Os nossos cavalos!

Aqui debateremos o jantares, encontros e opiniões sobre o que acham da Comunidade de Users Cavalonet

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#31 Mensagem por fmvnunes » sábado set 02, 2006 6:06 am

A primeira é sempre a primeira :D :D .

Cumprimentos a todos e um bom fim de semana.
Filipe Nunes

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

nome-papeis

#32 Mensagem por Wasserluft » sábado set 02, 2006 8:00 am

Sr Joao ,Tenho o Boletim de Vacinas e o Resenho estou a espera que o Vet venha de Aechen para tirar sangue . O Vet disse para entrar em contact com a Associacao de Raças Selectas para os Documentos e desde ha um mes atras que tento em vão ... Toca Toca Toca e ninguem atende . Enfim
É algo que quero é ter os Documentos do Trovão (Nome dado pelo antigo dono ao qual ele responde vindo mesmo ,se for eu ,ter comigo ) mas como tem 10 Anos vou ter que colocar um nome começado por "Q" Arabe é a minha Intenção
Quanto ao meu "Nick" é um hábito pois ja tem muitos anos de Internet mas o meu Nome é Jorge Carvalhinho .

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#33 Mensagem por luis pedro » sábado set 02, 2006 8:21 am

Olá Francisco,
A altura dos cavalos mede-se com um hipometro e é medido na vertical do chão até á parte mais alta do garrote.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Nome

#34 Mensagem por João dee Deus » sábado set 02, 2006 3:53 pm

Jorge


Tu não tens de colocar nada!!!!

Pôes ao teu Cavalo o nome que quiseres e te apetecer!!!

A referencia que tens para egistá-lo está certa apenas tens de esperar e habituar-te a que a administração dos Cavalos em Portugal tem um delay que varia consoante....talvez o vento...digo eu.

O proprio registo só é obrigatório se quiseres competir em provas da FEP.

A Direccção da Agricultura teria essa obrigação de promover o registo dos Cavalos mas por qualquer motivo,que não será um motivo qualquer...ainda não se decidiram.Acho mesmo que já falaram em registar as galinhas por causa da febre,mas os Cavalos ainda não.

Quando souberes quanto tens de pagar vais ter a noção do que este país ainda considera o que é ter um Cavalo....um luxo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#35 Mensagem por fmvnunes » sábado set 02, 2006 4:14 pm

Jorge

Quando ligares para lá tens que ligar deixar chamar muito tempo depois desligas voltas a ligar e vais ver que em principio já te atendem. Eu era para registar a minha mas tomei o concelho de uma pessoa e já não o vou fazer por agora. Para as raças selectas não é preciso o sangue apenas é necessário os papeis do resenho e dos pais caso tenhas.

Quando te pedirem uma quantia de 160€ para registar o teu cavalito não te admires. :D
Filipe Nunes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#36 Mensagem por João dee Deus » sábado set 02, 2006 4:22 pm

Jorge

O Filipe já deu com o "sistema" de conseguir contacto :lol: :lol: :lol:

Arte e engenho não nos faltam,é preciso é uma estrutura que aproveite estas qualidades dos LUSITANOS..,

Dos Cavalos também...

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#37 Mensagem por Wasserluft » sábado set 02, 2006 5:00 pm

Sr Joao
Obrigado , Quanto aos 160 € ... Ui Ui
Isto dos luxos é como os Instrumentos Musicais , Que fazer ???
Enfim ... Portugal no seu melhor

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#38 Mensagem por Dr.Elina » sábado set 02, 2006 5:33 pm

Eu pessoalmente acho que todos os cavalos deviam ser registados. Isso até é uma Lei da UE, pois todos os cavalos devem ter o seu passaporte (Livro Azul para cavalos portugueses) e para terem esse documento têm que ser registados. ;)

Acho quase crime andarem cavalitos sem documentos por aí. :evil:

Para Raças Selectas, é necessário uma amostra de sangue para todos os cavalos portuguêses (sendo eles PSL, Sorraia, e Garrana como também PSI, PSA, AA, CDP e Anglo-Lusitano para nomear alguns) excepto Cruzado-Português e Ponei Cruzado-Português. É assim já desde 1992. Se assim não fosse, qualquer um podia registar o seu cavalito como um cavalo de raça pura desde que pagasse a inscrição. :roll:

Quanto a quantia da inscição, primeira impressão é que é muito dinheiro, mas como é feito só uma vez por cada cavalo. Quando se tem muitos para se registar anualmente, a conversa já passa a ser outra ;)

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Quem examina o sangue

#39 Mensagem por Wasserluft » sábado set 02, 2006 6:26 pm

quem examina o sangue ? O proprio Vet e compara a uma base de dados ?
Que dados obtemos através da analise sanguinea ?
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#40 Mensagem por fmvnunes » sábado set 02, 2006 6:41 pm

Das duas uma ou a Srª que falou comigo ao telefone não me disse nada ou a lei mudou.

Eu falei à uma semana com a Srª da Associação das raças selectas e esta disse-me que não era necessário sangue nem nada do género, bastava apenas preencher o formulário que me enviou e se fosse de alguma raça pura, teria que enviar fotocópia dos papeis dos pais e uma carta escrita a dizer que era de raça pura.

Dr. Erlina

Para os cavalitos serem de raça pura registavam-se na própria Associação.

Por exemplo a minha égua é Lusitana pura mas eu não a posso inscrever como tal porque os pais não estão pontuados, sendo assim tenho que a registar como Cruzada Portuguesa.

Se estou errado em alguma coisa que disse, corrijam-me.

Cumprimentos
Filipe Nunes

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#41 Mensagem por Dr.Elina » sábado set 02, 2006 10:16 pm

Os testes laboratoriais ao sangue são feitas no LGM em Alter do Chão. E servem para comprovar a paternidade do cavalo ou seja para provar que o cavalo é filho de pais que o criador diz que são. Só quando o resultado da análise é compatível, ou seja os pais são os indicados pelo criador, o cavalo pode ser inscrita no Livro Genealógico da Raça, pela Associação de Criadores gestora do Livro Genealógico da Raça (no caso dos Lusitanos é APSL). Até mais ou menos dias de hoje, Raças Selectas é a entidade gestora de muitos (se não quase todos) Livros Genealógicos em Portugal. Como exemplo, APSL tomou conta desse serviço para o cavalo Lusitano em 1989.

Como a maioria de Livros Genealógicos são fechados, por isso tem que se provar que o cavalo realmente é dessa raça pura. No caso da égua do fmvnunes, na raça Lusitana há muitas condições para ser aceite a inscrição no Livro. E uma delas é que ambos os pais têm que ser pontuados como reprodutores, se não o são o cavalo não pode ser inscrito por mais puro seja. (Eu pessoalmente não compreendo porque criar de animais não pontuados no Lusitano, salvo raras excepções - como o caso de um dos progenitores morrer antes da pontuação, e mesmo assim tenho dúvidas :roll: ).

Agora o Livro Genealógico do Cruzado-Português é um Livro aberto, ou seja, qualquer pessoa pode inscrever qualquer cavalo de qualquer origem. Por isso não há exigência da análise de sangue (acho mal pois acho que como não há controlo há muitos fraudes, ou seja criadores dizem que os cavalos são filhos deste e daquele cavalo e na realidade são filhos dos "burros do vizinho sem papés"). E assim uma cópia dos papeis (nem isso é necessário por vezes, basta dizer o nome dos pais se já estão inscritos em Portugal) chega para se inscrever um cavalo como Cruzado-Português, e o respectivo pagamento, é claro ;)

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#42 Mensagem por Dr.Elina » sábado set 02, 2006 10:35 pm

Mais acerca da análise ao sangue, o Vet faz a recolha ao cavalo, depois preenche um formulário que depois é mandado juntamente com a amostra do sangue para Alter do Chão.

Como o serviço em Alter pertence ao Estado (e ainda bem pois se não fosse, seria ainda mais caro do que é :p ) e há pouca gente a trabalhar e muitos análises para fazer, tudo leva o seu tempo. A análise em si não demora mais do que cerca de seis semanas. Da minha poldra Lustinana mandou-se o análise no início de Julho 2005 e no início de Junho 2006 o resultado (compatível é claro 8) ) apareceu no site do SNC na secção Filiação do Controlo. Há cerca de uma semana APSL mandou-me a ficha da inscrição. Agora estou a espera que o pessoal do SNC volta de férias para me mandar o Livro Azul dela (a requisição e pagamento foram feitas já no início do Julho 2006).

Um conhecido meu mandou uma amostra de sangue do seu cavalo PSI e os resultados demoraram um ano e meio para chegar :o

É como em tudo nos cavalos, é preciso ter sorte ;)

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#43 Mensagem por fmvnunes » sábado set 02, 2006 10:51 pm

Dr. Elina não percebi muito bem esta frase.
Eu pessoalmente não compreendo porque criar de animais não pontuados no Lusitano, salvo raras excepções - como o caso de um dos progenitores morrer antes da pontuação, e mesmo assim tenho dúvidas
Se puder explicar se faz favor.

Cumprimentos
Filipe Nunes

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#44 Mensagem por Dr.Elina » domingo set 03, 2006 12:28 am

fmvnunes

Eu não consigo comprender a razão por que criar cavalos (estamos a falar só de PSL, neste caso) de pais não pontuados. Partindo do princípio que, se para o cavalo poder ser inscrito como PSL tem de ter os dois progenitores pontuados como reprodutores, e sabendo que sem a pontuação não é possível. Para que fazer isso? As vezes (na maior parte de casos, pelo menos daqueles que eu tenho conhecimento) o garanhão já é utilizado (antes de ser pontuado) para cobrir éguas pontuadas (não concordo com este tipo de prática), e morre por razão qualquer antes de ter sido pontuado. Nestes casos, os filhos destes cavalos (mesmo com as éguas pontuadas) não podem ser inscritos como PSL mas têm de ser inscritos como Cruzado-Português. Se se cria um cavalo que é um Lusitano puro mas que não pode ser reconhecido como tal por falta de pontuação? Com o mesmo trabalho e esforço cria-se os mesmo puros e reconhecíveis como tal dos pais pontuados. Alias, até fica um pouco mais barato o registo de um PSL do que um CP. :roll:

O sistema de pontuar os progenitores tem um fim, o melhoramento e a preservação da raça Lusitana. Só são aptos, pontuados, exemplares que são morfologicamente, com uma qualidade mínima de andamentos e de temperamento mínimamente aceitaveis.

Agora, se o cavalo não foi submetido a pontuação (ou até foi reprovado na pontuação - como as vezes acontece), na minha opinião não se deve criar desses animais. Mas isto já começa a ser muito off topic :D

E atenção fmvnunes isto não é nada pessoal contra sí, estou apenas dizer opiniões minhas (e que sei são partilhadas por muitos criadores) :) Espero que isto foi mais explicativo, a expressão (oral ou escrita não é o meu forte :D )

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#45 Mensagem por Dr.Elina » domingo set 03, 2006 1:05 am

Post muito longos feitas por mim hoje :o

E ainda por cima fugir da tema do tópico, por isso peço desculpa a todos :)

E voltando ao tema do tópico, estes são os cavalos que tenho actualmente:

http://www.sukuposti.net/sukutietokanta ... 'Casa Nova

http://www.sukuposti.net/sukutietokanta ... 'Casa Nova

http://www.sukuposti.net/sukutietokanta ... 'Casa Nova

http://www.sukuposti.net/sukutietokanta ... 87]Hortelã

http://www.sukuposti.net/sukutietokanta ... 367]Aljava

E em último o mais pequeno da minha eguada mas não o menos importante :)

http://www.sukuposti.net/sukutietokanta ... 1651]Wallu


São todos igualmente queridos e importantes para mim, não tenho "preferência" para nenhum deles, e tento os tratar de maneira mais igual possível. Claro que nem sempre é possível devido por exemplo a idade e temperamento etc.

Todos (os que tenho agora e os que já tive e de certeza os que vou ter ;) ) me marcaram e me ensinaram. Uns talvez mais do que outros. E é difícil de fazer a distinção de qual é "o" cavalo da minha vida. Talvez seja a Aljava, ela já está na minha casa desde 1994 (no próximo 11 de Abril 2007 esta "união-relação" faz 13 anos), juntos passamos por muito, ela tem sido a razão de muito orgulho e também de desavenças ;) Difícilmente encontro uma igual ou parecida com ela, e julgo nunca vou encontrar com uma alma gémea dela. E sei que o dia da despedida dela vai ser um osso duro de roer para mim, já me despedi de muitos cavalos (duma maneira ou outra) e nenhum foi ou será como vai ser com ela. Agora fiquei emocional e quase estou a chorar :oops: :roll:

A vida é mesmo assim :)

Responder

Voltar para “Comunidade Cavalonet”