Alfarroba

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
Tiago
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 10, 2007 4:34 am
Localização: Entroncamento

Alfarroba

#1 Mensagem por Tiago » sábado ago 18, 2007 4:01 am

O que acham de juntar à ração um pouco de alfarroba partida/moida? Será benefico ou não traz vantagens?

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#2 Mensagem por redondo623 » sábado ago 18, 2007 4:10 am

Boa Tarde,

A ração que compro tem alfarrouba partida e penso que é um dos constituintes da maior parte das rações.

É um producto rico em açucares e tem um cheiro e sabor bastante agradáveis, pode ser bastante energético, mas não sei se é necessário.
Cumprimentos,

Rui N S

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » sábado ago 18, 2007 4:33 am

Como disse o redondo, quase todas as rações têm alfarroba triturada. É rica em açucar e proteínas.

Também não sei que outras qualidades ou desvantagens tem a sua utilização.

Os cavalos geralmente gostam muito! :D

Tiago
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 10, 2007 4:34 am
Localização: Entroncamento

#4 Mensagem por Tiago » quarta ago 22, 2007 12:29 pm

Obrigado pelas vossas respostas. E que eu além da ração ainda lhe junto um corredor de alfarroba partida. Disseram-me que fazia com que os cavalos bebessem agua, pois esta é doce.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 22, 2007 2:24 pm

Não se deve abusar da alfarroba porque é muito "quente"....era o que se dizia mas não sei as consequencias disso....mas se se dizia...é melhor respeitar...

saudaç~oes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Tiago
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 10, 2007 4:34 am
Localização: Entroncamento

#6 Mensagem por Tiago » quinta ago 23, 2007 8:00 am

O que quer dizer com muito "quente"? Refere-se ao nivel do sistema nervoso ou ao nivel do sistema digestivo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 23, 2007 1:03 pm

Tiago

Não te sei responder a isso..

Os antigos eram muito sucintos nestas coisas,mas deve ter a ver com energia suplementar e que resulte uma certa irrequietude do cavalo,isto no sentido muscular,porque tambem pode ter efeitos digestivos estranhos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#8 Mensagem por J.Afonso » quarta set 12, 2007 11:41 pm

A alfarroba em demasia tende a fermentar no estômago e pode conduzir à ocorrência de cólicas, com todas as consequências que conhecemos....
Para além de ser extremamente enegética e tornar os animais mais agitados quando têm falta de exercício regular...
Eu tenho alfarrobeiras no mesmo local onde se encontram os cavalos..... e tenho de apanhar quase tudo para evitar as complicações já referidas.....

Afonso

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » quinta set 13, 2007 5:09 am

Fonso

Cuidado quando estiveres a apanhar as alfarrobas..... :wink: :lol:

Os cavalos não gostam do que estas a fazer o podem-te empurrar.... :lol:

Just in case vê se está algum por perto.... :mrgreen:

saudaç~es Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#10 Mensagem por J.Afonso » quinta set 13, 2007 7:48 pm

Olá amigos
Td bem João obrigado pelos conselhos de me afastar dos "comilões", mas eu só os costumo soltar depois de apanhada a alfarroba......mesmo assim é vê-los a sair da boxe em "full speed" para irem debaixo das arvores ver se sobrou alguma coisa.... :D

Eu vou deixando uma pequena quantidade espalhada pelo terreno, de modo que assim eles têm de participar numa "caça ao tesouro" para comer os docinhos :D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » quinta set 13, 2007 9:04 pm

Fonso

Este teu ultimo paragrafo é de uma importancia muito grande.

Todos os animais que andam a pasto benficiam de um numero grande de situações de alimentação que são fundamentais para que o metabolismo se faça da maneira mais natural.

Faz parte do jogo essa caça ao tesouro...indiscutivelmente.... tal como comer do chão tambem faz.

saudaç~es marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Alimentação”