Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
anitacarvalho
Espectador
Mensagens: 5
Registado: domingo abr 12, 2009 4:44 pm

Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

#1 Mensagem por anitacarvalho » domingo abr 12, 2009 5:09 pm

Olá a todos!

É o seguinte, estou prestes a ter um cavalo.
Gostaria de saber com hei-de fazer da alimentação... Quanto lhe dar por dia? O que dar? Quantidades...
O cavalo vai ser montade 3/4 vezes por semana...
Precisava de ajuda...
Obrigada :D

Luis Tiago
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quinta ago 26, 2004 2:18 pm

Re: Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

#2 Mensagem por Luis Tiago » quarta abr 29, 2009 3:14 pm

A depender do tipo de ração e do tipo de cavalo!
É sempre melhor perguntar a um veterinário, mas se der mais informações talvez possa ajudar!

lazao
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 10, 2008 6:54 pm

Re: Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

#3 Mensagem por lazao » domingo out 04, 2009 8:58 pm

Boas.

O feno podes dar a descrição, não há problema em pores demasiado,o que pode acontecer é depois estragar algum no chão. A minha égua dou-lhe meio balde de ração com farelos misturados e meio balde de cenouras cortas as rodelas, de manha e a tarde. Mas também depende do físico do animal se esta gordo ou magro e consoante o que trabalha. O farelo é bom junto a ração, mete-se um pouco de água e fica tudo humedecido. Nas sacas de ração diz la os kilos que se deve dar consoante o peso e o trabalho do animal.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

#4 Mensagem por PaulaDS » segunda out 05, 2009 2:53 am

Não, farelo todos os dias não se deve dar, vai acabar por desequilibrar o equilíbrio entre cálcio e fosforo. Melhor pedir o conselho de um veterinário. Feno à vontade, de boa qualidade, pelo menos 6 Kg (pesados) por dia - excepto se tiver boa pastagem, e boa pastagem não significa ter um pouco de chão de cor verde, ;-)

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

#5 Mensagem por Tamão » quarta out 07, 2009 12:22 pm

Uma ração bastante fácil e barata e com um bom nível nutritivo, é uma mistura simples de 60 a 70% de farelo de trigo e 30 a 40% de milho moído, tendo em conta que o farelo de trigo é rico em protaínas e o milho rico em energia, pelo que deves equilibrar as percentagens de acordo com o nível de esforço do teu cavalo, dentro dos parámetros acima referidos. esta mistura deve ser completada com 2% de sal comum e 2% de fosfato bicalcio. Quanto às quantidades, pareceme que o melhor é partires de uma das sugestões feitas neste tópico e prestares muita atenção ao teu cavalo diariamente; De acordo com o seu estado aumentas ou diminuis. Parece-me que os acertos naquantidade da ração diária (cortes ou acrescentos) nunca devem ultrapassar os 25%. Nunca fazer novo acerto sem passar no mínimo uma semana.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

#6 Mensagem por PaulaDS » quarta out 07, 2009 7:59 pm

Desculpe, pelo que eu sei está errado no que disse (em quase tudo).

lazao
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: segunda nov 10, 2008 6:54 pm

Re: Alimentação - 1º cavalo - Dúvidas

#7 Mensagem por lazao » quinta out 08, 2009 9:53 pm

Boas...

É assim o farelo é uma boa fonte de energia e faz muito bem ao pelo... misturado com a ração não tem qualquer problema em dar todos os dias, também não é uma quantidade exagerada. Se o cavalo não faz competição também não precisa de grande regime, um bom feno e um baldinho de ração é mais que suficiente. Eu especialmente gosto de ver o animal a comer bem e estar bem tratado, dou ração, farelo, cenouras, as vezes também dava fava ratinha, que é uma fava pequenina que se põe de molho e depois incha. etc. Se eles tiverem que ter problemas... têm com qualquer alimento. Há cavalos que não sabem o que é um balde de ração... só comem erva e/ou feno, e eles estão bem tratados, bons cavalos, cheios de vitalidade. É a minha modesta opinião. Cada um faz o que entender ser melhor. :wink:

Responder

Voltar para “Alimentação”