Raças Brasileiras

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

Raças Brasileiras

#1 Mensagem por Alexandre » quinta jul 05, 2007 7:35 am

Cavalo Crioulo

Bom, creio que todos já conhecem o nosso famoso Crioulo. A cor mais comum da raça é o baio, mas existem outras cores comuns como o alazão, o tordilho e o castanho.
Esse cavalo é imensamente forte, bem disposto e extremante resistente que é a sua característica principal.De estrutura compacta o cavalo crioulo é conhecido por seu talento na lida no campo.
No Brasil, quando se fala no cavalo Crioulo a primeira coisa que vem a cabeça são os Gaúchos do Rio Grande do Sul, pois é de lá que se concentra boa parte dos cavalos Crioulos, e é nos pampas gaúchos que passar o dia sobre o lombo de um crioulo percorrendo imensas distancias para verificar cercas, conduzir a criação, separar animais para a marcação a ferro faz parte do cotidiano de muitos peões.
Na Argentina, por exemplo, o povo tem grande orgulho da resistência do crioulo. Uma prova anual é realizada pelos criadores, na qual os cavalos devem percorrer uma distancia de 752Km em quinze dias, carregando uma carga de 110Kg, sem nada para comer ou beber, exceto os alimentos que eles encontram pelo caminho durante o descanso.
Lembrando que o sangue básico do crioulo vem do Andaluz, do árabe e do Berbere.

Imagem


Imagem


Mangalarga marchador

Esse é o nosso cavalo de sela, que é conhecido por sua marcha única, e provavelmente uma das mais confortáveis. O cavaleiro praticamente não sente o impacto de suas passadas, pois na maior parte do tempo, o animal mantém três pernas apoiadas no solo em vez de duas.
É um cavalo de aspecto mais leve que o crioulo, é menos atarracado no corpo e com pernas mais longas.
No Brasil existe uma raça semelhante ao Mangalarga marchador que é o Campolino, utilizado para sela e para o trabalho de tração leve.

Imagem


Existem outras raças como o Brasileiro de Hipismo, o lavradeiro que é quase um cavalo selvagem, o marajoara e o baixadeiro,


Para mim o cavalo crioulo é a raça brasileira que mais me agrada.
E para vocês?
Falem tudo o que vcs pensam sobre as raças daqui.

Abraços
Alexandre
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 05, 2007 4:35 pm

Alex

Gostei muito desta tua participação,porque nos estás a dar imagens de outros cavalos e precisamente aqueles que VÃO SER CRUZADOS COM OS LUSITANOS que para aí têm ido.

Inevitavelmente é o que vai acontecer,e ainda bem.

Pessoalmente,acho essa foto do Crioulo já de um cavalo bastante "estilizado",ou seja,já deve estar um pouco afastado daquilo que eu conhecia como Crioulo Brazileiro,porque os há (crioulos) de outros paízes como disseste.
Acho-o já muito longilinio.
De resto está bem harmonizado mas parece-me com linhas mais adaptadas à tracção.(Atrelagem).

Das outras raças que falaste não sei nada em concreto para poder comentar.

saudações Marialvas agora conta-nos mais coisas sobre a recente descoberta de terras Brazileiras pelos Lusitanos,...(agora os Cavalos.):wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

#3 Mensagem por Alexandre » sexta jul 06, 2007 7:22 am

João, os criadores de luzitanos aqui no Brasil, estão crescendo e evoluindo a cada dia e não é a toa que o Brasil é o principal criatório do mundo, só perdendo para vocês.
A raça está progredindo muito aqui.
Para se ter uma idéia ja existem cerca de 7.500 cavalos registrados na ABPSL.

Abraços
Alexandre
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

-

#4 Mensagem por João dee Deus » sexta jul 06, 2007 7:42 am

Alex

Pois são esses numeros e essas informações que deves por aqui para o pessoal saber e ter uma noção do que se passa aí (0ff record)em relação ao Lusitano.

Agora diz-me,..os Lusitanos não estão só na mão dos criadores...pois não..?

Deve haver muita gente que tem Lusitanos para passear...digo eu..não..?

É por isso que eu prevejo o cruzamento sem papeis,dos Lusitanos com os Mangas e os Crioulos....

Vai dando noticias e o que quiseres saber daqui,pergunta.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

#5 Mensagem por Alexandre » sábado jul 07, 2007 6:17 am

João

Aqui no Paraná que é o meu estado, o que se mais tem são mangalargas usados para passeio e o crioulo.Já os Luzitanos estão mais em São Paulo que é onde mais se cria cavalos luzos. E para aqueles lados eu não sei como andam as coisas.
Eu nunca tive a oportunidade de ver um luzitano ao vivo e muito menos montar um. É UM SONHO QUE EU TENHO.
Mas João não se preocupe, todas as noticias que eu tiver eu passo para vocês.

Agora eu quero te parabenizar pelos seus cavalos e principalmente o MACACO que parece ser um cavalo realmente diferenciado.
São todos cavalos bélissimos.

Abraços
Alexandre
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » sábado jul 07, 2007 7:19 am

Alex

É isso mesmo.

Devido ao alto preço de transporte dos Lusitanos para aí,há uma garantia à partida...é que só vão os mais caros e naturalmente os melhores,donde,quando começarem a criar fora dos criadores,vai ser uma " revolução" de cruzamentos pois o Lusitano tem uma cabeça brilhante(por dentro..lolol) e vai beneficiar os vossos cavalos nesse sentido e não só.

Os que forem para os criadores só se cruzarão com lusitanos tambem....

Os tempos teem provado que os "out siders"são mais rentaveis nas cobrições e fazem a historia das coisas....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#7 Mensagem por Wasserluft » segunda jul 09, 2007 9:42 pm

Caro Alexandre ,
O Nome é LUSITANOS !!!!!!!! Não Luzitanos como insiste em escrever .
É com muito pesar e tristeza que mee apercebo dos numeros de Lusitanos existentes no Brasil . Sou da Opinião " A César o que é de César" .
Nunca devia ter saído nenhum Égua Lusitana de Portugal . Se quisessem Lusitanos vinham-nos cá bucar só se vendiam "Capadinhos" Nada de Exportar Garanhões e Éguas .
Mas Enfim ....
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » segunda jul 09, 2007 10:47 pm

Jorge

Os Lusitanos (cavalos),serão sempre inconfundiveis tenham nascido em qualquer lado....quem perceber saberá que são Lusitanos..tal como acontece com o Árabe.

Temos a prova de o cavalo aqui do lado ser extremamente parecido,"querem misturá-los"..... mas ninguem que percebe de cavalos os confunde...

Para a monte do cavaleiro comum mundial,o Lusitano é muitissimo superior até ao àrabe,não tendo competidor em auto estima,valentia,entrega,reconhecimento do dono,colaboradores,nobreza,e uma enorme compreensão mesmo a quem não o trata bem.....

Podes transportar estas qualidades para os Homens Lusitanos,que como emigrantes têm sido usados e explorados, reagindo sempre com nobreza mesmo em situações menos dignas de trabalho por esse mundo fora.

Temos de ter muito orgulho nestas condições e caracterisitcas, que como sabes, tambem são a razão do nosso atrazo, num mundo em que os valores que eles designam como progresso.
As nossas caracteristicas essas não se enquadram nem nos enquadramos.
"Somos todos pescadores,e esta nossa mentalidade sempre nos disse para só ir ao mar quando faltar a comida"....Disse um dia um amigo meu,...e se assim fosse este mundo estaria menos estragado.
Isto não impede a investigação e já mostrámos varios Lusitanos nos tops mundiais.
Agora,o lucro, a ganancia, e o ser vitorioso nos empreendimentos financeiros,a produção imcontrolada a todo ocusto,estão a ter uma factura que agora querem destribuir por todos...mesmo àqueles que não contribuiram.

ORGULHOSAMENTE SINGULARES....ESTES LUSITANOS MARIALVAS.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

#9 Mensagem por Alexandre » quarta jul 11, 2007 4:04 am

Jorge

Eu realmente não consegui compreder sua opinião. Não vejo problema algum em se criar cavalos Lusitanos em outros lugares.
Não existe motivo para que isso não aconteça, são animais singulares como o João disse.

Abraços
Alexandre
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » quarta jul 11, 2007 4:59 am

Olá Alexandre,

Felizmente para nós (Portuguêses) e para os nossos cavalos (Lusitanos) começa a existir muita gente, cá e no estrageiro, que pensa como tu e cada vez são mais raros os adeptos do pensamento antigo, como o expresso pelo Wasserluft.

Quanto melhores cavalos Lusitanos se criarem por esse mundo fora, maior conhecimento e divulgação haverá e nós teremos de criar melhor para puder-mos honrar devidamente o cavalo e a Pátria a que está associada.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » quarta jul 11, 2007 5:28 am

Luis

Para isso teremos de ter uma actitude em relação ao Mundo igual à que tem o Veiga em relação a nós.

Tal como recorremos ao sangue Veiga para melhorar os produtos Nacionias,os de fora recorrerão a todos os criadores nacionais para melhorar os seus produtos.

Para isso a APPSL terá de actuar em conformidade com esta politica encaminhando e favorecendo quem melhor trabalha.

Isto passa por só haver em Portugal garanhões autorizados a sê-lo cá,que tenham provas dadas inequivocamente...o que presupôe tempo de vida demonstrativa suficiente.

Os outros garanhões aprovados como tal pelos moldes actuais,só o seriam para exportação.

Isto não está muito pensado por mim ,mas pode ler-se a ideia que o rege pelo que já disse.

Garanhõres com funcionalidade provada.(mais de 10 anos)

Garanhões que só garantem as caracteristicas fisicas da raça.(desde qualquer idade)
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Bem

#12 Mensagem por Wasserluft » quinta jul 12, 2007 1:42 am

O que eu queria dizer ...
E é a minha opinião consiste no Seguinte sem colocar em causa o trabalho ,bom ou mau ,que se tenha feito no Estrangeiro .
Na minha mais sincera opinião o Cavalo Lusitano ,como produto nacional que é , deveria ser mantido aqui no que diz respeito a criação e desenvolvimento da raça .Não que parecer "Salazarista" mas acho que para o país seria muito bom termos o controlo absoluto no que diz respeito á criação do Efectivo mundial de Lusitanos .
Estou perfeitamente ciente , e exemplos não faltam, do "compadrio" que grassa não só neste Sector mas em todos . Pontuações ,Concursos etc,etc ... Talvez seja utópico o fim de tudo isto e um Começar de novo ...
Valerá a pena destronar os "Graciosas" os "Valentes" etc etc ...
Levarão a algum lado as conversas de "abafadinho" da Golegã ...
Dou por exemplo o caso do Violino.
Boa Ascendêcia ,Ferro não muito conhecido e nunca passará um Exame de Garanhão . No entanto encontro nele as caractristicas que , a meu ver e não só,são esperadas de um Lusitano .
Criador "X" tem um cavalo "Y" que tem um problema que não vou revelar no entanto ele mesmo "Pode dizer" que vai passar a Prova de Garanhão conseguindo ,desta forma , que a poldragem oriunda deste cavalo passe de Cruzado de Português para Lusitano Puro com um "Jantarzito" aqui umas "meninas" ali e o Juiz fica todo contente e o Criador mais ainda ...
Desta forma vejo com muito mau Augúrio o "bom" desenvolvimento da Raça ....
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 12, 2007 5:05 am

Jorge

Percebe-se perfeitamente o que queres dizer e serão estas as razões do teu desalento que tambem é o meu.

Mas essas coisas possivelmente passarão quando a idade,e a funcionalidade for a primeira e principal referencia na aprovação de garanhões,provar que o Lusitano está tão em bruto que irão aparecer ferros desconhecidos a fazer campeões devendo-se estas situações apenas aos Equitadores,donde, os apelidos e os ferros famosos já eram....

Posso estar a ser um pouco visionário, mas era o que eu gostava que acontecesse.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » quinta jul 12, 2007 7:41 am

Olá João,

Não sei se valerá a pena querer regular e controlar muita coisa, a prática demonstra que somos muito bons a proibir e a pretender impor (aos outros) mas muito avessos a cumpri-las.

Esta "conversa", por exemplo e a sua sugestão de se aprovarem defenitivamente os garranhões apenas aos dez anos é um bom exemplo, ainda nem conseguimos avaliar/classificar correcta e eficazmente mantendo as idades actualmente aceites, quanto mais "esticá-las" até aos 10 anos com todos os encargos sem compensações (a venda e as cobrições) que isso acarretaria paara os criadores e ou proprietários.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » quinta jul 12, 2007 4:36 pm

Luis

Como já disse antes estamos no principio porque ainda nos anos 80 NINGUEM PASSAVA CARTÃO AOS LUSITANOS....e isto ver-se-à mais nitidamente quando historial desportivo dele for feito.

Mais do que eu o Luis está dentro destes assuntos,e saberá que o que eu digo está mais nos objectivos do que na realidade.

Mas defenitivamente,teremos de estabelecer uma diferença de "marca registada" nos produtos nascidos desenvolvidos e ensinados cá.

Hoje em dia com os cheeps já se consegue armazenar informação que instantaneamente está ao alcance de quem observa o cavalo presencialmente.

Acho que é por aqui que as coisas se têm de demarcar.

Quanto aos garanhões de primeira, e restantes terá e ser um premio para quem investe 10 anos no ensino e desenvolvimento do dito.

Neste momento,mais do que ferros e criadores, precisamos de ter uma galeria de Equitadores, MAS DO PRESENTE E NO ACTIVO....reconhecida,divulgada,e homenagiada das formas que melhor entenderem....mas tem de se reconhecer o trabalho desta gente em feiras e festivais hipicos.....uma classificação devidamente pontuada....um ranking......o que quiserem e acharem mais adequado...mas façam alguma coisa pelo menos para reconhecer esta gente publicamente.

saudações Marialvas.....que como sabe,poucos o conhecem como cavaleiro.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Outras Raças”