Nutrição

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Responder
Mensagem
Autor
pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

Nutrição

#1 Mensagem por pedro oliveira » domingo set 25, 2005 7:26 pm

alem da ração e da palha e erva ou pasto que outros complementos se deve dar aos cavalos principalmente aqueles subnutridos???
só quero aprender...mais e mais

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#2 Mensagem por PSantos » domingo set 25, 2005 8:59 pm

Olá,
O con-vital é um suplemento vitaminico que eu considero muito bom. No meu cavalo deu bons resultados.
Saudações equestres,
Pedro Santos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

alimentação

#3 Mensagem por João dee Deus » domingo set 25, 2005 9:31 pm

Pedro

Não sei qual é o teu problema,mas,devias fazer o seguinte.

Desparatizar por duas vezes no espaço de 15 dias.

Depois,uma injecção de DUFRAFAL MULTI,não sei se é assim que se escreve,porque estou em casa e aqui não tenho o medicamento.
Quinze dias depois outra igual.

Se ela não come bem,100 gramas de sal na ração.mesmo que coma isto substitui a pedra para ela lamber.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#4 Mensagem por PSantos » segunda set 26, 2005 6:28 pm

Pois... Esqueci-me dessas partes...
Eu também o desparazitei com um diferente do ultimo para evitar que sejam criados "anticorpos".
dou sempre uma colher de sopa de sal na ração.
Só não conheço essa injecção que falaste João, será que me podes falar mais dela?
Saudações equestres,
Pedro Santos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Cavalos

#5 Mensagem por João dee Deus » segunda set 26, 2005 6:46 pm

Santos

É um complexo vitaminico,bastante conhecido,e talvês por isso,muito aficaz.

A colher de sal,está bem,porque fornece sais minerais e "segura"a água nos musculos,parecendo que engorda,com uma "gordura" adiposa,mas com um esforço ela sai toda em forma de suor.

O desparatisar e depois vitaminas,é o que eu faço para tirar a limpo alguma dúvida ou dificuldade com a alimentação.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#6 Mensagem por Félix Cerieiro » sexta set 30, 2005 3:30 pm

Meus caros,

Julgo que o Yea-sacc 1026 também poderá ser uma solução e como nunca é demais partilharmos estas "coisas" cá vai...
O Yea-sacc é um aditivo de ração animal é feito à base de uma levedura o produto foi inicialmente desenvolvido para bovinos, neste momento já é utilizado para suínos, aves (pode ser usado em animais para consumo humano) e equinos, nunca tive necessidade de o utilizar, mas conheço quem o tenha utilizado com resultados positivos.
É mais uma...pode ser que ajude!

Cumprimentos,
_________________
Félix Cerieiro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » segunda out 03, 2005 9:10 am

Olá a todos!

Eu acho qe o melhor seria o veterinário ver o cavalo "subnutrido" e ser ele a sugerir os eventuais suplementos ou tratamentos para ultrapassar a situação, pois a gama de produtos é imensa.

Em relação ao Yea-sacc, eu usei durante cerca de 3 meses.... posso dizer que resultou... mas depois tive que parar abrutmente porque o cavalo começou a ficar inchado tipo "grávido". O efeito do Yea-sacc tem mais a ver com a digestão e o melhor apoveitamento dos nutrientes da ração ou feno, por isso se a ração, o pasto, ou o feno forem pobres não deve adiantar muito, acho que devia ser o vet. a sugeir consoante o caso.

Neste momento estou a usar um suplemento de vitaminas da Cavalor - Nutriplus, e pude constatar efeitos imediatos em termos de aparência e brilho do pêlo e das crinas.

Se o caso for grave, acho que há tratamentos mais eficazes a curto prazo, como o Sr. João de Deus referiu.

saudações :D

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#8 Mensagem por pedro oliveira » segunda out 03, 2005 3:07 pm

eu sei ja ca veiu o veterinario e alem de uma depsrasitação extra aplicou-lhe uma injecção de vitaminas
saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#9 Mensagem por João dee Deus » segunda out 03, 2005 6:31 pm

Pedro

Não sei o que queres dizer com deparatizaçao extra,mas de qualauer modo,devia de haver um espaço de tempo para dar as vitaminas.

Eu não inventei nada,só que devias ser capaz de fazer isso sózinho.

Não sei que idade tens,mas para começar devemos estar sempre prontos.

Saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#10 Mensagem por pedro oliveira » segunda out 03, 2005 6:42 pm

não percebi. disse desparazitação extra pois normalmente administra-se uma por ano. ja administramos 2 este ano e demos vitaminas. foi o veterinário que deu. a desparazitação e as vitaminas foi de injecção e no mesmo dia.peço desculpa mas não percebi que quis dizer S. João
saudações
só quero aprender...mais e mais

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#11 Mensagem por João dee Deus » segunda out 03, 2005 7:59 pm

Pedro

Deve ter sido o desparatizante Ivomec,que ele injectou.

Mas tudo bem,talvêz por isso tenha dado ao mesmo tempo.

Vamos aguardar.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Isabel da Franca
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: sexta set 02, 2005 10:29 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#12 Mensagem por Isabel da Franca » segunda out 03, 2005 11:43 pm

Pedro,

Por vezes cavalos são muito magros por apresentarem problemas gástricos (de estomago e intestinos), veja se ele come. Se ele come mal, isso já é um indicio para a sua magreza, e por sua vez de ter problemas gástricos. Pode tentar também por um pouco de açucar por cima da ração, pois por vezes eles assim pegam melhor nela.

Já agora que tipo de ração lhe dá, mistura crua/cozida, Granulado? E que idade tem o cavalo, estas questões devem ser respondidas, pois assim talvez possa ajudar!

Os parasitas só por si não causam uma magreza extrema, se não na natureza todos os animais eram subnutridos.

Até breve

Isabel da Franca

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#13 Mensagem por pedro oliveira » terça out 04, 2005 4:39 pm

ela come bem. tem 9 anos e de ração dou-lhe granulado especial para cavalos, tipo mistura e cabecinha.
saudações
só quero aprender...mais e mais

Isabel da Franca
Iniciado
Mensagens: 17
Registado: sexta set 02, 2005 10:29 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#14 Mensagem por Isabel da Franca » quarta out 05, 2005 12:29 am

Entao tente dar-lhe ração de mistura de cereais e se possivel micronizada, e não granulado, misture um pouco de óleo de soja ou milho a esta, e ainda tente fazer com que ela tenha sempre feno á disposição, tentando arranjar uma rede de modo que ela vá comendo ao longo do dia e não tudo de uma vez.

Pode ser que resulta e uma técnica muito utilizada em inglaterra, pois há animais que são magros toda a vida, mas se ela for saudavél e agil, não há muito mais a fazer, a náo ser um teste ás fezes,´para ver se há algum disturbio anormal.

Até breve

Isabel

Responder

Voltar para “Alimentação”