Alimentar cavalos com Luzerna

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Alimentar cavalos com Luzerna

#1 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » segunda mai 02, 2005 1:21 pm

Boa tarde,

Estou a considerar dar luzerna aos meus cavalos para diversificar a sua alimentação, reduzindo a ração.

A alimentação passaria a ser, ração (equipro), luzerna (palha ou cubos) e palha.

Alguém tem experiência na alimentação de cavalos com luzerna?

Gostaria de saber a vossa opinião e experiência.

Obrigado
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Luzerna

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda mai 02, 2005 2:37 pm

Antónia Serra

Já foi experimentado aqui dar Luzerna aos Cavalos.

A luzerna,como sabe,é indicado para vacas leiteiras,aumentando-lhes a produção.

Nos Cavalos vai fazê-los beber mais,urinar muito mais,e estrumar mole.

Pelo que sei,há a possibilidade de ser pura (Fardo)ou uma mistura com não sei o quê,em tacos.

Os tacos exigem menos precaução,(talvês por causa da dita mistura)mas se for pura,em Fardos,deve dar-se pouca porque é muito "forte".Mesmo às Vacas,que são Ruminantes,não se pode dar muito de uma só vez.

Este meu Amigo que é produtor de Leite,quando teve lá um Cavalo,misturava a Luzerna (fardo),com palha de Centeio,num misturador eléctrico. Digo isto porque se for misturado à mão,pode não resultar.

Aconse-lho,se me permite,começar com pouco,e esperar pelo menos um ciclo de digestão,e observar as fezes.Vão ser de certeza mais moles,até ele ter tempo de reactivar as bactérias necessárias para o novo alimento.Evacuar na forma clássica de bolas,e se possível grandes,é um sinal de normalidade.

Isto aplica-se a qualquer mudança de alimenteção.

Estes meus dizeres,sobre isto ou outra qualquer coisa,talvêz por serem muito sintéticos,embora longos,podem parecer "senhoriais"ou "professorais",mas não é minha intenção.

Por outro lado,como é um forum,há fortes possibilidades,de alguém desconhecer o que digo.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#3 Mensagem por Dr.Elina » terça mai 03, 2005 12:33 pm

Luzerna (também conhecido como alfalfa) é um óptimo alimento para cavalos (aliás até é melhor do que feno...)

Eu dou alfalfa granulada junto com a ração.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Luzerna

#4 Mensagem por João dee Deus » terça mai 03, 2005 2:35 pm

Dr.Elina

É difícil comparar Luzerna com Feno.

As Unidades Alimentícias por Kilo,são sustancialmente diferentes.
A qualidade do "lastro" ou Fibra também.

O Granulado de Luzerna que dá,não deve ser da planta pura,deve ter algo mais na sua composição.Talvês seja semelhante aos Tacos.

Até pode ser especial para Cavalos.

O cuidado que há a ter,é,especialmente com a Luzerna em fardo,onde a Planta que é cultivada em monocultura,apenas está parcialmente desidratada.

O Feno bravo,especialmente o espontâneo,chega a ter mais de dez variedades de plantas diferentes,o que os Cavalos preferem.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Luzerna

#5 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça mai 03, 2005 3:53 pm

Boa tarde a todos,

De facto falei com o veterinário que costuma assistir os meus cavalos e ele disse-me que poderia dar a luzerna aos cavalos embora com muito cuidado e de forma progressiva.

Informei-me e há duas hipóteses, ou já desfeita ou em cubos (luzerna desidratada).

Antes de tomar uma decisão gostava de trocar impressões com quem já alimente os seus cavalos com luzerna.

Dai a minha questão no fórum.

De facto já estive a ler opiniões de pessoas em fóruns internacionais e uns acham a luzerna uma excelente opção enquanto outros não.

O veterinário também me disse que terei de analisar a reacção dos cavalos, alguns podem reagir melhor do que outros.

Dr. Elina,
Que quantidade de luzerna dá por dia?
Quanto é que reduzir na ração?
Dá em cubos ou desfeita?
Os seus cavalos tem tido problemas de cólicas devido à luzerna.

Obrigado
Antónia Serra

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#6 Mensagem por Dr.Elina » terça mai 03, 2005 8:02 pm

Maria Antonia:
Eu dou entre 1kg e 2kg por refeição, dependendo do cavalo. É granulado, de alfalfa pura. As vezes dou demolhado (deixo em água cerca de 12h) mas na maior parte das vezes dou seca. Não reduzo o resto da ração. Alfalfa é um suplemento ou seja substituo uma parte do feno com alfalfa. Os meus cavalos não têm tido cólicas, estão de boa saúde, gordinhos e com o pêlo brilhante.

João:
Na alfalfa a quantidade do cálcion é maior do que no feno. E para alé disso, o cálcio da alfalfa está numa forma mais utilizável aos cavalos do que do feno.
Alfalfa também é uma boa maneira de evitar ulceras nos cavalos.
First discovered by the Arabs, they dubbed this valuable plant the "father of all foods". They fed alfalfa to their horses claiming it made the animals swift and strong. The leaves of the alfalfa plant are rich in minerals and nutrients, including calcium, magnesium, potassium, and carotene (useful against both heart disease and cancer). Leaf tablets are also rich in protein, vitamins E and K. Alfalfa extract is used by food makers as a source of chlorophyll and carotene.
Se alfalfa fosse mais "disponível" em Portugal, eu daria mais aos meus cavalos do estou a dar neste momento.

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#7 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça mai 03, 2005 10:00 pm

Boa noite,

Dr. Elina,

Se não for considerada indiscrição, poderia indicar-me onde adquire a luzerna (alfalfa).

Obrigado
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Luzerna

#8 Mensagem por João dee Deus » terça mai 03, 2005 10:04 pm

DrAlina

`´E claro que se pode dar Luzerna aos Cavalos,só disse para darem pouco porque é muito forte.

Eu ainda aprendi em UF ,e na altura,pelos livros,para 1 unidade forrageira,seriam precisos 2.5 Kl de Feno,ou 8 Kl de Luzerna.Na possível substituição por feno,que agora vi que não faz na totalidade,para os mesmos Kls ,as UF seriam menos ,daí o que eu disse.

O problema está sempre nas proporções.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#9 Mensagem por Dr.Elina » terça mai 03, 2005 10:34 pm

Maria Antonia:
Eu compro alfalfa granulada de Espanha (ainda não encontrei o equivalente em Portugal). :(

Também compro Alfa - A Oil da Dengie (práticamente a mesma coisa, é apresentado na forma de "palha" alfalfa cortada aos pocadinhos e tem óleo misturado). Pode ser adquirido da Equiring. :)

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#10 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça mai 03, 2005 11:58 pm

Olá

Obrigado pela sua resposta.

Falei com o veterinário que costuma assistir os meus cavalos sobre esta hipótese e ele sugeriu-me que reduzisse a quantidade de mistura que dou aos cavalos.

Os meus cavalos estão num regime misto: boxes abertas para paddocks. São cavalos de lazer.

Neste momento dou-lhes.

- 6 litros de mistura (Equipro - Provimi) - 12% de proteina bruta
- Palha de trigo.

O veterinário sugeriu-me que desse metade da mistura e 0,5 L de luzerna (Alfalfa).

Que quantidade de mistura dá aos seus cavalos para a quantidade de Alfalfa que dá.

Gostava de saber mais sobre as quantidades. Da sua experiência acha que devo reduzir quanto na mistura, continuando a dar a palha?

Obrigado
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Alimentação

#11 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 04, 2005 2:26 pm

Companheiros

Hoje fui dar uma volta de prospecção,a respeito da alimentação dos Cavalos.
Este assunto interessa-me mais este ano,porque recentemente aderi ao sistema Agrícola Biológico,e como tal já não posso dar aos meus Cavalos a ração que dava.(porque têm Trangénicos)

Depois de falar com alguns proprietários de Cavalos,cheguei à conclusão que a Luzerna (granulado)é mais utilizada do que eu pensava.

O que estão a usar agora,(ração)é uma mistura,e aproveito para pôr os prêços.

Sêmea de Trigo 30 K 5.50 €
Luzerna granulada40 K 7.62 €
Cevada 40 K 7.62 €
Aveia 40 K 7.62 €
Faveca 40 K 11.00 €

E uma novidade para mim

Sêmea de Trigo Granulada 40 K 7.62 €

Todos estes preços +5% IVA

Agora vem o problema das proporções.

Todos sabem que os Alimentos são"comparáveis" atravás do Valor Alimentício que se exprime em UA (unidades alimentícias),por Kilo do alimento.
Não tenho nenhuma,mas hà tabelas para o efeito.

Sem estudos aturados,há uma maneira grosseira de estabelecer as proporções.

Baseia-se no facto de as leis do Mercado (procura e oferta)estabelecerem um preço aproximado para as UA,da maioria dos alimentos.
Alimentos mais caros terão mais UA por Kilo.

Admitindo isto como aceitável,de um Alimento mais caro dá-se menos quantidade na proporção (inversa) em relação ao preço.

As quatidades totais destas misturas,claro que depende daqueles factores que já conhecem. Trabalho,Tamanho do Cavalo,etc.

Embora podendo "repetir"características,quanto mais alimentos se misturar,melhor.

Alguns Alimentos como a Aveia,Trigo,são difícilmente digeridos pelos Cavalos,portanto convém ajudar,triturando-os antes.

Eu costumo,talvês porque tenho tempo,dar primeiro Feno,e depois de comerem algum,então dou a Ração para ela ficar no "meio" do feno que depois continuam a comer.
Acho que assim o Bolo Alimentar vai mais composto.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#12 Mensagem por Dr.Elina » quarta mai 04, 2005 4:13 pm

Eu vou tentar responder ao questão de quantidades de uma maneira mais clara possível. Eu neste momento tenho éguas afilhadas, poldras mais velhas e um pónei miniatura (ainda ontém tive um cavalo com quem costumava fazer concursos, mas que morreu ontém). As éguas têm 16 e 23 anos e o cavalo tinha 7. A égua de 16 anos trabalha regularmente e tem uma poldra de 3 meses. A égua de 23 anos não trabalha neste momento, pois pariu no domingo último. Começa a trabalhar depois do desmame.

Égua 16 anos come, duas vezes por dia: cerca de 1,5kg alfalfa granulada, cerca de 1,5kg polpa de beterraba demolhada, cerca de 0,5kg ração para éguas parideiras do Provimi, cerca de 0,5kg ração para cavalos de desporto da Nanta, cerca de 250g de milho partido (só a noite), cerca de 250g cevada triturada (só a noite), um pouco de óleo de soja e vinagre de maçã (só a noite), depois dou para ela (como para todos os outros) 2 veses por semana, a noite cerca de 0,5 farelo de trigo, vitaminas, alho, urtigas o outras ervas.

Égua de 23 anos come a mesma coisa, mas tem alfalfa granulada substituída pelo uma mão cheia da Dengie (ela é esquisita a comer
:roll: )

A poldra de 2 anos come cerca de 1kg de alfalfa granulada e o resto a mesma coisa do que as éguas velhas com excepção de cevada que não lhe dou, nem óleo e vinagre.

A poldra de 3 meses come cerca de 250g de polpa de beterraba e da ração do Provimi ( e também petisca da ração da mãe).

O cavalo comia como come a égua de 16 anos.

O pónei come o que os outros deitam ao chão. Durante o inverno dou-lhe cerca de 250g ração da Nanta e polpa de beterraba.

Todos eles comem uma cenoura na ração da noite. Também lhes dou maçãs, pêras, pão, couves etc dependendo da disponibilidade (tudo na ração da noite).

Os cavalos têm todos feno sempre a dispocição deles 24h/dia. Ou então palha como agora com a falta de feno. Num ano "normal" comem somente feno. As vezes posso lhes dar um fardo de palha para variar.

Erva verde comem quando eu os levo para pastar a mão pois não tenho pastos meus.

A maior parte do tempo os cavalos estão cá fora 24h/dia, de inverno vêm dormir para as boxes, de verão passam as noites também cá fora. Neste momento a única égua a dormir na boxe é a égua de 23 anos devido ao poldrinho.

Eu tenho as contas feitas (pelas tabelas de VA etc) para lhes calcular as proporções. Mas o mais importante é ver como os cavalos estão ;)

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#13 Mensagem por Dr.Elina » quarta mai 04, 2005 4:15 pm

João:

Já agora o que quer dizer com trangenicos?

Genéticamente modificados?

E porque não pode dar esse ração aos seus cavalos?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Alimentação

#14 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 04, 2005 9:55 pm

Dr. Elina

Infelizmente também tenho essa experiência,A morte dum Amigo de quatro cascos.Calculo o seu estado de Espírito.

Os meus parabéns,porque não conheço ninguém que demonstre pela maneira como alimenta os seus Cavalos,tanta preocupação em o fazer bem.

Isso deve dar uma trabalheira,que só pode ser feita por si,pois não estou a ver um empregado tão zelozo.

Esses animais vão bater o recrd da longevidade. Por isso,fiquei curioso sobre a razão (pormonorizada)da morte do de 7 Anos.
A minha experiência,é a soma da minha e da dos meus conhecidos.
Aproveito para lhe dizer mais uma vês que lamento o acontecido. (Há casos que mereciam os pêsamos)

Que trabalho é que eles fazem ?

Com a sua pergunta fiquei confuso porque estou a "vender pelo preço que comprei",pois foi o que o técnico da Agricultura Biológica me disse ao lêr a etiqueta do saco da ração.

Ou então escrevi mal a palavra,porque nunca a vi escrita e fi-lo de ouvido,mas acho que a idéia é Genéticamente modificados.
Segundo entendi,o facto de agora a Quinta ser considerada Biológica,não permite a presença desses produtos.

Saudações e Ânimo.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#15 Mensagem por Dr.Elina » quinta mai 05, 2005 8:16 am

Caro João,

Obrigada.

Custa mas foi uma decição muito pensada. Eu preferi esta opção pois só assim fico descansada sabendo que ele nunca mais sofre.

Os problemas dele, não eram aparentes a vista à uma pessoa que não o conhece, mas que o impediam de trabalhar e de me agradar 100%. Só para dizer algumas, ele sofria de problemas nos músculos longos do dorso (quando estava no estrangeiro com ele, tinha um fisioterapeuta que o manipulava regularmente...), era alergico às picadas de moscas... etc.
Ele (criação minha) era um cavalo lutador que não se queixava de coisas "pequenas" por isso fiz a decição. Não teria sido justo para ele em tê-lo vendido ao desbarato só para ter algum dinheiro. Nem mantê-lo em casa sem fazer nada...

Emfim, são desições que têm de ser feitas quando se tem animais.

Eu não tenho tratador, nunca tive. E acho que não é tão cedo que vou ter pois para já não tem sido necessário ter um.

Embora quando vou em viagens de negócios (ou de férias ;) ) ou alguém da minha família lhes dá de comer ou então contrato alguém. Nessas alturas tento simplificar ao máximo a alimentação. :)

Trabalho que os meus cavalos fazem são passeios pelo monte e trabalho básico de dressage. Tudo nas calmas pois não há pressa. ;) Neste momento não faço concursos por diversas razões, enquanto no estrangeiro entrava em concursos de dressage ou de modelo e andamento quase todas as fins de semana e as vezes durante a semana também. O meu principal cavalo dos concursos era o que morreu...

Quanto a genéticamente modificados: assim já compreendo a situação

Responder

Voltar para “Alimentação”