Qual o melhor pasto?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
Diogo Martins
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quarta out 17, 2007 9:47 pm
Localização: Sintra/Odemira

Qual o melhor pasto?

#1 Mensagem por Diogo Martins » sexta out 19, 2007 5:53 am

Sou aprendiz tanto nestas coisas dos fóruns como dos cavalos!!!!
Gostava de saber a opinião de alguem mais entendido do que eu relativamente as sementinhas que vou jogar á terra para alimentar uma felizarda de uma égua e seu filho, que tem á sua disposição a modesta área de 2h .
Estáva a pensar em 8000m2 fazer uma searinha de trigo e outro cereal (?) esta destina-se a enfardar feno para aplicar nos gastos do ano.
Em 3000m2 vou por festuca e um trevo para fazer um pasto permanente verde verão/inverno, o restante é o que a natureza dá....mais alguma ração de compra.... o que é que acham?

PS. Trabalha e pouco só ao fim de semana

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » sexta out 19, 2007 5:05 pm

Diogo

O meu conselho é comprares o feno já enfardado,guardá-lo e reservares os 2 h para pasto,dividido em 4 parques, que irás usar rotativamente,e assim já entretem os dois animais todo o ano.
Eles pisam muito o terreno e estragam as pastagens se forem muito massacradas pelo tempo de permanencia.
No inverno e especiamente em dias de chuva,a pastagem verde não deve ser o unico lastro para os cavalos e convem "secar-lhe as tripas" com feno de preferencia, mas pode ser palha...so depende da "força" da pastagem.
A ração estará presente sempre mas na medida no necessario,não será o mesmo que se eles tivessem presos.
Água á descrição nos parques,sombras,abrigos para o vento,tec.
Um abrigo central que seja comum aos 4 parques seria o ideal.
A palha ou o feno devem ser dados em comedouros altos e com cobertura, para não molhar o feno.

As sementes para a pastagem quanto mais variada melhor se semeada,porque a espontanea é a melhor.Mas isso só um tecnico que conheça a região e o terreno, te pode ajudar.

Felicidades.

saudaç~es Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Diogo Martins
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: quarta out 17, 2007 9:47 pm
Localização: Sintra/Odemira

Qual o melhor pasto?

#3 Mensagem por Diogo Martins » sexta out 19, 2007 6:12 pm

Caro João,

Tenho um problema com a pastagem em que penso fazer a ceara, fica do lado de lá da ribeira e esta no inverno torna-se intransponível pela força das águas, esse é motivo de tentar rentabilizar essa courela, de qualquer forma tenho sempre palha seca á disposição como complemento da ração e da erva verde, pois esta por força de rega existe o ano inteiro.

Têm um espaço onde vem comer palha e ração e usufruir da cama sempre que assim o desejem.

Mais um mês e o potro tem que se ir embora, faz seis meses!Infelizmente só estou com eles ao fim de semana, e depois não tenho capacidade nem condições do desbastar, neste tema já basta eu e a égua estarmo-nos desbastar!!!!somos verdadeiramente aprendizes.....

Desta forma a pastagem fica reduzida a um habitante,depois tenho de pensar em arranjar –lhe uma companhia, talvez uma galinha, lOLOLOOO....

Esta foi a primeira vez que participei com algo neste forum, até porque só me registei dia 17/10! Fiz uma exploração por quase todos os temas e verifiquei que em todos o João foi participativo e elucidativo , certamente baseado na sua experiência, mas não só, existe ai alem da grande paixão em tudo que se aplique a palavra "cavalo" uma grande propensão e vontade em dividir com os restantes a sua sabedoria, parabéns!!!!


Aquelas saudações

paulosabino
Mensagens: 3
Registado: sexta fev 13, 2009 1:15 am

Re: Qual o melhor pasto?

#4 Mensagem por paulosabino » sexta fev 13, 2009 1:30 am

Olá a tod@s,

Alguém me pode dar dicas sobre o pasto a aplicar no caso do meu terreno? É um terreno meio arenoso, no entanto relativamente fértil, e não é propício ao nascimento de pasto digamos que expontâneo, daí que pense que o melhor é semear alguma coisa. Gostava de chegar à semente ideal ou combinações de sementes(preferencialmente algo persistente de uns anos para os outros. Já me falaram de treto branco que julgo durar até sete anos, mas gostava de ouvir mais opiniões.

O pasto não servirá de único alimento, pois o feno e ração estão à disposição todo o ano, servirá como complemento importante. Tenho receio de semear algo que em excesso provoque danos à saúde dos meus póneis, mas gostava que pudessem pastar o quando quisessem, sem ter de controlar o periodo de pastagem.

Não sei se as minhas dúvidas têm fundamento mas por isso estou aberto a ouvir a voz da experiência.

Obrigado desde já

Responder

Voltar para “Alimentação”