Epifisite - Doença de disturbio alimentar ou não?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
Isabel da Franca
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: sexta set 02, 2005 10:29 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Epifisite - Doença de disturbio alimentar ou não?

#1 Mensagem por Isabel da Franca » terça nov 06, 2007 10:48 am

As minhas desculpas a todos por não ter dito nada durante tanto tempo, mas a minha vida profissional não me deu mais hipoteses de participar e de os ajudar, no entanto vou tentar ter sempre um tempo disponivel para debatermos os temas colocados, agora vamos lá ao tema de hoje:

Epifisite -Geralmente esta doença está associada a disturbias alimentares e é uma doença cada vez mais generalizada em poldros, principalmente em animais que se encontram em fase de crescimento rápido, dos 3 até os 18 meses de idade.

Fazendo-se pressão na área com um dos dedos, poderá fazer com que o cavalo se desloque, e em função da dor o cavalo poderá também apresentar manqueira.

Vamos lá partllhar este tema e aprender um pouco mais :roll:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » terça nov 06, 2007 4:52 pm

Isabel

Conheço uma historia assim....LOL..em que o paciente se queixava do corpo todo,e no final o homem tinha era o dedo partido.

Acho que faltou dizer a área onde se coloca o dedo,uma vez que não conheço a doença e não associo á zona onde se deve o deve pôr.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Isabel da Franca
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: sexta set 02, 2005 10:29 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#3 Mensagem por Isabel da Franca » quarta nov 07, 2007 10:36 am

Então eu vou dar umas luzes sobre esta doença, que é mais comum nos poldros do que parece.
A epifisite e uma das doenças que tem a designação de Doenças Ortopédicas de Desenvolvimento (DOD), termo criado em 1986 para abranger todos os problemas ortopédicos presentes no poldro em crescimento. Evidenciando-se complicações que ocorrem na placa de crescimento ou cartilagem de crescimento, ou seja, distúrbio na conversão da cartilagem em osso que podem ocasionar dor e manqueiras, nos poldros.

Geralmente, as doenças de desenvolvimento ortopédico (DOD) estão relacionados com os problemas metabólicos nos ossos, englobando numerosas anormalidades ortopédicas que ocorrem entre o nascimento até os 18 meses de idade. As que mais se destacam são a , epifisite osteocondrose, deformidades flexurais e ainda fracturas fisárias, malformação dos ossos cubóides do carpo e tarso (deformidade angular) e artrite juvenil.

Existem, basicamente, três factores envolvendo estas anormalidades: a Genética (conformação), o Meio Ambiente (trauma, exercício forçado) e a Nutrição.
"A deficiência nutricional, excesso ou desequilíbrio de nutrientes vão afectar adversamente os ossos e as cartilagens por causa das alterações na disponibilidade dos componentes da estrutura do esqueleto ou de enzimas e hormonas que controlam a síntese desses tecidos".

Muitas vezes a epifisite, implanta-se em função de uma dieta inadequada, muito embora outros factores possam estar envolvidos na sua incidência. Em muitos casos, os cavalos afectados são indivíduos jovens e robustos, e que apresentam um rápido crescimento. Uma dieta altamente energética traduzida por uma quantidade excessiva de energia pode ser uma das causas na maioria das vezes.

É importante que tenhamos uma aproximação científica, quando designarmos a dieta para o poldro em crescimento, porém o crescimento e desenvolvimento individual dos poldros, precisa de um maneio mais eficiente, no sentido de se prevenir futuros problemas. Acima de tudo, um apropriado balanço de nutrientes, vitaminas e minerais é o melhor caminho, um bom maneio e o conhecimento mais profundo da influência da componente da genética, previne muitos destes problemas de DOD.

Ou seja poldros gordos e com pouco trabalho são animais muito susceptiveis de sofrer de uma epifisite, e quando eu falava em " Fazendo-se pressão na área com um dos dedos, poderá fazer com que o cavalo se desloque, e em função da dor o cavalo poderá também apresentar manqueira." estava a referir-me á zona da cartilagem do joelho que por vezes se encontra quente e inchada.

Até á proxima :lol:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 07, 2007 5:13 pm

Isabel

Essa explicação cientifica veio cair em cheio no que eu digo pela observação pratica.
Fiquei mais uma vez contente com a minha capacidede de observação e relacionamentos das causas e efeitos do que vou vendo.
Claro que uso uma linguagem simploria mas por isso mesmo genuina.

Essa faze dos 18 meses eu atribuo á tal pontuação dos 2 anos que sugeri e que de pode comparar com a dos 3 meses exclarecendo essa situação dessa doença e outros problemas de foro psicologico,é por isso mesmo adequada.
Isto porque aos 3 meses ainda ninguem lhe "mexeu".

Essa doença que pode ser provovada como disse,por exercicios forçados(apresentação de poldros de ano e dois anos),e que podem tambem advir da pressa em fazer Lusitanos grandes como já aqui disse tambem,,pode comprometer o futuro dessa "promessa",como na altura mencionei,onde uma pessoa compra um presente envenenado.

Donde a sequencia das 2 primeiras "inspecções" que sujeri,detecta todas essas situações e mais algumas do foro psicologico do Cavalo.

Referiu o facto da gordura excessiva, (peso)que tambem condeno, e que calcam as articulações dos membros dificultando a transformação de cartilagens em osso.......na altura referi que o piaffe apresentado em Dressage aos 6 anos que começa a ser treinado aos 4 ou 5,devido á carga excessiva numa das mãos de cada vez, pode ser a "gota de água" num Cavalo, em cima desse facto atrás referido.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Alimentação”