Luso-Árabe

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Luso-Árabe

#1 Mensagem por Rogers » sexta set 14, 2007 1:14 am

O Luso-árabe já foi aceite como raça!!! :D
Desde já estão a começar o stud-book!
Se andam aí criadores desta raça e ainda não tinham conhecimento disto e qurem mais informações, avisem-me que amanhã posso dar os contactos para começarem a inscrever os cavalos.

Já agora digam-me a vossa opinião sobre este assunto!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#2 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta set 14, 2007 3:24 am

Acho óptimo! Com a quantidade de exemplares que existem, não se admitia outra coisa. Realmente ainda não tinha percebido porque é que não era considerada uma raça...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#3 Mensagem por João dee Deus » sexta set 14, 2007 3:58 am

Eu não.....

Temos de ter as raças bem defenidas e descritas.

Um Luso Árabe pode ter a frente de Luso e a garupa de árabe e o contrario e parte do contrario e partes de um e de outro...enfim...uma "raça" que é uma confusão.

Teremos mais um "sela francês"....

saudações Marialvas.....mas que deve haver interessados nisso...não tenho duvidas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » sexta set 14, 2007 4:52 am

É assim k se criam raças...
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » sexta set 14, 2007 6:29 am

Olá,

Julgo que a maioria dos luso-árabes criados em Portugal são produto da cruza entre ambas as raças, normalmente pai árabe e mãe lusitana. Ora uma raça não pode ser produto de uma cruza.

luis pedro

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#6 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta set 14, 2007 7:04 am

Luis Pedro,
Com rigor, não há nenhuma raça completamente pura, ou seja, que não tenha sofrido nenhum cruzamento...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » sexta set 14, 2007 9:04 pm

Sofia

Nos principios dos tempos já de cavalos domesticados,só as invasões de guerras provocavam cruzamentos entre cavalos entre raças de cavalos invasores e autoctenes,donde esta limitação permitia reconhecer perfeitamente raças bem defenidas e já muito antigas nos varios continentes.

Depois de o homem "meter a mão" com a sua intenção primeiro de força de trabalho e depois desportiva,começou a fazer cruzamentos desta vez sem limitações de qualquer especie,donde proveio o que para aí há.

Todas estas coisas aconteceram progressivamente e há relativamente pouco tempo.

Antes disso,cerca de 4000 anos,os homens apenas olhavam para eles....e nunca vi nenhuma referencia sobre esses tempos e essas relações.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#8 Mensagem por Rogers » sábado set 15, 2007 7:29 am

Que raça é pura?? sem cruzamento?

Haver há, nós temos uns em alter, nem vou tentar escrever o nome!!! Mas para que servem esses cavalos? Para olhar para eles ou talvez comê-los?
Agora quase todas as raças surgiram a partir de um cruzamento de outras raças, só que foi há algum tempo atrás. Mas depois de já haver cavalos com qualidade suficiente(apuramente de raça) e em numero suficiente o livro torna-se fechado. Mas mtos dos livros n são completamente fechados como é o caso do PSL e do PSI ao contrário do que mtos pensam. Um cavalo cruzado com o lusitano atravéz de 8 gerações sucessivas pode ser inscrito como lusitano. Mas isso são mtos anos de um trabalho rigoroso com analises de sangue e tudo mto bem controlado.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » sábado set 15, 2007 7:50 am

Olá Sofia e Rogers,

Não percebi se não entenderam ou se estão a argumentar. É conhecido de todos que a generalidade das raças actuais, talvez com a excepção dos przewalski, são produto do cruzamento entre cavalos de diferentes raças, no entanto e enquanto for este o procedimento não se define uma raça, apenas cruzados.

No caso em discussão, só teremos luso-árabes "puros" quando o pai e a mãe forem, eles próprios, luso-árabes com características bem definidas, obedecendo a um padrão, padrão esse que se mantem na descendência.

luis pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#10 Mensagem por Rogers » domingo set 16, 2007 2:54 am

estou de acordo contigo Luis tb com a sofia.
Só estou a dizer que enm termos legais já foi aceite como raça e agora começa a grande caminhada para a criaçao da raça.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » domingo set 16, 2007 6:16 am

Como será o chanfro dessa raça»?..o padrão claro.

Só esse pormenor deve levar dezenas ou centenas de anos a ser sólido.

Tenham dó.....

saudações Marialvas....para quê interessa essa raça..?..ou melhor, para quem?


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#12 Mensagem por omega2 » quarta set 19, 2007 8:40 am

O luso-árabe já foi aceite como raça??

hmmm, tenho que pesquisar sobre isso.

não sei como funciona no mundo dos cavalos, mas no mundo caninosão precisos vários requisitos para se criar uma raça nova, tais como:

-x de individuos com as mesmas caracteristicas morfológicas (estalão)e com linhas comportamentais semelhantes.
- aprovação da raça pela FCI (federação canina internacional)
- inicio de LO* (livro de origens (a ultima letra da sigla será o país onde a raça for criada))

será que o Luso-árabe tem estalão? será que já só cruzam luso-árabes com luso-árabes? será que se cruzar um lusitano e uma árabe posso inscrever o meu cavalo no stud book do luso árabe?
eles correm como o vento e teem a nobreza nas veias***

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#13 Mensagem por Dr.Elina » domingo jan 27, 2008 2:13 pm

Será que já há Stud-Book à venda?

Já há algum tempo enviei um mail para a Associação (tal como para as Associações da PSA e da AA), nem uma resposta tive...

Responder

Voltar para “Outras Raças”