Stress na hora da refeição

Fórum do Tema

Moderadores: Filipe Graciosa, Isabel da Franca

Mensagem
Autor
anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

Stress na hora da refeição

#1 Mensagem por anasabreu » quarta jul 12, 2006 11:55 pm

Olá a todos,
o meu "pequeno" novo amigo (e primeiro mesmo meu) está comigo há 1 mês. Estava muito magro supostamente devido a stress conforme me foi dito pelos anteriores donos (mas como a cavalo dado não se costuma olhar o dente... :roll: )
Tenho lhe dado 5 kgs de mistura + 1 kg de farelo molhado dividido por 3 refeições/dia e ponho-lhe sempre um pouco de oleo de milho.

Palha tem à descrição... tipo self-service mesmo! :)

Ele está a campo a tempo inteiro com um abrigo para quando quiser...

Mas apesar de o notar mais cheinho (já não se notam tanto as costelas) ele continua a stressar cada vez que entro no campo com a comida para lhe dar... tem que encher sempre a bocarra bem cheia quando chego e depois vai aos pulos à minha frente (quase que não me deixa andar) até ao sitio da paparoca. :evil:

Este comportamento é normal nos cavalos ou terá que ver com a fome que ele passou? :oops:
Ana Sofia Abreu

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

alimentação

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 13, 2006 1:57 am

Ana

Se estás a ter bons resultados,continua,mas um cavalão desses papa muito.

Com essa alimentação vai demorar mais tempo mas serve desde que ele nãop faça nada.

Tens é de discipliná-lo e só lhe dar a ração depois de chegar ao sitio certo.

Se tiveres problemas em te impores,leva um pau pequeno (50 cm de comprimento e 2 de diametro :wink: :twisted: )contigo e ameaça-o com ele para ele guardar a distancia para passares.

Já sei que a Ana e Rogers e a Elina,vão dizer da minha mentalidade,mas faz o que te digo se quiseres resolver o assunto antes que ele te atropele e te pise um pé ou te mande para o hospital.

saudações Marialvas e tens sempre o meu mail particular para qualquer questão mais "quente".Esta passa assim.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quinta jul 13, 2006 2:12 am

Ana,

Porquê essa caminhada tão longa até ao sitio onde ele há de comer? não há possibilidade de localizares o comedouro junto à porta ou a um sitio fácilmente acessível do exterior?

É uma sugestão, pois imagina que um dia não podes ser tu e tens que pedir a alguém que não esteja habituada a lidar com ele para lhe dar a ração... munir um desconhecido com um pau para afastar o cavalo pode ser perigoso... e esperar que o cavalo deixe completamente de mostrar algum entusiasmo com a ração também me parece impossível.

Boa sorte

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » quinta jul 13, 2006 2:47 am

Estás no bom caminho!
Podes aumentar um pouco a ração, mas não fará grande diferença quando um cavalo vem muito magro demora muito a engordar, pois primeiro tem que repor a gordura por dentro e só depois por fora. Se quiseres há um suplemento que eu utilizo e devido aos otimos resultados tornei-me fornecedora. é o blue-chip, podes ir investigar no site www.emergosol.com.

É normal que ele stressa por causa da ração é por ter passado muita fome, tenho um assim há dez anos e continua a comer assim, mas está gordo.

Ao contra´rio do que o sr. João diga(julgar as pessoas sem as conhecer) acho boa ideia levares um stick, mas cuidado pq o cavalo pode virar e mandar os pés em irritação, no teu lugar levava um stick mais comprido e mantia o cavalo a uma distancia segura. Mas melhor que isso é o que a AnaE escreveu dá-lhe a ração ao pé da vedação e evita este conflito, pois só vai agravar o stress do cavalo, daqui a uns tempos já poderás resolve-lo.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#5 Mensagem por anasabreu » quinta jul 13, 2006 2:50 am

João,
O que seria mais aconselhado para lhe dar? Eu estou a dar-lhe o que ele comia nos donos anteriores... De qualquer forma a única coisa que ele vai fazer é dar uns passeios.
Acha que é pouca quantidade? Ou refere-se ao tipo de alimentação?

Já me disseram que esta raça come que se farta... e isso já eu vi! :?

Afastá-lo eu afasto... mesmo sem pau, já lhe consegui ganhar um bocadinho de respeito. Mas não deixa de ter aquela reacção!

Normalmente deixo-o tirar uma boca cheia mesmo para ele se acalmar um pouco e não ficar tão sofrego... e também o costumo prender para comer (conforme me aconselhou) e ele assim acalma-se mais um bocadinho (ele desde que esteja preso fica completamente diferente).

Quanto ao seu e-mail particular, tenho concerteza! E vou usá-lo sempre que necessário porque já me deixou à vontade para o fazer... só não lhe voltei a pedir a opinião directamente para dar movimento ao forúm e para que outros foristas e curiosos possam eventualmente poder usar estas dúvidas! :wink:


Ana,
A vedação é alta para por a comida lá dentro... abrir a porta sem que ele já lá esteja à minha espera assim que me vê vir ao longe é impossível... este comportamento começa assim que me vê. E a caminhada não é assim tão longa, mas é o suficiente. A comida e água estão à sombra e mais resguardados das moscas, e principalmente na refeição das 13h (que está um calor abrasador como hoje) faço sempre por dar-lhe a comida dentro do abrigo... são uns 30m até chegar lá!


Bem... a minha maior dúvida é se este tipo de comportamento é normal nos cavalos quando sentem a comida a bater-lhes à porta!
É pouca comida? É a alimentação errada? :?
Ana Sofia Abreu

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#6 Mensagem por AnaE » quinta jul 13, 2006 3:21 am

... é normal... a hora da ração é sempre um ximfrim na cavalariça e se atrazar a hora eles começam a reclamar.

O meu é tão stressado com a comida que espalha tudo pelo chão quando está a comer... tal não é a sofregidão... mas no fim não fica nada no chão.

Relativamente ao abrigo... com a rapidez que ele deve comer a ração não faria mal nenhum dares junto á vedação... mas se é complicado em termos de instalações.

Não sei em que zona do país te encontras mas posso recomendar-te uma ração que é excelente e que geralmente alimenta os cavalos com menos quantidade do que as rações normais... é em Almeirim, mas tem que se ir lá buscar. Se te interessar posso dar-te o contacto.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ca

#7 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 13, 2006 4:42 am

Ana

Pela foto esse cavalo deve ter pelo menos 600 Kilos(la´estou eu a falar sem conhecer o bicho),portanto a ração deveria ser 2% do peso vivo mas isto não é verdade para Cavalos muito pesados em que a percentagem vai descendo.Estou a falar de ração normal,...dos mortais :twisted: "sem aditivos nem conservantes",os quais não tenho para vender.Nem Cavalos.
Tal como esse que aí tens,também tenho um que me deram,e há dois meses ofereceram-me um casal que eu não quis por não me dar jeito agora.
Os Cavalos estão baratos e já me disseram que em França há uma Página especial para dar Cavalos de "primeira água",é só ir lá busca-los.
Essa precipitação à comida é um recalcamento de muita fomita passada.
Sabes que ninguém morre de fome porque o sistema está tão bem feito que quando se come pouco tem-se menos apetite e assim por diante até morrer-mos de fraqueza geral e neste estado ultimo não se sente fome.
Agora o Cavalo começou a comer regularmente e desenvolveu um apetite cada vez maior e progressivo,por isso eu digo para continuares como estás e esperar mais um pouco para ele "responder" com carnes e não gordura.
Uma vez assisti a uma autopsia a um cavalo gordinho como algum pessoal gosta,por causa de uma cólica,e depois por minha curiosidade fomos ver o coração......bem,até metia dó a quantidade de gordura em volta do coração.O vet disse era normal mas não desejável o que eu já sabia.

saudações Marialvas,sempre!!!!
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » quinta jul 13, 2006 6:38 am

Olá Ana Abreu,
Tenho uma cadela pequenita gordinha que faz exactamente o mesmo, á hora da paparoca pula, salta, até parece que não come há vários dias.
Se só tens o cavalo há um mes, e estava muito magro, não pode já estar gordinho mas a dar oleo todos os dias e se não trabalha deve estar cheio de energia.

Luis Pedro

anasabreu
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 65
Registado: quinta mar 23, 2006 8:25 pm
Localização: Santarém - Várzea
Contacto:

#9 Mensagem por anasabreu » quinta ago 24, 2006 5:22 am

bem... lá cheio de energia ele estava! mandou-me ao chão e pariu-me os 2 pulsos :evil: , daí a minha ausencia :roll: : Erro meu! Havia de o ter "cansado" mais um bom bocado...

enfim...

mas cheguei à conclusão que não era o cavalo ideal para mim. Agora tenho uma égua super mansinha e calma! O ideal para quem só quer dar uns passeios :D :roll:

A chatice é que agora não a posso montar tão cedo :cry:

AnaE
Que ração é essa? Eu moro em Santarém, e daqui a Almeirim é um pulinho... se valer a pena!!!
Ana Sofia Abreu

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#10 Mensagem por Rogers » quinta ago 24, 2006 6:43 am

Ainda bem que estás de volta e espero que recuperes 100%.

Já vi isso a acontecer, o cavalo é sossegado quando se vai ver, mas está um pouco magro, nada que não se resolve com uma boa alimentação e depois quando levam o cavalo para casa e o mesmo é alimentado como deve ser, transforma se noutro animal muito diferente daquele que se comprou!!!

Quando dizes devia ter casando o cavalo mais um pouco, seponho que queres dizer passa-lo á guia, o passar á guia, na minha opinião e como sempre aprendi serve para trabalhá-lo, desenrolá-lo ou aquece-lo, mas nunca cansá-lo eu sei que estavas a referir-te ao desenrolar, mas isto é uma pequena chamada de atenção para ti, para habituares-te a usar os termos correctos, e para alguns que apenas leêm para aprenderem o objectivo de passar á guia. Muitos pensam, e fazem isto, ao desbastar um poldro muitos passam á guia e depois montam, no inicio eu tb faço isto, mas o objectivo não é o animal estar tão cansado que não consegue mandar o cavaleiro ao chão, mas sim estar atento ás ajudas de voz e á linguagem corporal de quem está no chão e tb aquecer as costas.

Não me leves a mal, pois isto não é nenhuma critica a ti e acho que fizeste a coisa mais correcta em trocar o cavalo, embora é sempre muito triste dizer adeus a um dos nossos amigos.
Desejo-te muitos bons passeios na tua nova montada.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Cansar o Cavalo

#11 Mensagem por cervantes » quinta ago 24, 2006 6:48 am

Antigamente...

Abria-se um buraco no chão, onde cabia o cavalo.

Depois, tomava-se nas mãos alguns "foeiros".

Então... Batia-se na BESTA até esta não PODER LEVANTAR-SE!...

... DEPOIS era só tirar a BESTA do Buraco e PASSAR A PERNA!!!!!


Assim, sim!

Vamos lá então CANSAR O CAVALO!!!!!! :D :lol: :lol: :lol:


Cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#12 Mensagem por Rogers » quinta ago 24, 2006 7:10 am

Por muita piada que isso tem, pois parece absurdo, eu já vi isso a acontecer na realidade!

O cavalo morreu

Noutro sitio, supostamente num sitio evoluido, caro e de boa qualidade!
1 cavalo morreu e o outro ficou com um aguamento gravissimo e de muito dificil tratamento, com o agravante do cavalo estar com tanto medo que erá muito complicado fazer os tratamentos e até hoje não recuperou confiança (pelo que me dizem).
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ca

#13 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 7:12 am

Não foi cá em Portugal-???
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#14 Mensagem por Rogers » quinta ago 24, 2006 7:19 am

Foi, espero que preceba agora pq é que por vezes sou um pouco "quente" na defesa dos cavalos.

Isto são apenas o que eu vi de passar cavalos á guia, pois eu já vi e ouvi de outras situações horriveis como estas. Mas não vamos entrar por aí, pois hoje estou com boa desposição e ainda não a perdi completamente! :D
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 7:28 am

Donde se conclui que eu com a minha "ruralidade" toda tenho andado por sitios mais civilizados do que tu,pois nunca vi nem ouvi nada do género.

E olha que em tempos da minha juventude conheci os Homens de cavalos de "barba rija".Rija demais...

Isso que contas só de gente doida.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Alimentação”