Diferenças entre erva/vegetais e ração

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Gomes1
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 12, 2010 2:57 pm

Diferenças entre erva/vegetais e ração

#1 Mensagem por Gomes1 » quarta mai 12, 2010 3:18 pm

Boas,

Este é o meu primeiro post aqui :D Queria tirar algumas duvidas na alimentação como sei que costumam ter cólicas e outros problemas em relação á comida.

- Faz mal dar em vez de feno/palha, dar-lhe erva? (o meu pai tem cá gado que só é alimentado a erva e no entanto cresce e bem rápido e não têm problemas)
- A erva seria apanhada e dada em casa, +- 1 saca por dia de +-30kg.
- A erva seria, azevem semeado, serralhas, escalrracho, valanco, margaça,...
- Também lhe podia dar aboboras
Vejam se á algum tipo de problema com alimentação.

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Diferenças entre erva/vegetais e ração

#2 Mensagem por PaulaDS » quinta mai 13, 2010 9:36 am

Eu sou só uma fotografa, não uma veterinária, mas na minha opinião não se pode comparar ruminantes com cavalos.
Por outro lado deixar o cavalo pastar solto é uma óptima ideia, mas dar erva apanhada pode ser muito perigoso porque especialmente em certos períodos do ano pode fermentar em três ou quatro horas e levar à morte do cavalo.
Trinta Kg são apenas o suficiente para uma égua com potro (equivalem a cerca 7/8Kg de feno), não sabemos se esse cavalo é égua, ou o que ele faz.
As aboboras não devem fazer mal, mas acredito que o valor nutricional deve ser baixo e tendem a fazer mufas que são perigosas.
Deixar pastar o cavalo seria bem melhor do que dar erva apanhada, mas se preferir dar erva apanhada tem que a abrir (estender) à sombra e dar ao cavalo no mesmo dia, tendo o cuidado de verificar que não tenha aquecido - começado o processo de fermentação..
Bem, esta é a minha opinião, fruto de muita experiência com cavalos, mas ...

Avatar do Utilizador
Gomes1
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 12, 2010 2:57 pm

Re: Diferenças entre erva/vegetais e ração

#3 Mensagem por Gomes1 » quinta mai 13, 2010 1:11 pm

A erva que dou ao gado, é apanhada em sacas, quando chega a casa é espalhada à sombra dentro de uma casa e depois é dada consoante eles comem. Nunca deixo a erva dentro da saca mais de uma hora, porque senão aquece. Acha que assim tem algum problema :?:

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Diferenças entre erva/vegetais e ração

#4 Mensagem por PaulaDS » quinta mai 13, 2010 5:48 pm

Para ser sincera, é difícil dar uma resposta porque faltam algumas informações:

1) Que trabalho faz o cavalo e que idade tem?
2) A alimentação seria exclusivamente essa erva ou daria também ração e/ou feno?
3) Esse cavalo até agora tem comido o que, como tem sido alimentado?

abs
paula

Avatar do Utilizador
Gomes1
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 12, 2010 2:57 pm

Re: Diferenças entre erva/vegetais e ração

#5 Mensagem por Gomes1 » quinta mai 13, 2010 8:55 pm

Ainda não tenho cavalo :| ,estava a pensar se fosse um poldro dava-lhe ração até ele completar o crescimento. Se for um cavalo adulto ia vendo, se começa-se a emagrecer dava-lhe + ração.
Já li em algum lado que alguns só comem ração no inverno como suplemento, porque a pastagem é pouca.
Penso que se o cavalo/poldro tiver erva à frente, não toca no feno... digo eu. :?:

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Diferenças entre erva/vegetais e ração

#6 Mensagem por PaulaDS » sexta mai 14, 2010 6:40 am

A coisa melhor é fazer essas perguntas todas ao veterinário, quando comprar o cavalo - porque no momento em que o comprar deve chamar o veterinário para verificar o estado de saúde.
Abs

Responder

Voltar para “Alimentação”