Comedouros automáticos e autónomos de energias renováveis?

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
Maria Pinto Santos
Mensagens: 2
Registado: sexta nov 06, 2009 1:42 am

Comedouros automáticos e autónomos de energias renováveis?

#1 Mensagem por Maria Pinto Santos » sexta nov 06, 2009 4:44 am

Boa noite,

Tenho um terreno longe da rede eléctrica e pedi um orçamento para uma puxada de electricidade para lá e é uma fortuna, o consumo não justifica o investimento :s e também só lá vou ao fim de semana.

Gostaria de colocar lá 2 cavalos, e gostaria de saber se existe algum tipo de soluções de comedouros automáticos que durem uma semana para 2 cavalos, mas tem de ser autónomos com alguma solução de energias renováveis. Sei que dá para colocar um painel solar ou ventoinha eólica que carrega umas baterias e mantém aquilo em funcionamento, mas não sei valores :(

O terreno também é seco, por isso também gostaria de fazer um furo, colocar uma bomba de água e juntar bebedouros automáticos para não me preocupar com nada durante a semana :)

Alguém sabe preços deste tipo de soluções?

Beijinhos
Maria

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Comedouros automáticos e autónomos de energias renováveis?

#2 Mensagem por PaulaDS » sexta nov 06, 2009 6:34 am

Essa é a filosofia errada para quem tem cavalos: ninguém a vigiar, ninguém que vá ver eles todos os dias, cavalos "abandonados" embora tenham comida e agua em teoria.
Em teoria. Mas na pratica? E se... e se houver um problema qualquer num fusível ou por alguma razão mecânica se interromper o abastecimento de agua na segunda feira? Na quarta feira à noite vai ter dois cavalos mortos, ou moribundos.
E se um cavalo tiver uma cólica, bater a cabeça nalgum lugar, cortar um tendão, fizer um abcesso, tiver uma infecção? São coisas que acontecem, e numa semana podem piorar MUITO, mas muito muito muito.
As vezes eu fico pasmada com a falta de cultura de cavalos que há na terrinha.
Já considerou que talvez seja mais económico e mais inteligente ter duas Hondas 1000 na garagem?

Phynx
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: terça nov 07, 2006 7:52 pm

Re: Comedouros automáticos e autónomos de energias renováveis?

#3 Mensagem por Phynx » sexta nov 06, 2009 10:01 am

Realmente, se planeia não ir verificar os cavalos todos os dias, o melhor é não ter nada e ter duas motas na garagem como diz a Paula. Ter cavalos e "não se preocupar com nada" é impossível.

Avatar do Utilizador
MIF
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 04, 2009 5:06 pm
Localização: Lisboa

Re: Comedouros automáticos e autónomos de energias renováveis?

#4 Mensagem por MIF » sexta nov 06, 2009 4:55 pm

E mais uma vez... Deus da nozes a quem não tem dentes...

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Comedouros automáticos e autónomos de energias renováveis?

#5 Mensagem por Filipe Graciosa » domingo nov 22, 2009 8:10 pm

Cara Maria Pinto Santos,

Estive-me a informar com a empresa Blauwelt Lda http://www.blauwelt.eu e aqui vão as respostas as suas perguntas:

PAINÉIS SOLARES E BATERIAS (1.900€)
Quanto custa em média uma solução de painéis solares e baterias?
Uma estimativa para capacidade de 300Wh por dia, que é o consumo de uma bomba de água Grundfos SQflex 1.2 e do comedouro automático:
1Painel, 1Regulador, 1Inversor, 2baterias, 21cabos, 1quadro, 1interruptor, 1montagem, 1instalação é um total de 1900€

BOMBA E FURO DE ÁGUA (5.200€)
Quanto custa em média fazer um furo de água?
Os preços dependem de vários aspectos: região, tipo de solo, condições de acesso, distância do fornecedor, etc...
Uma estimativa é de 3.500€ para um furo de 50 metros de profundidade.

Quanto custa em média uma bomba de água das mais fracas, só para bebedouros automáticos de cavalos?
Uma bomba de pressão (já com água a nível do solo) com balão de pressão é 800€
Uma bomba de poços, dependente da marca, capacidade, etc... Custa entre 1.000 e 4.000€. Por ex. Grundfos SolarFlex, usados com painéis solares para ambos os buracos até 100 metros de profundidade, capacidade de bombear 1.000 a 2.500 litros por hora, custa 1.700€

Este orçamento aguenta também com uma bomba de água ou é preciso mais painéis e baterias?
Já inclui capacidade eléctrica para uma bomba tipo Grundfos SolarFlex
O consumo de electricidade do alimentador é mínimo comparado com a bomba.

COMEDOUROS E BEBEDOUROS AUTOMÁTICOS (400€)
http://www.profeeder.com
http://www.agroexito.pt/equipamento_equidios.html

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

Responder

Voltar para “Alimentação”