Pónei da Terceira

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Pónei da Terceira

#1 Mensagem por Sandra » sábado nov 07, 2009 8:40 pm

Olá muito boa noite a todos

Este ano como já devem saber uma das novidades no programa da Golegã inclui a apresentação de um grupo de cavalos que está à espera da aprovação como raça autóctone portuguesa: o Pónei da Terceira.
Aparenta ser um lusitano em miniatura, com boas características mentais para miúdos em iniciação, ao contrário do Sorraia, que apesar de ser também um pónei, tem um temperamento mais delicado..
No entanto não sei até que ponto será bom considerar um núcleo de cavalos tão pequeno (dizem que serão cerca de 40 actualmente - ainda menos que os Sorraias), será uma boa ideia, porque os problemas de consanguinidade acabarão eventualmente por surgir.. Mas se eles o vão apresentar se calhar até já pensaram nesse pormenor, quem sabe.
Junto aqui um vídeo e a notícia do site da Equitação, para todos poderem ver e apreciar.

Pónei da Terceira em vias de extinção


http://www.equitacao.com/singleNews.do?id=7290

O que acham disto?

Sandra Pereira

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Pónei da Terceira

#2 Mensagem por PaulaDS » domingo nov 08, 2009 7:04 am

Teria sido uma boa razão para eu ir à Golegã, se eu tivesse sabido disso antes. Eu estaria interessada em fazer (grátis) a divulgação dessa raça, o que me vai concerteza inibir é a lusitana tendência a complicar e a burocratizar tudo.
Acredito que para a minha saúde mental o melhor é eu nem tentar de procurar a pessoa certa com quem falar, porque já essa parte vai demorar anos, sem falar do resto... Não, o melhor é eu continuar divulgando raças já conhecidas, por absurdo que pareça ;-)

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Pónei da Terceira

#3 Mensagem por Sandra » domingo nov 08, 2009 10:03 am

Segundo o artigo da revista equitação, a pessoa indicada para falar seria com o "Professor Artur Machado, da Universidade dos Açores, responsável pelos animais".
Mas também tenho pena, não devo poder ir à apresentação destes interessantes póneis.. E eles ainda não foram mesmo considerados raça, pelo que percebi estão à espera da aprovação pela Fundação Alter Real

Rui Correia
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 22, 2009 10:01 pm

Re: Pónei da Terceira

#4 Mensagem por Rui Correia » domingo nov 22, 2009 10:38 pm

Boas.
quero começar por dizer que a minha filha tem um Póneis da Terceira, um dos que foi à Golegã, tive o prazer de o desbastar e costumo montá-lo com regularidade.

Trata-se de cavalos muito dóceis, e que apresentam as mesmas características que os Lusitanos, mas concentradas em "metade" do tamanho.

Quanto às questões genéticas, estão nas melhores mãos possíveis (Prof. Dr. Artur Machado – Univ.Açores).

A divulgação, bem como informação sobre a raça, em breve será criado um Site do Pónei da Terceira, mas se eu pode ajudar dar mais alguma informação disponham.
Rui Correia

Sandra
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo mai 08, 2005 6:02 pm
Localização: Lisboa

Re: Pónei da Terceira

#5 Mensagem por Sandra » terça nov 24, 2009 7:33 pm

Eu espero bem que consigam o estatuto de raça, gostava muito de conhecer um deles, porque realmente parecem animais interessantes!

Responder

Voltar para “Outras Raças”