Polo

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Polo

#1 Mensagem por Rogers » domingo jul 16, 2006 6:26 am

Alguém já viu um torneio de Polo?
Há um este fim-de-semana na herdade do Zambujeiro.
É o máximo!!!
A final é amanhã ás cinco e meia da tarde, vão se realizar dois jogos, vale mesmo a pena.

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Polocrosse

#2 Mensagem por cervantes » segunda jul 17, 2006 7:02 am

E Polocrosse?!

Mistura de polo com lacrosse.

Mais info em http://turismoequestre.no.sapo.pt/polocrosse/

Cts PoloXistas

Virgilio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » segunda jul 17, 2006 7:56 am

Olá,
O Polo em Portugal é uma modalidade já antiga, nos anos 50 ou talvez antes já se praticava. tem existido algumas tentativas de a fazer renascer mas talvez pelo muito tempo necessário para manter os cavalos em condição, ou ao grande número de cavalos necessários para "alimentar" as equipas ou por não existir tradição o que é facto é que nunca "pegou".
Confesso que nunca tinha ouvido falar do Polocrosse, não deve ter muita divulgação.

Luis Pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » segunda jul 17, 2006 8:48 am

O polo em Portugal existe, mas durante vários anos foi controlado por um grupo de pessoas que optaram guardar o mesmo para eles e devido ao facto de ser um desporto carissimo, e funcionar de um modo muito diferente de qualquer outro desporto foi mantido assim, Mas recentemente isto alterou devido ás grandes alterações que houve na herdade do zambujeiro e já abriram uma escola e têm intenções de chegar aos 700 cavalos dentro de poucos anos!! Vamos ver se é desta!!

Uma das pessoas que entregou os prémios hoje foi a Lili caneças!!!!LOL
Foi uma final muito interressante. Os cavalos realmente são animais lindissimos, a maioria importados da argentina, e para montar são um sonho!!

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » quinta jul 27, 2006 6:43 am

Olá Rogers,
Tanto quanto sei, os impulsionadores do pólo em Portugal nunca tiveram a intenção de manter a modalidade "escondida", muito pelo contrário, o problema é o que já referi no post anterior, mais concretamente (desconheço se no Zambujeiro são as mesmas pessoas) tratava-se de tentar arranjar mercado em Portugal para escoar os produtos produzidos na Argentina, país com uma descomunal produção cavalar dos quais muitos criados especificamente para o pólo.

Luis Pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#6 Mensagem por Rogers » quinta jul 27, 2006 7:00 am

Olá Pedro!

Tenho a certeza de como as coisas funcionam lá, houve agora uma mudança grande de gerência e já abriram uma escola, não sei quais os preços, pois nunca tive que pagar, mas têm intenções de expandir o mercado dentro deste país e têns razão a maior parte dos poneis são importados da argentina e são carissimos só a viagem para cá e por volta dos 5 mil euros. Mas para quem não pode jogar sempre podia ir ver um jogo, é um jogo muito emocionante, expecialmente quando jogam os professinais argentinos,

Vai haver outro torneio em setembro ainda não sei as datas certas, mas assim que souber irei pôr aqui, Por enquanto ainda não se paga para ir ver, há que aproveitar!! :wink: :lol:


Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Polo

#7 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 27, 2006 5:51 pm

Como sabem sou a favor de qualquer manifestação que meta Cavalos,...mas o Polo não me agrada e passo a explicar porquê.

Há uma relação esforço/efeito muito desproporcional.

Ou seja,não compreeendo o esforço de uma grande galopada,por vezes feita sózinho, para um pequeno efeito de marcar um golo nestes casos fácil.

Não questiono o jogo em si,mas os Cavalos correm demasiado sem que tenham de fazer ou exibir outra qualquer mais valia de que são capazes.
O Cavalo é resumido a um meio de transporte rápido num campo enorme.

Os cavaleiros inter-agem entre eles pontualmente e por breves momentos,jogando em equipa mas quase "sózinhos".

É um jogo em que como assistente,se pode olhar para o lado e conversar sem que isso impeça o facto de o vermos "integralmente".

Não me levem a mal este comentário mas como Marialva,em que recordo a frontalidade é característica,tinha de o dizer.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#8 Mensagem por areffoios » quinta jul 27, 2006 7:41 pm

João,

Não concordo com a sua opinião na medida que acha o esforço desproporcional no caso do Pólo exclusivamente, uma vez que isso pode ser alegado para qualquer outra modalidade hípica. O esforço é sempre maior do cavalo do que do cavaleiro e isso é indiscutivel!

Não me parece "condenável" que haja um esforço do cavalo quando se trata de uma questão desportiva, no entanto quando se passa para o campo da vaidade, aí sim...!

O direito de julgar se se gosta mais ou menos todos o temos, agora não me parece justo por em causa a existência desta modalidade.

P.S. - Eu nunca joguei Pólo e não faço a minima ideia da sua facilidade/dificuldade, mas quando o João fizer uma grande galopada e marcar um golo "fácil", espero estar lá para lhe dar os parabéns.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

polo

#9 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 27, 2006 8:01 pm

Arrefoios...

Não sei como consegues ler o que não escrevi,ou ler ao contrário.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

#10 Mensagem por areffoios » quinta jul 27, 2006 8:44 pm

Fácil: eu não o fiz!

Eu nem sequer fiz citações do teu post. A única referência que fiz foi a propósito do golo fácil. Não é preciso reagir dessa forma.

Have a nice day

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#11 Mensagem por Rogers » quinta jul 27, 2006 10:48 pm

Olá Sr. joão!
Pelo que entendi do teu post, tiro a conclusão que nunca viu um verdadeiro jogo de polo! Não me leve a mal, please! Mas um cavalo no jogo é muito mais do que vocé diz, a razão de estes cavalos serem tão caros e pq o treino é muito complicado e demora por volta de dois a três anos e estes cavalos têm que fazer manobras muito complicadas. E normalmente os jogadores estão sempre em cima uns dos outros a tentar agarrar posse da bola e para isso se um jogador já o tem o outro tem que leteralmente impurrar o outro fora da linha da bola e o teu golo facil que referiu acontece quando alguém tem um cavalo mais rápido que os outros e consegui tirar a bola em dirrecção á baliza sem ser bloquiado. Se olhares para o lado nem que seja um minuto podes perder uma jogada fascinante, uma queda, um golo e por aí fora já que é um jogo extremamente rápido!

Estes cavalos têm uma forma fisica impressionante!!

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » quinta jul 27, 2006 11:11 pm

Bem eu Pólo só vi alguns jogos que por vezes dão no Eurosport... mas já estive no Zambujeiro, e o local é muito bonito.

Sinceramente não me consigo entusiasmar com aquilo, ainda assim no conjunto parece-me um jogo estéticamente apelativo tal como as corridas de cavalos... que também não me entusiasmam nada.

Está para as modalidades hipicas... assim como o cricket... e o rugby... não me motivam a querer debruçar-me muito mais sobre o assunto! ... mas secalhar até estou a perder um desporto fantástico. Quem sabe?! :wink:

Já agora... dessa vez que estive no Zambujeiro todos os cavalos estavam nas boxes de Boçal... alguém sabe pq?

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#13 Mensagem por Rogers » quinta jul 27, 2006 11:25 pm

Sim!

É para impedir que comam a serradura das camas! Pois como são animais muito puxado ao PSI são muito sensiveis e apanham logo cólicas e então por norma entre certas horas têm o boçal posto!
Têm uma alimentação muito controlada para poderem por os cavalos em máxima forma Fisica sem haver complicações.

Ana Exprimenta ver um jogo ao vivo, é muito mais giro que na TV eu tb não gosto de corridas de cavalos, mas ver este jogo ao vivo é demais! Sentir o vibrar do chão quando os cavalos vão todos á carga para cima da bola e cheirar os animais quando passam por ti e ver a expressão dos animais é fantastico, os melhores cavalos já sabem o que têm que fazer e vão atrás da bola sozinhos, uma vez vi uma queda por causa disso, chorei a rir!!

Jokas

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

polo

#14 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 28, 2006 4:43 am

Manobras num PSI depois de ele abrir o galope..????Só quem nunca andou num assim.Esses Cavalos não se dobram,ou viram sobre os anteriores ou sobre os posteriores.
É preciso não só ver o verdadeiro jogo(resultado) como estes pormenores.


Olhar para o lado um minuto realmentre também não.Já viu o que é um minuto.?E o que eu quis dizer é que a posse de bola efectiva,que é a altura em que realmente se pôe em pratica a habilidade do jogador,é muito curta percentualmente em relação à duração do jogo.

De notar que não tenho nada contra o Polo e ao tentar explicar estes meus pontos de vista,só pretendo que os percebam,e nunca que fiquem a pensar como eu nem que comigo concordem.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#15 Mensagem por horse_lover » sexta jul 28, 2006 5:03 am

AnaE Escreveu:

Já agora... dessa vez que estive no Zambujeiro todos os cavalos estavam nas boxes de Boçal... alguém sabe pq?
O que é um boçal??? :roll: :oops: :roll: :oops: :roll:
Ana Patrícia
Imagem

Responder

Voltar para “Polo”