (Análise de Perigos e pontos criticos de controlo)... Este sistema é obrigatório para todos os que fabricam produtos alimentares, tanto para consumo humano como para animais.
Este sistema obrigatório por lei desde 98, mas só com o cerco da ASAE e que está agora a ser imposto, garante nos produtos com caracteristicas fisicas, quimicas e microbiológicas controladas. Este sistema obriga as empresas a elaborar um dossier, com vários requesitos, entre os quais a elaboração das fichas técnicas dos produtos comercializados, análises quimicas e microbiológicas obrigatórias aos produtos feitas regularmente(mensal, casos de quinzenal e mesmo semanalmente como ocorre em análises de carcaças em matadouros) e rotulagem do produto com a informação adequada.
Trata-se de um sistema que nos vai garantir que o que estamos a comprar é gato e não lebre, produtos produzidos em condições de segurança e com qualidade.

Com a ficha técnica, o rótulo do saco e uma análise feita por um laboratório tem tudo para poder reclamar...

Responder

Voltar para “Alimentação”