Estraga mais que come.

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

Estraga mais que come.

#1 Mensagem por fmvnunes » segunda set 12, 2005 10:37 am

Boas.

Estou com um problema ao dar a ração à minha égua, é uma poldra com 2 anos e quatro meses, o problema é o seguinte eu coloco-lhe a ração no alimentador e ela parece come-la com uma ganância qua acaba por deixar cair metade para o chão, ela aboca a ração e depois ao mastigá-la deixa a cair. O que mais me preocupa é que ela depois vai come-la do chão onde por vezes tem o estrume dela. Com outros tipos de comida já não o faz estilo cenouras que corto em pecados, baterraba e até a fruta já come com calma.

Cumprimentos.
Filipe Nunes

Isabel da Franca
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: sexta set 02, 2005 10:29 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#2 Mensagem por Isabel da Franca » segunda set 12, 2005 10:19 pm

Não se preocupe com isso pois é normal acontecer, principalmente em animais novos, uma vez que o apetite é maior e elem tentam comer mais depressa, principalmente a ração, pois é o que por vezes mais gostam, mas também lhe poderá estar a dar ração a mais!. A égua comer os restos do chão não é motivo para se preocupar, uma vez que eles conseguem escolher muito bem os alimentos, e lá existirem excrementos nao trás qualquer problema de saúde para o animal, o que pode trazer problemas é se a cama for feita de aparas e não de palha, aí deve ter mais cuidado; pois tente molhar (humedecer) um pouco a ração, e ter palha dentro de uma rede para a poldra ir comendo ao longo do dia de modo a que o apetite dela para a ração diminua um pouco, deve dar-lhe pelo menos ração 2 vezes ao dia no minimo, 3 vezes seria o ideal.

Cumprimentos

Isabel da Franca

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#3 Mensagem por balza » terça set 13, 2005 9:37 am

Boas,

Na minha opinião não é caso para alarme, eu tenho 2 ou 3 cavalos que fazem isso e é como a Isabel diz, eles aproveitam tudo.
Ainda no outro dia estava a reparar numa das éguas que faz isso, e até me sentei no chão a frente dela a admirar a mestria com que ela apanhava os bocadinhos de ração do chão sem comer qualquer outra coisa :)

Quanto aos outros alimentos que fala que lhe da e ele não os desperdiça, bem, isso é a Gula, que é tanta que ele nem quer desperdiçar :wink: :D :D
Eu tenho lá uns que até se babam a comer cenouras e maças...:)

Cumprimentos

Margarida Machado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

babam

#4 Mensagem por João dee Deus » terça set 13, 2005 10:54 am

Os meus é mais uvas.

O ano passado ao andar pela quinta,descobri um cacho de uvas já madurinho,no meio das silvas.
Como a quinta é só para eles,eles comem tudo antes de amadurecer,por isso aquele cacho tinha escapado por estar inacessivel. .No entanto a existência dele naquele sítio era do conhecimento deles.
Comecei a desviar as silvas,e quando já tinha feito um "túnel"para o tirar,apareceu um focinho comprido que entrou pelo tunel de rompante,e roubou-me o meu belo cacho.
Isto é a prova de que já era do conhecomento do meu Luso,aquele cacho,e quando comecei a operação do tunel eu estava sózinho.
Depois desta operação,era vê-lo a olhar para mim,a comer o cacho,e a babar-se todo.

Achei que podia contar isto,sem querer maçá-los.

Acerca deste tema,respondi ao Filipe Nunes noutro tópico mas vou pô-lo aqui.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

alimentação

#5 Mensagem por João dee Deus » terça set 13, 2005 11:02 am

Filipe

Acerca de ela deixar cair a ração da boca,é porque não fazes o que te aconselhei.
Pôr a raçaõ no chão,onde toda a vida os Cavalos comeram.
Nós inventámos as mangedouras para nossa comodidade,e "higiene".


Se eles comerem do chão,não dão aquelas bocadas grandes na ração,orque sabem que a têm de pôr no "elevador",e este não leva muita de cada vês.
Ela tem de subir cerca de um metro,para depois seguir para o estômago.
Salivam melhor a comida,logo menos cólicas.

Eu não uso amngedouras nas minhas instalações,e os bebedouros só são altos,porque eles quando estão aborrecidos com a falta de actividade,partem-nos com as mãos.

Saudações ^Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#6 Mensagem por fmvnunes » terça set 13, 2005 6:06 pm

Obrigado a todos pela ajuda.

Tenho que arranjar um comedouro para colocar no chão.

Cumprimentos.
Filipe Nunes

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#7 Mensagem por Joaquim Eduardo » quarta set 14, 2005 12:49 pm

:shock:
Um pequeno truque
experimenta meter uma pedra grande e redonda no meio da ração, assim ele não pode abanar a cabeça quando come.

Outro truque é de cobrir a mangedora com um saco resistente e deixar apenas uma pequena abertura no meio.

saudaçòes hípicas

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#8 Mensagem por fmvnunes » quarta set 14, 2005 4:29 pm

Talvez seja uma boa ideia se ela for com a ganância bate na pedra e aleija-se :D , o pior é se licha alguma dente.

Quanto ao plástico deve ser mais dificil que ela arrenca-o.

Obrigada pela ideia.

Cumprimentos
Filipe Nunes

scarlett
Espectador
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 28, 2004 10:42 am

#9 Mensagem por scarlett » domingo set 18, 2005 12:48 pm

Existem também uns comedouros que ajudam a impedir a ração de ir para o chão, devido ao rebordo que têm.

Os que tenho para os meus cavalos são da R&B e são de canto.
Melhores cumprimentos,
Scarlett

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ração

#10 Mensagem por João dee Deus » domingo set 18, 2005 6:29 pm

Não é uma questão de tipo de comedouro,mas sim uma posição de comer com a cabeça levantada que facilita abocanhar em demasia.

Depois não é capaz de "processar" tanta quntidade de ração.e ela cai para o chão.

Ainda por cima, costumam depois de abocanhar a ração,olhar para o lado para ver o que se passa.Por isso espalham a ração pelo chão.

Foi esta a minha leitura da mensagem do Filipe Nunes.

Daí o meu conselho.

audações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#11 Mensagem por fmvnunes » domingo set 18, 2005 7:27 pm

:D É precisamente isso que acontece.

Cumprimentos
Filipe Nunes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Resise

#12 Mensagem por João dee Deus » domingo set 18, 2005 7:30 pm

Já são muitos carnavais.!---Dizia-se antigamente.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » segunda set 19, 2005 11:44 am

Não é uma questão de tipo de comedouro,mas sim uma posição de comer com a cabeça levantada que facilita abocanhar em demasia.

Depois não é capaz de "processar" tanta quntidade de ração.e ela cai para o chão.

Ainda por cima, costumam depois de abocanhar a ração,olhar para o lado para ver o que se passa.Por isso espalham a ração pelo chão.

É engraçado... porque é precisamente isso que acontece com o meu cavalo, fica para ali a olhar e a mastigar de boca aberta e a ração espalha-se por todo o lado. Antes também me preocupava muito com isso, experimentei a técnica da pedra, mas notei que ele irritava-se imenso por ter que desviar a pedra para comer sossegado, por isso deixei-de me preocupar muito com isso, porque na verdade quando está mais aborrecido (principalmente depois de ter feito desaparecer a dose de palha) entretém-se a catar os bocadinhos da ração.... não fica lá nada.

saudações
Ana Escoval

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ratos

#14 Mensagem por João dee Deus » segunda set 19, 2005 12:01 pm

~


AnaE

E se a puseres directamente no châo,ele come-a toda na mesma,leva mais tempo,estando assim entretido,e só lhe faz bem,pelas razões que expus alguns posts atrás.

Saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Alimentação”