Raças Brasileiras

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#16 Mensagem por luis pedro » sexta jul 13, 2007 6:42 am

Olá João,

Como todos sabemos, nenhum criador (salvo alguma honrosa excepção e o criador Estado) vai manter um cavalo de qualidade durante 10 anos à espera que seja aprovado, vende-o (é para isso que se criam cavalos) cá ou para o estrangeiro.

Tanto quanto sei, existem vários países grandes exportadores de cavalos e em nenhum deles se espera uma eternidade, como a que propôem, para aprovar os garanhôes e continuam a criar os melhores cavalos para variadas disciplinas.

Talvez devesse-mos olhar e seguir o exemplo daqueles que, ao longo de muitos anos, provaram saber como se cria, como se ensina, como se apresenta e como se vendem cavalos. Não é necessário inventar, está descoberto há muitos anos.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#17 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 13, 2007 7:07 am

Luís,

Claro que o ultimo paragrafo é verdade mas por isso mesmo nem interessa comentar... O que eu gosto de comentar é o que não me parece bem conseguido...

Um criador pode bem ter cavalos a concursar dele ou já vendidos,e procriar com ele até aos 10 anos,mas a partir daí,uma aprovação de garanhão de primeira categoria,devia destacá-los dos outros com as devidas compensações monetárias nas futuras cobrições.

Como que uma "vintage"!...de Cavalos Lusitanos

Quanto aos equitadores,parece-me que deveria haver uma associação com instalações próprias, especializados em trabalhar só e apenas Lusitanos PSL onde estes profissionais pudessem dar largas à sua competência com cavalos de proprietários diversos.

Saudações e acho que é por aqui o caminho dos Marialvas do XXl.....
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: .

#18 Mensagem por PaulaDS » sábado jun 06, 2009 5:28 pm

Alguém "pegou carona" neste assunto que era sobre raças brasileiras e acabou sendo sobre o monopólio do Lusitano/Luzitano, mas enfim. Se se conseguisse evitar problemas diplomáticos sobre a ortográfica tb seria otimo/optimo. ;-)
Eu queria mostrar um slideshow sobre o Mangalarga Marchador, é uma raça muito interessante para passeios, muito dóceis, rústicos, e sobretudo muito confortáveis. Eles deslocam-se com a "marcha", em que o cavalo se desloca sò horizontalmente, sem movimentos de oscilação vertical. Por isso é tão confortável e não se sente o cavalo debaixo da sela, mesmo quando o cavalo está marchando a 11 Km /h por exemplo, o que ao trote se sentiria perfeitamente. Neste slideshow os cavalos são todos inteiros, garanhões de ponta dum haras, todos fotografados por mim durante o período das cobrições (que coincidiu com o serviço fotográfico), portanto em teoria estariam todos em "competição". Reparem neles quando atravessam o rio na jangada. Para os mais jovens era a primeira vez.

http://www.pauladasilva.com/HarasAguaBoa/

Demora uns três minutos a carregar as fotos, tenham paciência.
Paula

Guilherme_Crespo
Espectador
Mensagens: 8
Registado: sábado jun 26, 2010 5:22 am

Re: Raças Brasileiras

#19 Mensagem por Guilherme_Crespo » terça jul 06, 2010 12:02 am

Os crioulos são criados mais na parte Sul do Brasil. Na parte sudeste, que engloba, por exemplo, São Paulo, rio de Janeiro e MInas gerais, temos muitas criações de mangalarga. Acho pouco provável os cruzamentos entre crioulos e lusitanos, mais entre mangalarga e lusitano é provável. Eu possuo um cavalo mangalarga, comprei faz pouco tempo. Tem 4 anos e meio, ta fazendo a última muda. Abaixo segue o vídeo para quem quiser ver.

h, se eu não me engano, a raça mangalarga possui origens no lusitano, que foi trazido por vocês para cá. Aqui, receberam cruzamentos com árabes e até PSI's, adquirinda mais rusticidade. basta uma breve pesquisa no google para saber mais da raça...

Mangalarga marchador baio


Atenciosamente,
Guilherme

Guilherme_Crespo
Espectador
Mensagens: 8
Registado: sábado jun 26, 2010 5:22 am

Re: Raças Brasileiras

#20 Mensagem por Guilherme_Crespo » terça jul 06, 2010 12:05 am

Falei besteira... O cruzamento foi com o Andaluz...

Responder

Voltar para “Outras Raças”