Alimentadores de campo (mangedouras)

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
mabor
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta nov 02, 2005 1:35 pm

Alimentadores de campo (mangedouras)

#1 Mensagem por mabor » quinta jun 21, 2007 9:15 pm

Boa tarde a todos,

Gostava que se fosse possível me indicassem onde poderei encontrar aqueles alimentadores de pôr no campo para alimentar os cavalos?

Muito obrigado

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

ideias pertinentes...

#2 Mensagem por vitor_morgado » sexta jun 22, 2007 2:55 am

Mabor diz-me uma coisa estás a falar de algum metodo automatico de alimentação? ou simplesmente das tradicionais manjedouras que estamos habituados a ver nos campos?

Se for isso, vou-te dar uma dica acessivel e criativa que já tive oportunidade de fazer: Comprar uma banheira metalica num ferro velho, depois fazes uma estrutura tipo carro de mão com roda e poderás facilmente transporta-la no campo. resulta e é excelente poderás fazer mais do que uma para palha/ração e água...
Dá muito gozo criar novas soluções para os triviais problemas, e além do mais dá a sensação que a inteligência se sobrepõe ao poder economico!!

Abraço do victor morgado.

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#3 Mensagem por areffoios » sexta jun 22, 2007 6:46 am

Acho essa opção perigosa! Cortes conjugados com falta de vacinação em dia podem não correr muito bem. Acho preferível gastar um bocadinho mais de dinheiro, usando ou não a criatividade de cada um, mas criando uma opção mais segura.

Abr

mabor
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quarta nov 02, 2005 1:35 pm

obrigado

#4 Mensagem por mabor » sexta jun 22, 2007 6:47 pm

bom dia muito obrigado a todos pelas vossas dicas e já agora sr Vitor era mesmo isso que eu pretendia, por a imaginação a trabalhar e criar um sistema, nao so por poupar dinheiro, ou talvez nao mas para ter uma coisa adequada ao meio onde irei precisar....Tb sou bastante engenhocas mas por vezes faltam-me ideias .Uma vez mais obrigado


Cumprimentos
Rui

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

Amigo Arreffoios...

#5 Mensagem por vitor_morgado » sexta jun 22, 2007 8:18 pm

Amigo Arreffoios...

Eu não sei o que imaginou com as minhas palavras, mas garanto-lhe que por experiencia propria nunca tive problemas com esta opção.
A banheira é de inox, e toda a estrutura não tem arestas vivas... Perigoso são as cercas no campo, muitas vezes feitas com arame ferrugento e muitas vezes farpado!
Posso-lhe dizer que me sinto realizado projectando tudo desde um simples carro de mão banheira até a um hospital :wink: ...

Projectar e conceber.... 8)

Gostava que critica-se e que traçasse soluções, ou algumas direcções...Respeito a sua opinião como a de todos os foristas, mas devemos dialogar mais sobre o assunto, isto tudo porque NÃO SOLUÇÕES PERFEITAS...e eu não sou dono da verdade!

Abraço do vitor morgado.

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#6 Mensagem por areffoios » sábado jun 23, 2007 1:08 am

Carissimos,

Vou falar da experiência que tenho. Com o objectivo de poder ter os cavalos a campo em condições fiz o seguinte:

1- construi abrigos com estrutura de madeira, com cobertura inclinada de uma água em policarbonato e aparafusada à madeira.

2- no interior coloquei um bebedouro automático ligado à torneira que permite ter sempre água limpa.

Isto até com uma estaca pregada ou cimentada ao chão se pode fazer, aparafusando em seguida um bebedouro. A ligação da água pode ser feita com um daqueles tudos de PVC.

No total gasta-se no máximo uns 40 eur! Tendo em conta que não é preciso andar sempre a mudar a água, por esta aquecer, se sujar, etc.. ocupando muito menos espaço e não constituindo um perigo.

3 - para a ração também foi fácil uma vez que aparafusei um balde à estrutura em madeira. Quanto ao feno sou apologista de o dar no chão uma vez que é o método mais natural.

Responder

Voltar para “Alimentação”